Primavera de Praga

"A Primavera de Praga, realizada em 1968 na Tchecoslovaquia, foi o movimento liderado por intelectuais reformistas do Partido Comunista Tcheco interessados em promover grandes mudanças na estrutura política, económica e social do país. A experiência de um "socialismo com face humana” foi comandada pelo líder do Partido Comunista local, Alexander Dubcek. A proposta surpreendeu a sociedade tcheca, que em 5 de Abril de 1968 soube das propostas reformistas dos intelectuais comunistas.
O objetivo de Dubcek era "desestalinizar" o país, removendo os vestígios de despotismo e autoritarismo, que considerava aberrações no sistema socialista. Com isso, o secretário-geral do partido prometeu uma revisão da Constituição, que garantiria a liberdade do cidadão e os direitos civis. A abertura política abrangia o fim do monopólio do partido comunista e a livre organização partidária, com uma Assembléia Nacional que reuniria democraticamente todos os segmentos da sociedade tcheca. A liberdade de imprensa, o Poder Judiciário independente e a tolerância religiosa eram outras garantias expostas por Dubcek.
As propostas foram apoiadas pela população. O movimento que propôs a mudança radical da Tchecoslováquia, dentro da área de influência da Uniao Sovietica, foi chamada de Primavera de Praga (...)
A União Soviética, temendo a influência que uma Tchecoslováquia democrática e socialista, independente da influência soviética e com garantias de liberdades à sociedade, pudesse passar às nações socialistas e às "democracias populares", mandou tanques do Pacto de Varsovia invadirem Praga em 20 de Agosto de 1968. Dubcek foi detido por soldados soviéticos e levado a Moscou . Na cidade de Praga a população reagiu a invasão soviética de forma não violenta, desnorteando as tropas. (...)
Os russos conseguiram uma ocupação total em poucas horas, porém chegaram a um impasse político, as diversas tentativas para criar um governo colaboracionista fracassaram e a população tcheca foi eficiente em minar a moral das tropas.
A paralisação dos trens, interrompeu a comunicação com os países aliados e para evitar que os tanques chegassem até Praga, as placas foram invertidas e depois pintadas com uma tinta fácil de se raspar, quando os soldados raspavam as tintas para verem a indicação correta, acabavam indo na direção de Moscou.
Enquanto isso, os raptores contavam a Dubcek que a população tcheka estava sendo massacrada como fora a população húngara 12 anos antes, o que o levou a assinar um acordo de renúncia. As reformas foram canceladas e o regime de partido único continuou a vigorar na Tchecoslováquia." (fonte: www.wikipedia.com)

A minha Primavera de Praga nao tem comunismo nem tanques... nao tem Stalin nem mortes... mas de certa forma tambem é uma revolucao...
...é a revolucao da natureza que luta contra o frio e a neve e sobrevive ao inverno...
...é a explosao das folhas que nascem depois de 4 meses de neve e gelo...
...é o canto de liberdade dos passaros que estavam calados por tanto tempo...
...é o triunfo das cores das flores sobre o negro dos galhos do inverno...
...é a vitoria do sol que vem pra levantar o animo das pessoas e que fica brilhando no ceu ate 8 da noite...
...é os sorriso no rosto das pessoas, que ficam muito mais felizes...

Acho que só quem já passou por um inverno de neve, frio sem folhas e sem cores é que entende o valor do sol e do calorzinho da primavera...

Eu que já tava cansada do inverno... to adorando a Primavera de Praga :)

Comentários(2)

2 Response to "Primavera de Praga"

  1. Raphael Camargo Costa, on abril 17, 2008 said:

    Também estou com muitas saudades coach... você sabe que é nossa coach honorária aqui... :P
    Uma notícia legal, no último Cluster and Ranking a @RP ficou em 3o Lugar, comparando 18 CLs :). Fiquei muito feliz... atrás apenas de SM (eternamente CL referência) e VT (último Philips)... O pessoal ficou muito feliz com o resultado. Mesmo depois de ter "encerrado" seu coach conosco, saiba que esse resultado é seu também moça... afinal, o começo é a parte mais importante do trabalho e você participou ativamente dele.

    Beijos!
    Raphael

  2. Anônimo, on abril 19, 2008 said:

    Oi Bá!

    Passei só mandar um beijo e dizer que continuo sempre acompanhando seu blog...

    beijoooooooo