Paraísos Pernambucanos

Com meus pais morando em Recife, tive a oportunidade de passear por lá... e conhecer (ou re-visitar) uns pedacinhos de paraíso do litoral pernambucano...

* Carneiros - a igrejinha
Na primeira vez que pisei em Carneiros (em 2007, quando passei um final de semana em Tamandaré com uma amiga), fiquei encantada!
Sabe a descrição que fazemos de paraíso: "areia branquinha, mar azul claro, transparente e coqueiros"? É lá!! E a água do mar é quentinha e ótima pra nadar... e tem aqueles coqueiros tortos que parecem fundo de tela do computador...


E então resolvi caminhar pela praia... e na caminhada, passei em frente a uma igrejinha linda, na beira da praia... e disse "Pronto, é aqui que vou casar!" A igrejinha é literalmente na praia... tu sai dela e tá na areia, com aquele marzão azulzinho e os coqueiros em volta...


E é claro que esse ano quando fui de novo pra Pernambuco, fui até Carneiros (ainda sem o noivo)! E a praia continua linda! - e continua na minha lista de praias mais lindas do mundo!

* Porto de Galinhas - os peixinhos
Provavelmente a mais turísticas das praias pernambucanas, Porto de Galinhas tem piscinas naturais em seus arrecifes que, na maré baixa, permitem um passeio, alimentando e nadando com os peixinhos.


Na primeira vez que fui pra lá, também em 2007, fizemos "turismo de pobre": nadamos até os corais, ao invés de pegar a jangada... furamos os pés nos corais, por não alugar botinha especial... enganamos os peixinhos enchendo a mão de areia, ao invés de comprar ração de peixe... e voltamos boiando, trazidos pela maré que foi enchendo... e com certeza nos divertimos mais que muitos "turistas ricos"!
Quando fui esse ano, não conseguimos pegar a maré baixa para ir até as piscinas... mas aproveitamos a praia, que é linda mesmo assim!


* Muro Alto - o piscinão
Muro Alto tem esse nome por ter uma parede de corais gigante, que forma uma piscina muito gostosa para nadar. Passei um dia lá com a minha irmã e passamos muitas horas no mar, nadando naquela piscina azul turquesa...

* Calhetas - a desconhecida
Nunca tinha ouvido falar dessa praia, mas pesquisando sobre praias para conhecer em Pernambuco, descobri que indo até Gaibu e depois seguindo pelas pedras, era possível chegar por uma estradinha até Calhetas. Valeu muito a pena! 
A praia é ótima, o mar é azul clarinho, a paisagem emoldurada pelas pedras é linda!! E nós passamos o dia em um barzinho a beira mar... curtindo a praia, comendo peixe, jogando cartas, tomando banho de mar, caminhando pelas pedras... uma delícia!!


* Tambaba - a nudista
Essa na verdade não é em Pernambuco, é na Paraíba... mas já que visitei quando fui pra Recife, ela entrou na lista também!
Tambaba tem duas partes: uma "normal" e uma onde se pratica o "naturismo" (e é obrigatório ficar pelado nessa parte!). É possível chegar lá, curtir a praia "normal" numa boa... mas eu e a minha irmã decidimos ter a experiência de ir pra parte nudista...
É estranho tirar o biquini pra entrar na praia... mas é bem tranquilo... as pessoas não ficam te olhando, cada um tá na sua, curtindo a praia do seu jeito - seja tomando sol, caminhando na praia, entrando no mar, tomando cerveja... 
Nós caminhamos um pouco, entramos no mar e voltamos... e não, não temos fotos!! (a foto abaixo é da parte vestida da praia)


Também tem outra praia, ao lado de Tambaba, que tem paredões de areia de várias cores! Muito lindo andar no meio daquelas "montanhas" coloridas emolduradas pelo mar azul ao fundo!



Bom, isso é só um pedacinho dos paraísos do nosso nordeste... cada vez mais me certifico de que o Brasil tem mesmo algumas das praias mais lindas do mundo! :)

Comentários (1)comentários