Bárbara (não) curtiu isso!

Como sempre, depois de um tempo morando em uma cidade nova, vem o post sobre as coisas que eu gosto e não gosto na cidade! (acho que algumas coisas de Salvador estão atreladas ao fato de ser verão e quase-carnaval... então posso mudar de idéia quanto a alguns dos pontos... e me dou o direito de fazer outro post desses no futuro)

Gosto:
* de morar na praia! O mais próximo de "praia" tinha sido quando morei a 2 quadras da rambla em Montevideo... mas era o Rio da Prata e não o mar... Agora tenho a Baía de Todos os Santos a 1 quadra de casa... com direito à banho de mar no final do dia e chimarrão com por-do-sol no mar (e com as pessoas aplaudindo quando o sol se põe! acho o máximo!)!

* de tomar banho de mar à noite! A praia aqui na frente de casa é o Porto da Barra, eleita a terceira melhor praia do mundo (não sei se concordo, viu?). A água do mar é transparente, cristalina! E é uma piscina, então nadar nela é uma delícia! E, como tem bastante iluminação, as pessoas ficam na praia até tarde da noite... e, claro, entram no mar! Já tomei banho de mar ali às 23hs e já fiquei na praia até 1h da manhã! Adoro!

* do quão amigáveis as pessoas são! Tu tá na parada de ônibus e alguém puxa conversa, vai pra praia sozinha e pede pra alguém cuidar das tuas coisas (e a pessoa cuida mesmo! a ponto de, se ela mudar as coisas dela de lugar pra ficar em um lugar mais seguro, leva as tuas também), tá na praia e alguém vem, puxa conversa... tu descobre que a pessoa trabalha em algo parecido com o que tu faz, a pessoa te dá o contato dela, te passa contatos... Isso fora o fato de que sempre que eu saio sozinha à noite, acabo conhecendo gente, me enturmando em grupos de desconhecidos... :) É muito fácil conhecer gente, puxar conversa, fazer amigos... e todo mundo te ajuda, dá informações...
Claro que às vezes mesmo pra mim eles são amigáveis demais! Eles mal te conhecem e te chamam de amigo, se tu é amigo, já chamam de primo ou irmão... tu nunca viu na vida, eles querem teu telefone...

* de encontrar pessoas conhecidas em qualquer lugar! Eu acho o máximo que toda vez que eu saio, encontro pessoas conhecidas! Estou andando pelo pelourinho e ouço "Bárbara!" Viro pro lado, é um guri que eu conheci no dia anterior... mas ele me cumprimenta como se fosse um velho amigo... Estou em uma festa, no banheiro e uma mulher "Tu não é Bárbara, amiga de Felipe? Eu sou tia de Felipe!" (e sim, eu tinha conhecido ela no fim de semana anterior)... Saio pra almoçar com o pessoal da ONG parceira nossa aqui e no caminho um guri me para e me cumprimenta "e aí, gaúcha?"... eu tinha conhecido ele 2 dias antes, em um barzinho que saí com outros amigos... enfim... me sinto super popular aqui!! hehe

* da diversidade... cultural, religiosa, étnica, etc, etc... Salvador tem de tudo: brancos e negros, terreiros e igrejas do reino de Deus, pagode e afoxé... tem festival de teatro em um prédio histórico e show de axé no parque aquático... tem tambores batucando pelo pelourinho e encontro de compositores em um teatro... Opções para todos os gostos! Adoro!

* do orgulho de ser negro! As músicas cantam "eu sou negão", "a cor da minha pele", etc... e as pessoas dançam, felizes e orgulhosas da sua cor... o Ile Aiyê (bloco tradicional negro) elege a cada ano a "Deusa do Ébano" em sua "Noite da Beleza Negra", uma grande festa em um dos bairros com grande população negra... em nosso processo seletivo fizemos uma atividade onde as pessoas diziam algo sobre elas e todas as que se identificassem com aquela frase, se levantavam... alguém disse "Eu sou negro" e TODOS se levantaram (mesmo que para mim muitos deles fossem mulatos ou brancos). Acho muito legal esse orgulho e valorização do negro, das raízes, da cultura negra! E para nós do sul, que temos muito preconceito... saibam que tem muitos negros lindos aqui!
(só não gosto quando rola o preconceito ao contrário... "tadinha... tão branquinha" ou "ah, mas é porque tu é branca!")

