O melhor da Sérvia são os sérvios

Na Sérvia, minha visita teve foco em visitar os comitês locais... isso significa que em 1 semana visitei 3 comitês e tive reuniões com mais 2... e isso também significa que viajei bastante pelo pais e conheci várias cidades... Belgrado, Kragujevac, Novi Sad, Subotica, Nis...


Belgrado me recebeu com a chuva que chorava os 10 anos do bombardeio... mas depois se fez primavera de temperatura agradável que deixou a gente caminhar pela fortaleza e ver o lugar onde o Danúbio e o Rio Sava se encontram. Também lá vi um pouco da vida noturna – a ruazinha de restaurantes típicos onde tomamos vinho e recebemos serenata de música folclorica, o fast-food barato onde experimentei comida típica, o karaoke onde meus amigos se aventuraram e cantaram no palco.

(chuva em Belgrado)

(na fortaleza)

Em Kragujevac conheci a primeira escola de lingua servia, datada de séculos atrás... em Novi Sad passeei pelo centro de prédios iluminados e tão bonitos quanto os de Budapeste ou Viena, saí pra tomar rakia com mel e ouvir música típica tocada por acordeão, violão e contrabaixo... e no sábado aproveitamos o sol e a manhã agradável pra dar uma volta pela fortaleza de lá e, mais uma vez, ver o Danúbio cortando a cidade.

(musica tipica ao fundo)

(na fortaleza)

Subotica recebia a primavera com as primeiras mesinhas dos cafés do lado de fora e com um grupo de trompetistas que animava um casamento, no meio da praça. E em Nis além de ver a influência turca na arquitetura da cidade, fui numa kafana (restaurante típico sérvio, normalmente com música ao vivo) e tive um bom jantar típico.

(mesinhas na rua em Subotica)

Mas, como diz o título desse post, o melhor da Servia são os sérvios! Minha semana por lá não seria a mesma se não fossem os ótimos hosts que me receberam, me levaram pra passear,me mostraram a cultura, a música e a hospitalidade dos sérvios... Hvala!


Comentários(0)

0 Response to "O melhor da Sérvia são os sérvios"