Cara de gringa...

Sempre passei por "local" nos lugares onde morei...

Na Argentina ou no Uruguai poderia facilmente ser de lá...

Na República Tcheca, de boca fechada, poderia ser tcheca (e quando falava achavam que eu era húngara)...

Na Hungria de boca fechada era húngara (e quando falava, devia ser tcheca... haha)

Na Costa Rica poderia ser tica...

... mas em Salvador, não tem jeito! Aqui sou sempre gringa!! Aqui as pessoas vem falar comigo em inglês ou espanhol (ou falam em português b-e-m d-e-v-a-g-a-r-i-n-h-o pra eu entender!!)

Curioso, não? Sou mais gringa no meu país do que lá fora...

Comentários(0)

Coisas que só acontecem na Bahia

Um dia desses cheguei na Estação Pirajá (uma das estação mais movimentadas, de onde saem ônibus pra toda a cidade) às 8h da manhã e todos os ônibus estavam parados porque um grupo de pessoas se revoltou porque o ônibus que eles queriam pegar não vinha... daí ficaram parados na frente da estação, ameaçando furar os pneus do ônibus, trancando todo o trânsito - e fazendo o engarrafamento chegar até a BR ali perto

***

Outro dia o cara que ia fazer as camisetas do nosso projeto entregou umas camisetas horrorosas, porque mandamos a arte pra ele zipada e ele não sabia abrir arquivo zip!! Daí ele usou para imprimir na camiseta o arquivo jpg que tínhamos enviado como exemplo de como deveria ficar o layout!!

***

E ontem a gráfica que imprime offset disse que essa semana não vai poder fazer a prova de cor de umas cartilhas que vamos imprimir porque a impressora deles está sem cartucho!!

***

É mole?? Como querem que eu faça um bom trabalho nessa cidade??? :S

Comentários(2)

As estrelas

"Y la noche pierde sus estrellas. Ya hay carteles de protesta clavados en las grandes ciudades del mundo:
No nos dejan ver las estrellas. 
Firmado: la gente. 
Y en el firmamento han aparecido ya muchos carteles que claman: 
No nos dejan ver a la gente. 
Firmado: Las estrellas."
(Eduardo Galeano)



"E a noite perde suas estrelas. Já existem placas de protesto cravadas nas grandes cidades do mundo:
Não nos deixam ver as estrelas
Assinado: as pessoas
E no firmamento aparecem muitas placas que clamam:
Não nos deixam ver as pessoas
Assinado: as estrelas."

Comentários(0)

Pílulas de cotidiano...

Domingo fui a uma festinha com uns amigos daqui. Chegando lá, tinha roda de violão... qual não foi a minha surpresa ao ouvir o que tavam tocando quando cheguei: Nenhum de Nós! E quando sentei na roda, com a cervejinha na mão, tocaram Engenheiros! E todos cantavam!! Nem acreditei que tava na Bahia... devia ter filmado, já que nem eu acreditava que tantos baianos conheceriam rock gaúcho! :)
[Sem falar que o violeiro tocava todas dos Engenheiros! Cantamos até "O sonho é popular"!]

***

Ontem, atualizando meu curriculo lattes, tinha a parte "organização de eventos". Cadastrei lá: um congresso em Tbilisi, na Geórgia e um em Sarajevo, Bósnia... quem acreditaria?? Será que alguém de 27 anos pode mesmo ter essas coisas no CV? ;)

***

Morgana trabalhou comigo na AIESEC por 2 anos, conheço ela há uns 7 anos. Ela foi na minha formatura, eu já fui pra casa dela em Floripa 2 vezes... Ela já morou em Floripa, na África do Sul, Alemanha e Canadá... e agora ela tá aqui em Salvador trabalhando e morando comigo.
E conversando sobre viagens, vida nômade... e a dificuldade de criar e manter laços... Tão bom ter alguém que conheço de verdade aqui perto de mim! :)

***

A mulher da padaria aqui do bairro já me chama de "minha linda" e sabe que toda vez que volto da praia passo lá pra comprar pão. A moça da papelaria me reconhece quando vou lá e sabe me informar como tá o andamento do meu cadastro. O garçom do barzinho me cumprimenta, me chama pelo nome e sabe das minhas preferencias pra caipirinha... Essas pequenas coisas fazem eu sentir que realmente moro aqui!

***

Terça passada, saindo do trabalho, vi 3 caras tomando chimarrão na calçada. Disse: 
- Bah, eu quero um chimarrão!
E eles:
- Mas tu toma chimarrão?
- Claro, eu sou gaúcha
- Ah, então vem cá. - e me deram um chimas. Contei que era de São Leopoldo, mas morava aqui. Eles trabalham pra uma transportadora ali do lado... e viajam com frequência pra cá. Um deles perguntou:
- Mas tu tem cuia e bomba em casa?
- Sim, claro
- Ah, porque eu tenho um pacote de erva aí, se tu quiser...
E o outro:
- Ah, agora que tu ofereceu, vai lá buscar pra ela.
E eu ganhei um pacote de erva mate! :)

***

E hoje no fim da tarde fui com a Morgana e o Minami (o cearense japa que mora comigo) no cristo da Barra, ali na praia... a ideia era ver o sol se por e logo depois ver o eclipse da lua, tomando chimarrão. Tava nublado, então não deu pra ver nem por-do-sol e muito menos eclipse de lua... Mas foi o não-eclipse mais divertido que já vi... O mar tava bem violento e soprava um vento sul que até lembrava o minuano em Arroio Teixeira... mas nós tiramos fotos, tomamos chimarrão, falamos bobagem, cantamos músicas com a palavra "lua", tentamos lembrar todas as músicas daquele CD dos Paralamas das "9 luas", e brincamos de "adivinhar música" dizendo palavras para os outros cantarem músicas com aquelas palavras... Momento "família" muito legal! :)

Comentários (1)comentários