* da vida ao ar livre! O programa para a tarde? pegar uma praia... Fim de tarde? Um sorvete na Praça da Sé, vendo o sol se por atrás do Elevador Lacerda... Início da noite? Comer um acarajé e tomar uma cervejinha sentado em uma mesinha ao ar livre, no largo do acarajé mais famoso da cidade... E depois? Que tal um show de graça nas escadarias de uma igreja no Pelourinho?
Salvador tem muita vida ao ar livre! Nada de lugares fechados, pequenos e abafados... nada melhor que aproveitar o verão, o calor e o cheiro de mar... ao ar livre! :)

* da variedade de frutas e comidas... Toda sexta-feira é dia de comida baiana nos restaurantes... moqueca, vatapá, caruru, farofa de dendê... adoro! Em toda esquina tem alguém vendendo as frutas da estação... jambo, pinha, umbu, siriguela, jaca... E que tal comer um caranguejo ou comer um pastel de camarão acompanhado de uma "cajaroska" (caipiroska de cajá)? Ou tomar um suco de cacau com leite? Não sei como ainda consigo emagrecer nessa cidade! ;)

Não gosto:
* da sujeira de Salvador! Salvador fede! O cheiro característico da cidade é uma mistura de mijo com lixo apodrecendo a céu aberto... E o lixo, jogado pelas ruas, é povoado de animais como ratos e baratas...
Isso sem falar da sujeira das praias!! Não vá ao Porto da Barra em um sábado à noite! A praia estará cheia de latinhas, cocos, copos plásticos, palitos de picolé, garrafinhas d'água e bitucas de cigarro! E se tu tentar nadar no mar, terá que conviver com o lixo boiando ao teu lado... Incrível como o povo não cuida o que tem de mais lindo na cidade: o mar!!

* do transporte público! Tu quer pegar um ônibus para o lugar X. Chegue na parada com pelo menos meia hora de antecedência, porque o ônibus que passa a cada 10min pode levar mais de 40 pra passar (se é que tu sabe a frequência dos ônibus... eu ainda não descobri!). Aí, quando o ônibus parar, grite para o cobrador "passa no lugar X?" porque, por mais que esteja escrito na plaquinha, ele pode não passar onde tu está imaginando... Aí entre no ônibus e reze para ele fazer um caminho que não faça taaaantas voltas pela cidade (a maioria dos ônibus faz umas voltas gigantes antes de te levar ao teu destino)... ah, tudo isso se o motorista não resolver passar reto quando tu fizer sinal para ele parar!

* da poluição sonora! Pra começar, que fique bem claro: eu adoro música! Só que eu gosto de eu escolher que música eu quero ouvir, a que hora e a que volume! Tentando dormir, 23hs, e os vizinhos fazendo aquela festa "vou não, quero não, posso não..." Ou aquele dia que resolvi dormir até mais tarde e a academia começa a aula de power jump, com música no último volume... as 7h da manhã! E na praia... querendo tomar um solzinho e ler meu livro... e o pessoal ouvindo "toma negona, toma chupeta..." Ou ainda quando, além dessa música alta, o vizinho do guarda-sol do lado liga no seu celular "5hs da manhã, você quer ligar pro boi..." Será que tem alguma praia em Salvador onde eu possa deitar na areia e não ficar ouvindo música dos outros?

