08 junho 2009

Brasileiros em Budapeste

Tem muitos brasileiros (e gauchos!!) aqui em Budapeste agora... então às vezes eu até esqueço que não to no Brasil... Foram vários os eventos que me fizeram sentir em casa nessas últimas semanas...

Janta Gaucha

Cozinhamos carreteiro (que, com linguiça húngara, ficou meio laranja e esquisito, mas ficou bom assim mesmo), comemos negrinho, e, como agora temos um violeiro profissional por aqui (e gaucho, ainda por cima!!), cantamos todas as musicas gauderias... de "ceu, sol, sul" a "vaquinha preta", passando por "amigo punk", todos os clássicos do rock gaucho e todos os nossos "hinos".




No fim da noite, depois de vários vinhos húngaros, a criatividade era tanta que um dos guris até inventou uma música nova: o "Blues do Guaiba Podre" ;)



(e o bairrismo da noite era tanto que depois, descrevendo quem tinha ido lá em casa pra janta, eu disse "foram todos os gauchos... ah, e tinha uns brasileiros também")

Chimarrão no Parlamento

Agora que tenho companhia pro chimas, tenho usado a cuia com bastante frequência... Um dia desses, resolvemos sentar na beira do Danúbio, na frente do Parlamento e aproveitar um céu lilás tomando mate...



(porque naquele dia, Budapeste não era cinza, era Lilás!)

Pelada na Ilha e Jogo do Brasil

Sábado os guris resolveram se reunir na Ilha Margit pra jogar bola... acho que eram mais de 15 brasileiros (ta, tinha uns colombianos e mexicanos também)... foi uma pelada digna de qualquer campinho brasileiro: goleirinha feita de chinelo, mochila, o que tivesse pela frente; time dos sem-camisa contra o time dos com-camisa... e as gurias na torcida ;) Rimos muito... tava com saudade das piadas e avacalhação brasileiras!

E depois do jogo deles, fomos num bar assistir o jogo do Brasil (contra o Uruguay, nas eliminatorias da copa)... com bandeira, camiseta do Brasil e tudo... fizemos festa, comemoramos, gritamos... parecia que estávamos no Brasil!

Mais chimarrão

E como gaucho que é gaucho não se mixa pra chuva, ontem enfrentamos a chuva, subimos até o distrito do castelo e sentamos no "Bastião dos Pescadores" (Fisherman´s Bastion) pra tomar chimarrão, admirar a vista de Pest lá de cima, falar da vida e fazer experimentos fotográficos com a minha câmera.




E no fim da tarde, o sol abriu uma fresta pelo meio das nuvens cinzentas, iluminou o parlamento, pintou o céu com um arco-íris e confirmou o que disse Chico Buarque...



..."Budapeste é amarela!"

22 comentários:

  1. Só mesmo gaúchos morando em Budapest para fazer o Blues do Guaíba Podre... hehehe

    É a saudade da República Rio Grandense e do Brasil também.

    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Oba, então vou poder me comunicar em gauches brasileiro com teus amigos, vou levar o velho barreiro e erva pro chima.
    bjos lulu

    ResponderExcluir
  3. Barbara,
    vou estar na epoca da copa em Budapest. os brasileiros se reunião em algum local especial para assitir aos jogos ?

    abs.
    roberto

    ResponderExcluir
  4. ola, sou brasileira e moro em londres ha 7 anos. penso em mudar para budapeste mas tenho receio por conta da lingua e emprego... como e a adptacao ai? e facil encontrar trampo? se voce puder me dar umas dicas eu agradeco. abraco, Flavia

    ResponderExcluir
  5. Roberto:
    Nao sei onde o pessoal vai se reunir (mas com certeza vao se juntar em algum lado)... me passa um e-mail teu e eu te escrevo com os contatos da galera de lá... assim tu ve com eles onde vai ser a festa brasuca da copa ;)

    Flávia:
    me passa um email e a gente conversa mais... :)

    ResponderExcluir
  6. Barbara,
    estamos em Budapest eu e mais 2 amigos - onde devemos ir assistir o jogo do Brasil dia 28 de junho?

    tatella@uol.com.br

    ResponderExcluir
  7. pessoal! bárbara! a partir de setembro, vou morar em budapeste por trabalho... sou italiano mas morei alguns anos em sampa... quero eu também saber se há bares onde se reúnem os brasileiros... podem me ajudar?
    obrigadoooooo

    ResponderExcluir
  8. tatella e anonimo italiano: quando eu tava lá em Budapeste, a gente ia ver os jogos num bar que se chama Champs (na Dohány Utca 20). Em horário de jogo do Brasil nesse bar provavelmente vai ter algum brasuca perdido ;)

    divirtam-se em Budapeste!

