Riga

Já ouviu falar da Letônia?

A Letônia é um país pequeninho, espremido entre a Estônia e a Lituania (será que é daí que vem o nome?)... foi parte da União Soviética, é independente há pouco menos de 20 anos e hoje é parte da União Européia.

O nome do idioma que se fala aqui é "letão"... e é uma lingua que se parece à falada na Lituania (e aparentemente a nada mais no mundo :P)

A população (de aproximadamente 2 milhões de habitantes) é formada metade por letões e metade por russos... então é possível se virar por aqui falando russo tambem (não que isso me ajude muito!)

Outra curiosidade populacional é que dizem que, entre os jovens, há 4 mulheres para cada homem (e sim, elas em geral são loiras e bonitas!)... meninos: boa oportunidade pra vocês!!

A latitude do país é 57 graus norte. E por estar no hemisfério norte, agora é inverno aqui. Isso significa que tá tudo congelado: os lagos, a neve que derreteu e congelou de novo - e com isso tem caminhos de gelo para chegar na casa onde eu to morando... esorregadios, obvio! - as poças dágua na rua, o canal que corta o centro histórico, os rios e, claro, EU! Aqui tive a temperatura mais baixa que já experimentei: - 15 graus.

Aliás, uma observação sobre o rio congelar: descobri que os patos são realmente uns bichos interessantes... na Republica Tcheca eles nadavam de cabeça pra baixo, na Hungria eles moram nas águas termais no inverno, em Cracóvia eles nadavam em meio a pedaços de gelo flutuantes no rio... e aqui em Riga, como o rio ta congelado, eles moram no meio do parque, num lugar que a neve derretida congelou e formou uma grande pedra de gelo... não entendi o que eles fazem lá!


Riga, a capital, é a maior cidade de todos os países bálticos (tem cerca de 700 mil habitantes)... e por ser no centro, é considerada a "capital dos Bálticos"... aqui se concentram a maioria das empresas da região.

A cidade é famosa pela arquitetura gótica e feita de pedras do centro da cidade... e eu resolvi enfrentar o frio-congelante-que-corta-a-cara-e-congela-as-bochechas e fui explorar esse centro histórico...

(casas em formato de bolo de noiva - eram um lugar de reunião de alguma sociedade de classe, foram destruidas durante a 2a guerra e reconstruidas em 93)

(igreja com a torre mais alta na cidade - gótica e de pedras)

(casa de governo com cara de castelo)

(sei lá... só achei bonita a foto :D)

Comentários(3)

3 Response to "Riga"

  1. Débora, on fevereiro 10, 2009 said:

    entre todas as opções, se eu fosse um pato ainda iria morar nas águas termais de Budapest! :P

  2. Anônimo, on fevereiro 14, 2009 said:

    O Mateus está no quartel em POA, passou em Santa Maria em engenharia elétrica,mas neste ano não vai cursar.Estamos todos acompanhando teus passos.Escreva tudo.Beijos Vera

  3. Anônimo, on março 10, 2009 said:

    E ai bárbara!!! Aqui é o Éder, fui membro da @PA no final de 2004 início de 2005..acho que tu lembra! :)

    Pasei só pra dizer que sempre que dá eu vejo tuas lokuras por aqui!!! Tudo muito tri..fico viajando aqui com as tuas viagens!!! Um dia quem sabe eu crio coragem pra fazer algo assim!:)

    Grande bju!

    Eder Souza
    eder_souza@dell.com