* da insistência e o assédio dos baianos! Tenha cara de turista e chegue no Pelourinho... dezenas de pessoas virão tentar amarrar fitinhas do Senhor do Bonfim no teu braço! Resista, pois se eles conseguirem, por mais que digam que é um presente, irão cobrar! Sente-se na praia por 15min... passarão por ti um vendedor de queijo coalho, um de caldinho de sururu, 2 hippies vendendo brincos, uma mulher vendendo óleo bronzeador e água oxigenada (caso tu queira clarear os pelos aproveitando o sol), um cara vendendo óculos escuros (por mais que tu esteja usando um), 2 baianas oferecendo acarajé, um vendedor de picolé, 5 vendedores de água e cerveja... e 7 catadores de latinha, perguntando se tu já terminou a cerveja e a lata já está vazia! Sério, me deixem em paz!!! A frase que mais falo aqui na Bahia é "não, obrigada!"... que saco!
Fora que a insistência deles se manifesta de outras formas também... como o cara da TIM que quer te vender o plano X e tu quer comprar o Y... tu vai fazer perguntas sobre o plano Y e ele vai continuar te respondendo sobre o X, como é bom e como tu deveria comprá-lo... ah, e é claro, homem baiano é o bicho mais insistente quando ele resolveu que quer te beijar... ele pode passar a noite inteirinha te importunando se tu não for bem clara e direta: NÃO! SAI!

* da (má) qualidade do serviço! Esse ponto não pode ser generalizado, já que tem lugares e pessoas que te atendem super bem, fazem as coisas do jeito que tu pede e te servem direitinho... agora também tem o caso do cara te prometer a entrega de algo que tu comprou para 5 dias úteis... e tu ficar esperando por 20! Ou aquele que te diz que algo custa um preço e na hora de cobrar era mais ("ah, porque tu pediu desse jeito"... então avisa que o que eu pedi vai custar mais!) Ah, e principalmente o fato de sempre tentarem me cobrar mais caro porque tenho cara de gringa! (agora já tô mais esperta, porque sei o preço das coisas e faço eles me cobrarem o quanto as coisas valem!)

Acho que muitos outros "gostos" e "não-gostos" ainda virão... quando acumular mais alguns, faço um novo post! :)

Comentários(0)

Curiosidades de Salvador

Salvador, terceira maior capital brasileira (com quase 3 milhões de habitantes, só perde para São Paulo e Rio), primeira capital do Brasil, cidade com maior população de origem africana fora da África, onde mais de 80% da população é de negros e mulatos (e só 18% é branca)... 

...vende Piriguete na beira da praia
Calma, não se assustem, ainda não estão vendendo mulheres de mini-saia por aqui não... "piriguete" é o nome carinhoso dado pelos soteropolitanos àquela latinha pequena da Skol (aquela de 200 e poucos ml)... ela é piriguete porque é facinha: gela rapidinho, não esquenta na mão e vende fácil, fácil... os ambulantes adoram!
Ah, e é claro que a Schin não podia ficar pra trás... começou a vender uma garrafinha pequena... que ganhou o apelido de "putinha"!

...não respeita direitos autorais
Alguém sabe de quem é a música da Bicicletinha, hit do verão 2010? E a do "Vou não, quero não", que eu apresentei em outro post... de onde surgiu? Pois é, os hits do verão daqui não tem dono... todo mundo canta as músicas de todo mundo! Ivete Sangalo cantou no seu show a música da Chupeta (ah, essa eu não tinha apresentado ainda... vejam o vídeo, pra ver que horror!), o arrastão do Psirico teve a do Superman (que é de um grupo chamado Leva Nois) e tem algumas músicas que, quando procurei na internet, achei sob a autoria de diferentes cantores... vai saber de quem é realmente!
O que importa aqui é que as músicas fazem sucesso, agitam a galera e animam a festa... não importa quem escreveu ou cantou primeiro!

...não aplaude
Taí uma coisa que eu acho muito estranha: baiano não bate palma!! Fui em vários shows já... e só quem aplaude os artistas no final de cada música são os gringos (me incluindo aí)! 
Olodum toca, faz altos malabarismos com os tambores... e o povo nem tchum! Ivete canta, agita a galera, faz todo mundo acompanhar a música com palmas (sim, isso eles fazem)... e quando termina de cantar, nada!
Claro que aqueles que pedem "quem gostou bate palma" até arrancam uns aplausos da galera... e às vezes no final do show o pessoal também aplaude... mas entre uma música e outra, não!
Já perguntei o porquê... e a resposta mais recorrente foi de que baiano não vai pra show pra ouvir a música... então eles nem se dão conta do que tá acontecendo e não notam que o cara já parou de tocar...