    ResponderExcluir
  9. obrigado, Barbara! vc mora ainda em budapeste, ou onde???
    ciao!

    ResponderExcluir
  10. não, não moro mais em Budapeste... to morando na Costa Rica agora :)

    ResponderExcluir
  11. Oi Barbara,

    sou Manuella é moro no Brasil, gostaria de saber sobre intercâmbio, se possivel manda teu email para conversamos.Olha só o meu: manuellapaiva@hotmail.com
    abraço

    ResponderExcluir
  12. Olá sou Brasileiro de Minas Gerais, mineirinho uai kkk...
    Estou em Budapest esta semana e gostaria de encontrar com Brasileiros, se possivel me mandem email no julio@bhlasershow.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oiii, Sou brasileira tambem, mas nao do sul, do nordeste, Recife.
    Estou aqui de ferias e nem sei se volarei ao Brasil. Trabalho em navos de cruzeiros e meu noivo eh hungaro, vim visita-lo.
    Ouvi falar de uma comunidade brasileira aqui na Hungria e achei vcs.
    Manda noticias sobre qualquer evento que com certeza iremos.
    Um grande abraco.
    Waleska

    waleskaseixas@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. OI Sou de Recife e estou em Nagykoros, mas as vezes vamos ateh Budapeste visitar alguns amigos. Vcs se reunem em algum boteco ou kocsma (huahuahau) para falar das facanhas brasucas? Meu e-mail esta aberto para novos contatos.
    waleskaseixas@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Barbara!
    Tudo bem?
    Eu sou gaucha tambem, acabo de chegar de Budapeste. To pensando em voltar pra la, pra ficar um tempo. Se tu puder me dar umas dicas vou ficar muito agradecida. Meu email: luna_moraes@hotmail.com
    Bjo!

    ResponderExcluir
  16. Trabalho em um restaurante hungaro aq em sao sebastiao do cai RS tenho muita vontade de conhecer a hungria mais tudos os caminhos me levam pra servia
    como e de trampo pra gauchos aiii???
    bj alessandro
    add sandro.triunfo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. Ola Barbara!!!

    Pretendo morar na Hungria breve. Gostaria de dicas pra trabalho ....
    Valeu!!!

    Meu email rkbneri25@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Barbara, tudo bem?
    Eu vi que vc nao mora mais na Hungria, mas sera que vc poderia me ajudar com umas duvidas? Eu namoro um hungaro aqui nos EUA e a ideai e mudarmos pra Budapeste no fim do ano. Pode me dar umas dicas? Trabalho? Aprender a lingua? Onde achar os brasileiros que estao por la hoje? Quanto tempo vc ficou la? Obrigada! Thais (thais@ksu.edu)

    ResponderExcluir
  19. Galera tem alguem em Budapeste ainda? me mandem um email, estou querendo ir, mas queria contatos com brasileiros pra n ficar perdido
    Estarei indo em novembro 2012


    dj.bimbo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Essa música do guaiba podre já existe, viu.. é do Wander Wildner. Esse menino não é o compositor.

    ResponderExcluir
  21. Olà , sou brasileira de Manaus, mas moro em Roma. Estou indo em Budapest, para uma pequena ferias, do dia 19 ao 22 fevereiro, sozinha, gostaria de encontrar com brasileiros. Meu email è bernamonte@gmail.com.
    abraços

    ResponderExcluir
  22. Olá , eu sou a Silvana sou de São Paulo, estou morando em Budapeste a 40 dias , meu marido é húngaro , não falo a língua mas vou começar estudar no colégio de idiomas Miguel de Cervantes, quem estiver aqui por perto e quiser marcar uma reunião para fazermos novas amizades, será um prazer.

    ResponderExcluir