Quando cheguei na rodoviária de Brasilia, desci do ônibus e escutei
"Quem um dia irá dizer que existe razão nas coisas feitas pelo coraçãoE quem irá dizer que não existe razão?"E aí sim, com essas "boas vindas", me senti realmente em Brasilia...
Primeira impressão da cidade: sua horizontalidade! Brasilia é uma cidade onde realmente há céu para todos... e onde é possível ver tudo de longe.
A cidade do avião é diferente de qualquer cidade que eu já tinha conhecido antes... ela não me lembra nenhum lugar onde já estive... é uma cidade única!
Adorei conhecer Brasilia... conhecer a capital do meu país! Muito legal percorrer suas ruas planejadas, conhecer de perto as mais grandiosas obras de Niemeyer, entender o funcionamento da cidade, ver como ficam lindos os prédios a noite, sabiamente iluminados para ressaltar a arquitetura... Entender como Lucio Costa urbanizou a cidade pra dar ainda mais destaque às construções de Niemeyer...
Interessante conhecer as pessoas que moram lá... e descobrir que a cultura de Brasilia ainda está sendo moldada... e vai ser constituida de uma mistura de influências de todos os que estão por lá... afinal, a primeira geração de brasilienses está na idade adulta agora! E há muita gente de todos os cantos do país
Em Brasilia eu...
... subi na torre de TV, de onde se enxerga toda a cidade e dá pra ter a idéia exata do desenho, da direção das ruas, da composição urbana...
... fui na Catedral e conversei pelas paredes (a catedral tem uma acústica perfeita e permite que uma pessoa em um lado da igreja, converse com alguém que está do outro lado)
... entrei no Congresso Nacional e conheci a Câmara e o Senado (e sim, eles são iguaizinhos ao que a gente vê na TV)
(Senado)
(Camara)
... comi sorvete de pequi, uma fruta típica do cerrado...
... tomei chimarrão às margens do Paranoá (o famoso lago, construido pra trazer um pouco de umidade ao planalto central)
... estive no meio da Praça dos Três Poderes (praça que fica no meio do triângulo equilátero formado pelo Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal - legislativo, executivo e judiciário, respectivamente)
... não só estive lá, como fui beber com o pessoal da AIESEC... emocionante beber no meio da praça dos três poderes! hehehe (dizem que isso é programa de universitário)
... conheci a UnB, andei pela cidade universitária, conheci o "Minhocão" (e tomei sorvete de 2 bolas por 1 real... hehehe)
... cruzei a Ponte JK (e descobri que o cimento da ponte JK veio de Ipatinga-MG... né, Fabricio?)
... atravessei a rua, do Congresso até um de seus anexos, andando de esteira rolante pela passagem subterrânea
... subi no 10º andar do anexo do Congresso - e de lá tive uma vista privilegiada da Esplanada
... subi na Pira - "monumento do fogo simbólico da Pátria"
... vi a maior bandeira do Brasil (e maior bandeira hasteada do mundo) - com 286 m²
... vi a pedra fundamental, que há exatos 50 anos, determinava o início da construção da cidade...
e, é claro, me diverti muito em companhia do pessoal da AIESEC!! Trabalhei muito e também fiz muita festa! :)
Adorei conhecer a capital do meu país! Gostei muito de Brasilia... e adorei o pessoal de lá! Obrigada pelos bons momentos aí no planato central! :)