..."come água", mas também chama "pão francês" de "cacetinho"
As expressões... adoro sotaques e a forma de se expressar em cada canto do nosso país! Ainda não consigo montar um dicionário de baianês, mas algumas das minhas preferidas:
"Goguento" - é a sensação que tu fica no corpo depois de um dia inteiro suando... com maresia, areia, suor, tudo misturado... deu pra entender? ;)
"Malemolência" - já viu um baiano dançando? pronto! já entendeu o que é a "malemolência" baiana!
"Oxe" ou "oxi" - forma curta do "oxente", essa serve nas mais diversas situações... é a interjeição mais usada por aqui... conte a um baiano algo que te aconteceu e a resposta será "oxe"... (é o equivalente ao nosso "bah")
"Ó você errada" - é, essa serve pra dizer que tu tá fazendo algo errado... mas achei divertida!
"Véio" ou "véi" - forma de chamar os amigos
"Porra" - a palavra mais usada pelos baianos... "longe pra porra", "um calor da porra", e muitas outras variações...
Gerúndios: baiano não fala o "d" nos gerúndios... então acontecem diálogos como: "Que cê ta fazeno?" "Eu to  durmino"
Artigos: não se usa artigo para nomes de pessoas... então eles falam "com Bárbara", vão no show "de Ivete", na casa "de Felipe", gostam "de Gerônimo", etc...
e a minha expressão preferida: "Aonde". Aonde aqui é advérbio de negação. Por exemplo, se me dizem: "Bárbara, cê é loira", posso responder "Aonde!"

...tem uma rua com um túnel de árvores que parece a da República, em Porto Alegre (o Corredor da Vitória), um bairro boêmio como a Cidade Baixa (Rio Vermelho), uma orla que me lembra a Rambla de Montevideo... e um pôr-do-sol que é quase tão lindo quanto o do Guaíba (o do Porto da Barra)!

Comentários(4)

Bárbara em Salvador

    Pra quem quer saber como anda a minha vida por aqui...

  1. Pra começo de conversa, eu sou LOIRA! Isso mesmo, aqui na Bahia eu sou considerada loira! Nada de dizer que a loira da família é a minha irmã... Agora eu também sou! ;)
  2. Tudo começou um dia que, andando na rua, um cara gritou "e aí, galega!" e eu pensei "esses baianos, nem pra usar uma cantada decente... Eu nem sou loira!" Mas aí comecei a perguntar pras pessoas daqui... E é meio unânime: castanho claro aqui é loiro!

  1. Vocês já assistiram o filme Ó paí, ó? Pra quem já assistiu, eu tô morando em uma rua que faz eu me sentir nesse filme... Na verdade chamar onde eu moro de "rua" é um elogio! Na verdade é um beco, onde nem entra carro! E no meu beco moram vários desses caras que alugam cadeira na beira da praia, vendem picolé feito em casa em isopor, etc... Fora as festas que eles fazem com axé no último volume, qualquer dia da semana... Ou as brigas que dá pra ouvir da janela...


  1. Mas praqueles que ficaram preocupados com a minha situação de moradia, não se preocupem! Aqui não falta água todos os dias como no filme! (Tudo bem que teve um apagão que atingiu o nordeste todo esses dias... Mas eu nem vi... Eu tava no festival de verão!)


  1. Ah, sim, festas... Tenho passado bem pouco tempo em casa... A Bahia no verão é sinônimo de festa! Tem algo acontecendo todos os dias, toda hora! Em duas semanas eu já:
    1. Fui no Festival de Verão, um festival de música enorme que acontece todos os anos... Vi o show da Ivete lá! Engraçado como aqui os shows de rock são vazios e os de pagode são lotaaados! (no festival tinha um palco mais rock... Que nunca tinha ninguém! Aqui pagode é que faz sucesso! Ah, lembrando que "pagode" aqui não é o que a gente chama de pagode no sul... Pagode aqui são músicas como aquelas do post anterior! O que a gente chama de pagode aqui é samba!)


