Algumas coisas que gosto em Budapeste...

... O transporte [especialmente o noturno]


Na frente do nosso apartamento tem uma parada onde passam trams a cada 3min durante o dia e ônibus a cada 10 durante a noite (sim: a noite toda!!)
E daí podemos chegar em qualquer lugar da cidade... só precisa entender as conexões metro-tram-ônibus-trolleybus-HEV (trem urbano) ;)

... Caminhadas noturnas

Amo Budapeste à noite! A cidade iluminada fica linda... e, mesmo em uma quarta-feira qualquer, a cidade tem vida e gente nas ruas...
Adoro caminhar até a Praça dos Heróis e sentar pra jogar conversa fora olhando pro monumento iluminado... adoro andar nas margens do Danúbio no lado de Buda indo da ilha Margit até a ponte das correntes e ter a vista do parlamento durante a caminhada... adoro a vista do rio e da ponte que se tem lá de cima do túnel que corta o morro do castelo... adoro cruzar a ponte Margit e ver de um lado do rio o parlamento e do outro o castelo com a Citadela ao fundo – principalmente em noites de lua cheia com o reflexo da lua no rio!

... A forma como os húngaros ajudam a quem não fala seu idioma

Sim! Depois de um ano em um país onde quem não fala inglês sai correndo ou fecha a cara pra quem tenta perguntar alguma coisa em um idioma não-nativo, to achando os húngaros extremamente “helpful”! É claro que não são todos, mas algumas tentativas deles me fizeram feliz:

- A mulher do supermercado da esquina que toda vez que eu pergunto o preço de algo (apontando pro item desejado com cara de ponto de interrogação enquanto eu faço o sinal de “dinheiro” esfregando o polegar no indicador) pega papel e caneta e escreve o preço pra me mostrar!
- A velhinha que, quando eu tava procurando apartamento, me encontrou na frente do prédio esperando a dona do apartamento chegar e, ao entender que eu tava esperando alguém que não tinha vindo, me levou pro seu apartamento e telefonou pra dona do outro apartamento dizendo que eu estava lá esperando por ela...
- A senhora que me vendeu o seguro saúde que eu precisava pro meu visto sem falar nem entender 1 palavra de inglês! Foi mais de 1 hora de muita paciência onde ela me perguntava coisas em húngaro e eu tentava adivinhar o que ela queria... Ponto alto da paciência dela foi quando ela – ao não conseguir me dizer que queria saber minha profissão – leu todo o meu requerimento de visto (que era o único documento que eu tinha em húngaro) até encontrar a resposta!
- A atendente do banco que conseguiu me explicar todos os detalhes da conta em euro e que no final disse, se desculpando: “Sorry, my English is little. But I like to talk in English”... não importa se ela não tem um inglês bom, só a boa-vontade pra ajudar já vale muito!
- O guri dos correios que foi chamado pra ajudar porque era a única pessoa que falava inglês e que traduziu toda a conversa que tive com a atendente pra comprar os selos que eu precisava pro visto
- O cara que vende passagem na estação de trem que, não só entendeu qual cidade a gente queria ir mesmo que a pronúncia tenha sido errada (Siofok se diz “Xiofok” e é claro que a gente não se deu conta quando foi comprar passagem) como também nos disse que, como temos menos de 26 anos tínhamos desconto de fim de semana e ainda nos avisou que tínhamos que trocar de trem em uma estação que ele repetiu o nome umas 5 vezes pra garantir que a gente tinha entendido


Não sei quantos exemplos de boa-vontade os estrangeiros podem listar a respeito do Brasil... mas comparando com a Republica Tcheca, os húngaros tem sido super simpáticos comigo :)

Comentários(0)

0 Response to "Algumas coisas que gosto em Budapeste..."