Sobre morar em Montevidéu...

Já faz 1 mes que estou aqui... e já tem coisas que eu gosto e outras que nao tanto sobre essa cidade...

Nao gosto:
- os uruguaios tão sempre atrasados pra tudo!! se marcar um encontro as 20h, espere que eles venham as 22h! :P
- andar a noite aqui, por mais que seja bem mais seguro que no Brasil, é bem mais perigoso que em Budapeste... saudade das caminhadas noturnas por lá...
- não tem transporte noturno!! tá, já sei que em POA também não tem... mas em Budapeste tinha :P hehe
- sair a noite é caro... tem que pagar pra entrar na maioria dos lugares e bebidas em geral são caras (até tomar uma coca-cola num barzinho eh carooo)

Gosto:
- a rambla! são 22km de rua+calçadão na beira do rio... é ótimo pra andar de bicicleta, tomar mate, olhar o por do sol no rio...
- os uruguaios sao tao gaúchos!! tem muitas palavras em comum com a gente (eles falam bergamota! haha) e muitos hábitos em comum também (adoro o fato de eles andarem SEMPRE com uma térmica embaixo do braço e a cuia na mão!)
- o preço da carne!! e a carne é muito boa!! :)
- adoro entender tudo! e conseguir pedir informaçoes, me comunicar com qualquer pessoa na rua... não preciso mais usar gestos pra comprar pão!! hahaha
- meu grupo escoteiro! no primeiro sábado que estava aqui já achei um grupo escoteiro... e eles já me adotaram... sou "Kaa" na alcatéia... trabalho com as crianças de 7 a 11 anos... uns amores!
- as pessoas são abertas, receptivas e é fácil se aproximar, conversar... como to trabalhando com relaçoes externas aqui na ONG, preciso fazer contatos, reunioes, etc... e todo mundo é super aberto pra marcar reunioes, ouvir ideias diferentes, passar outros contatos... isso tem facilitado muito meu trabalho! Além disso, como é um país pequeno, todo mundo se conhece, entao é fácil criar uma rede de contatos, porque uma pessoa vai levando à outra... (já estive no mesmo evento que o prefeito, o representante do PNUD, CEOs de várias empresas...)

E uma coisa que gosto muito daqui é a quantidade de oportunidades e o quão acessíveis elas sao... como tudo no Uruguai se concentra em Montevidéu, é aqui que estão todas as empresas, todos os órgãos governamentais... entao é aqui que estao todas as licitaçoes, oportunidades de financiamento, apoio para novos negócios, suporte para projetos, eventos, oficinas, seminários...
Eu até inscrevi uma idéia minha em um concurso "Ideias para Empreender"... hehehe

Ah, e é claro... adoro o fato de os uruguaios todos gostarem muito do Brasil e dos brasileiros... é só dizer que sou brasileira que eles abrem um sorrisão! :)

Comentários(16)

Frases...

"Se trabalho é saúde, que trabalhem os doentes"
(El cuarteto de nos - banda de rock uruguaio. Frase original "Si trabajo es salud, que trabajen los enfermos")


"O metro de São Paulo me leva de onde eu não estou pra onde eu não quero ir"
(Débora)

"Que pena que Feira do Livro não tem xepa!"
(eu)

Comentários(0)

Mate, rambla, bicicleta e por do sol...



Comentários(0)

mar...



Diego no conocía la mar. El padre, Santiago Kovadloff, lo llevó a descubrirla.
Viajaron al sur.
Ella, la mar, estaba más allá de los altos médanos, esperando.
Cuando el niño y su padre alcanzaron por fin aquellas cumbres de arena, después de mucho caminar, la mar estalló ante sus ojos. Y fue tanta la inmensidad de la mar, y tanto su fulgor, que el niño quedó mudo de hermosura.
Y cuando por fin consiguió hablar, temblando, tartamudeando, pidió a su padre:
¡Ayúdame a mirar!
(Eduardo Galeano)

Diego nao conhecia o mar. o pai, Santiago Kovadloff, o levou para descobri-lo.
Viajaram ao sul.
Ele, o mar, estava atrás das altas dunas, esperando.
Quando o menino e seu pai finalmente alcançaram aquelas montanhas de areia, depois de muito caminhar, o mar explodiu frente a seus olhos. E foi tanta a imensidao do mar e tanto seu fulgor que o menino ficou mudo de formosura.
E quando finalmente conseguiu falar, tremendo, gaguejando, pediu a seu pai
- Me ajuda a olhar!
(traduçao minha)

Comentários(2)

Comentários(4)