Murga e carnaval uruguaio

Você sabia... que o carnaval uruguaio é, oficialmente, o mais longo do mundo? Dura 40 dias e arrecada mais dinheiro do que o futebol em todo o ano, no país ;)

E qual é o segredo do sucesso do carnaval daqui?

Aqui eles nao têm escolas de samba... mas têm murgas, comparsas, humoristas, parodistas... têm tambores, música com descendência afro... Nao têm desfile de rua, mas têm um carnaval de palco que se apresenta pelos bairros de Montevideo (em palcos montados para o carnaval) e, principalmente, têm um "Teatro de Verano", que é o lugar mais legal que já vi pra espetáculos ao ar livre (e é onde acontecem os eventos carnavalescos mais importantes - eu fui lá pra ver a prova de admissao do carnaval 2010 e o concurso de "murga joven")!

Explicando um pouquinho...

É um grupo de entre 15 e 20 e poucas pessoas (originalmente só homens... hoje algumas murgas têm mulheres... e tem até murga só de mulheres) que faz algo entre música, teatro, humor, crítica política e social... O ritmo da murga é conhecido como "marcha camión" - ou, como dizem os Autenticos Decadentes, "tu-ta tu-ta" ;)
É formada por um coro que canta (com arranjos de vozes muito legais!), atua, faz solos, piadas, críticas (em geral sao relacionadas com política e acontecimentos sociais do país)... e também por 3 músicos (bumbo, tarol e pratos) e um que conduz o coro (e toca violao).
A atuaçao da murga sempre gira em torno de algum tema que pode variar de coisas tao aleatórias como extra-terrestres, vida após a morte, time de futebol, ursinhos "gummy", etc. (mais ou menos como o samba-enredo das escolas de samba). Para apresentar esse "tema", eles usam músicas próprias, roubam pedaços de músicas conhecidas, fazem paródias, imitam personagens famosos, falam mal do governo, fazem pequenas "sketchs"... A apresentaçao tem uma ordem (sempre tem uma música de entrada, a parte de atuaçao e uma música de despedida que eles saem cantando e o povo levanta e aplaude/canta/sai atrás deles).
Os integrantes da murga usam maquiagem, fantasias, etc. de acordo com o tema. E a cada ano, assim como as escolas de samba, a murga cria uma apresentaçao nova, que estréia no carnaval.
E assim como o carnaval das escolas de samba, tem jurados que dao notas pra diversos quesitos da murga e há sempre uma vencedora do carnaval (e, claro, há musicas que ficam famosas e que todo mundo conhece - assim como o "explode coraçao")

Para conhecer algumas murgas: A contramano, Agarrate Catalina, Contrafarsa

PS: a explicaçao aqui corresponde à murga no Uruguay... na Argentina, na Espanha e possivelmente em outros países de colonizaçao espanhola também há murga, mas funciona diferente...

PS2: meus amigos murgueros: espero ter explicado bem... isso tudo aprendi com a minha observaçao, assistindo diferentes murgas, perguntando... se algo tiver errado, me corrijam!

Além das murgas, também tem os "lubolos" - que sao grupos que tocam "candombe" (musica com influencia africana, de tambores... algo como o que se encontra no nordeste do Brasil), dançam e cantam... os "humoristas" - que também cantam e atuam como as murgas, mas que nao tem a riqueza musical delas, sendo mais focados na parte das piadas e atuaçao... e os "parodistas" - que sao ainda mais escrachados que os  humoristas... e que além das piadas, também fazem coreografias (e eles nao têm musicas próprias - as coreografias usam músicas que já existem) e desculpem os que gostam, mas pra mim parece uma coisa meio "Backstreet Boys" :P

Eu, que gosto de conhecer as manifestaçoes culturais dos diferentes países que conheço, tentei me dedicar a conhecer um pouco da riqueza carnavalesca uruguaia... pena que agora que a "movida" realmente começa, to indo embora...

Comentários (1)comentários

1 Response to "Murga e carnaval uruguaio"

  1. Anônimo, on março 15, 2013 said:

    excelente....será que um dia farei uma MURGA PAULISTANA????