O descobrimento de Portugal

500 anos atrás, um português em uma caravela atravessou o oceano e “descobriu” o Brasil...

Em novembro do ano passado, foi a minha vez de “descobrir” Portugal...

...descobri uma rua em Lisboa que parece a Rua da Republica em Porto Alegre
...descobri que o Bairro Alto me faz sentir no Pelourinho, em Salvador
...descobri que a Rua Augusta pode ser a nossa Rua da Praia
...descobri que as casas construidas em Portugal na época que o Brasil era colônia também são decoradas com “azulejos portugueses”
...descobri que o sol pode se pôr no Atlântico e que nessa época do ano o mar é gelado, mas andar na areia de pés descalços faz eu me sentir tão bem :) e tão “em casa”

...descobri que Portugal tem coqueiros, mas também tem folhas de outono no chão
...descobri que Lisboa é uma cidade “branca”... que tem brancas as igrejas, monumentos e prédios importantes
...descobri que é tão bom poder não só ler o que está escrito, mas entender tudo
...descobri que mesmo os avisos na porta do McDonalds têm sotaque ;)
...descobri que ônibus é autocarro, que tram é elétrico e que trem é comboio
...descobri que algo bonito é giro e algo legal é fixe... que o nosso “tri legal” seria “bue fixe” e que eu, com algum esforço, até poderia aprender a falar português ;)
...descobri que quando eles chamam um homem de “puto”, tão chamando ele de “pirralho” (ou tambem pode ser uma forma carinhosa de chamar os amigos)… e que quando eles dizem “estou a gozar” não quer dizer que estejam tendo um orgasmo, mas que simplesmente tão fazendo piada :P

...descobri que em Portugal, as piadas de português acontecem “ao vivo” :P

...descobri que a AIESEC em Portugal funciona de forma muito parecida com a AIESEC Brasil, em termos de cultura, de atitude, da forma positiva como trabalham e solucionam seus problemas...
...descobri que em Portugal tudo é possivel, porque eles têm o “desenrasca”, que é a versão portuguesa do “jeitinho brasileiro”
...descobri que é muito bom falar bobagem em portugês, mesmo que seja o português de Portugal ;)

...descobri que o povo português é super receptivo... que eles também abraçam, sao carinhosos, alegres... e fizeram eu me sentir muito em casa!
...e descobri que agora eu tenho vários amigos em Portugal... e descobri que eu tenho que voltar pra lá pra continuar descobrindo coisas ;)

Obrigada AIESEC Portugal!! Adorei passar uma semana com vocês! Adorei a conferência e principalmente nosso faci team!! E pode ter certeza que eu volto praí algum dia...

Quer ver fotos de lá? Clica aqui!

Comentários (1)comentários

1 Response to "O descobrimento de Portugal"

  1. osmar castagna, on janeiro 05, 2017 said:

    é isso aí, Bárbara, adorei a forma abrangente como você definiu, de certa forma, Portugal, comparando "N" situações e lugares com o Brasil, mas... meu coração ainda está lá, paradinho, pulsando forte, aguardando a hora de ir-me embora!
    o que me chamou a atenção em Portugal é o desprendimento com o qual andei pelas ruas, de norte a sul, despreocupado, sem medo de violência e assaltos, fora o fato da língua em comum; as ruas de Lisboa rescendem a perfume de flores e temperos, isso é uma verdade; o rio Tejo é puríssimo, eles tomam água direto da torneira, impressionante, e o grau de educação e civilidade, nem se fala, deixou-me basbaque! enfim, cada alma exprime suas impressões de acordo com sua própria vivência, né!?
    já sou teu seguidor, viu, e, uma vez mais, te desejo as melhores rotas neste mundo...
    1 abração,

    the Osmar.