    1. Fui na Festa de Yemanjá.
    Aqui, no dia 2 de fevereiro as pessoas vão na praia do Rio Vermelho, levam seus presentes para a orixá dos mares (flores, perfume, jóias) e deixam tudo na Casa de Yemanjá. Isso desde bem cedinho de manhã, antes do sol nascer. Lá pelas 4 da tarde, eles juntam todos os presentes recebidos durante o dia e levam em barcos até o meio do mar, onde entregam os presentes. Dizem que se o presente não afundar é porque Yemanjá não aceitou! Também tem gente que prefere jogar suas flores direto no mar. Além disso, vários terreiros colocam barraquinhas na beira da praia... e as mães de santo benzem quem quiser ser benzido... e também tem gente que recebe santo. Ainda não aprendi o suficiente sobre candomblé para explicar o que exatamente acontece lá, mas com certeza estavam homenageando Yemanjá! ;)
    (para entrar no clima da festa de Yemanjá, ouça essa música! E se quiser ver mais da festa, veja aqui)
    Mas claro que, como estamos na Bahia, uma festa popular não podia deixar de ter Trio Elétrico, né? :) Então nesse dia, seguimos o arrastão do Psirico e do Olodum! :)
    1. E por falar em Olodum, também fui a um show deles grátis no pelourinho. Só que show do Olodum no pelourinho custa 80 reais normalmente. Então, sendo grátis, estava cheeeeeio e eu quase morri esmagada pelas pessoas! Saí de lá com arranhões e tudo :P


    1. Já fui no pelourinho ver um show de Gerônimo (que canta a música "É d'Oxum") nas escadarias de uma igreja


    1. Já fui no jazz do MAM - um evento bem legal que acontece todos os sábados! É jazz ao ar livre, no pátio do museu de arte moderna, na beira da praia, com vista para a Baia de Todos os Santos. E quem chega cedo vê um por-do-sol lindo!


    1. Já fui no show dos Móveis Coloniais de Acaju (tá, eles não são daqui, mas o show é de um projeto que tem shows grátis todo domingo no Parque da Cidade)


    1. Também já comi acarajé (vários!) na Dinha - o acarajé mais famoso da Bahia!


    1. E, óbvio, já fui pra praia várias vezes (morando aqui eu posso sair pra caminhar na orla no fim da tarde e depois tomar um banho de mar e assistir o pôr do sol!)


  1. Falando em pôr do sol, estou morando a uma quadra da praia! E é a praia que tem o pôr-do-sol mais lindo aqui de Salvador (Porto da Barra)... Então já vi o sol se por no mar várias vezes (e o povo aqui aplaude quando o sol se põe! Adoro!)... Só não consegui ainda companhia pro chimarrão ;)


Comentários(3)

Hits do verão

Estou aqui, diretamente de Salvador, Bahia, para informar ao pessoal que não está aqui quais serão os HITS desse verão (e do carnaval, óbvio!)... 


O número 1 em todas as paradas: Superman a liga da justiça

"Super-Man ficou fraco,
O Pingüim jogou criptonita
Lex Luthor e Coringa roubaram laço da Mulher Maravilha
Liga da Justiça toda dominada,
Agora só tem uma saída!
Foge! Foge Mulher Maravilha.
Foge! Foge! Com Super-Man"

Outra que aprendi a dançar sexta-feira (e que tem um nome incrível!): Tchubirabiron
A letra dessa é tão complexaaaaa:
"Pra frente, pra frente, cintura, cabeça, tchubirabirom"
(e é isso a musica toda)


E agora a minha preferida (que é o que mais se escuta por aqui): Vou não
"Vou não, posso não, quero não, minha mulher não deixa não"


Claro que essa rendeu também uma resposta: Vou sim
"Vou sim, posso sim, quero sim, minha mulher não manda em mim"


Pois é, a Bahia é muito criativa quando se trata de música! E que venha o carnaval!!

Comentários(6)