Curitiba

Hoje completo 3 meses em Curitiba! Achei que já era hora de escrever um pouquinho sobre a cidade...

Capital do Paraná, quase 2 milhões de habitantes, cidade famosa pelas araucárias, seu sistema de transporte (os tubos) e seus parques...

(tubo - é uma parada de ônibus que tu paga ao entrar na parada e não no ônibus)

O que eu gosto em Curitiba:

* Praças: tem muitas praças... Tiradentes, Osório, Rui Barbosa, Carlos Gomes, Espanha, Eufrásio Correia, Oswaldo Cruz, Santos Andrade... todas essas ficam a no máximo 15min de caminhada aqui de casa (e sim, eu moro na frente de uma praça!). E a maioria das praças daqui é limpa, tem árvores, chafariz, pista de caminhada ou algo legal assim!

(Praça Tiradentes)

(Praça Osório vista da minha sacada!)

 * Parques: óbvio, né? Eu que gosto pouco de verde, adoro morar na capital mais arborizada do país! :) São vários parques! Muitos metros quadrados de grama pra estender a canga e tomar chimarrão! Cada um dos parques teu seu charme... e a maioria deles é acessível por ciclovia!! (e isso me leva ao próximo ponto)

(Jardim Botânico - cartão postal de Curitiba)

(Parque São Lourenço)

* Ciclovia: Óbvio que ela não é perfeita, mas a ciclovia de Curitiba interliga vários parques da cidade... é ótimo pedalar por aí! :)

(Bosque do Papa - a ciclovia passa pelo bosque!)

* Academias ao ar livre: em vários parques/praças tem uns aparelhos pro pessoal usar pra se exercitar... desde máquinas para fazer exercício para os braços até uns tipo aquelas bicicletas de academia... achei bem mais divertido do que pagar academia! E ainda é ao ar livre!

* A cidade é limpa!! Claro, não é como Viena... mas Curitiba é uma capital limpa! Pra se ter uma idéia, fui na Virada Cultural (shows de graça espalhados pela cidade)... e depois dos shows não ficava cheio de lixo no lugar do show! Além disso, o povo tem consciência de reciclagem (próximo ponto)...

(por do sol no Centro Cívico)

* Reciclagem! Curitiba tem coleta seletiva há mais de 20 anos! As pessoas da minha idade cresceram ouvindo a história da Familia Folha, que ensinava a separar o lixo do "lixo-que-não-é-lixo". E tem vários barracões de separação desse material, onde os catadores separam e vendem o material recolhido (e o lucro dessas vendas aumenta sua renda!) Esse projeto, aliás, é da ONG que eu trabalho aqui! E foi com eles que eu aprendi que as coisas que não são orgânicas mas também não são recicláveis, devem ser jogadas no lixo reciclavel, porque daí no barracão eles separam esse material e, quando vêem que tem muito de algo que não  vende, podem fazer alguma política para ou reduzir a utilização desse material ou fazer as empresas que o utilizam se responsabilizarem por ele ou ainda criar uma forma de reaproveitá-lo... achei bem legal!

* Atividades culturais: alguns curitibanos se queixam de que aqui não tem muitas opções culturais... mas eu acho que tem sim! Já fui em vários shows grátis na Virada Cultural, já vi filmes alternativos em festivais de cinema, já fui num arrastão de maracatu, já fui em shows em teatros... fora a cultura de rua, como as rodas de samba ou chorinho com feijoada que se encontra por aí...

(Teatro Paiol)

(Ópera de Arame)

* A vida noturna também tem bastante opções... desde o São Francisco (bairro que seria a Cidade Baixa) até os barzinhos do Batel (que seria o Moinhos)... e tem balada pra todos os gostos... de forró a sertanejo, de eletrônico a jazz...

* Feirinhas: aqui na praça na frente de casa já teve 2 feirinhas (agora é a de Natal)... com várias barraquinhas de comida e artesanato... e tá sempre cheia! Ah, e tem a feirinha do Largo da Ordem, que acontece todo domingo e seria o Brique da Redenção versão curitibana (é enorme! e TODO mundo vai!) ;)

(casinhas coloridas do Largo da Ordem)

* Além disso, tem várias atividades e iniciativas interessantes... Todo sábado, na Praça Espanha (aqui pertinho de casa) tem música (bandas ao vivo) e uma galera tomando chimarrão ou cerveja sentada na grama... No primeiro domingo do mês o Museu Oscar Niemeyer (aquele do Olho) é grátis (e mesmo quando não é, custa 4 reais!). 

(Museu Oscar Niemeyer)

(eu e a Dé brincando com as obras do Museu do Olho)


Também aos domingos tem uma iniciativa de "Música nos parques"... música ao vivo em algum parque da cidade. Ah, e no domingo o ônibus custa 1 real, que é pra todo mundo poder sair e aproveitar a cidade! Também existem uns "faróis do saber", que são bibliotecas populares, instalados nos bairros pro pessoal ou ler lá mesmo ou retirar livros (assim é fácil encontrar um curitibano com um livro no ônibus!)... Ah, e agora que é dezembro, tem o tal do Natal do HSBC, que é um coral de crianças que canta em um prédio lindo e todo iluminado aqui perto de casa... ainda não fui ver, mas escuto sempre de casa... hehe

(Música no parque)

É... acho que Curitiba é uma cidade bem legal pra morar! E os curitibanos, que dizem não ser muito abertos e amáveis, tem se mostrado muito mais amigáveis do que o que dizem as más línguas... ;)

Comentários(5)

5 Response to "Curitiba"

  1. Natilla, on dezembro 13, 2010 said:

    Que legal Barbi! Eu gostaría conhecer esa cidade tao boa en febreiro, cuando eu vou pra la (ja tenho as pasajens compradas!!) nos vemos pronto barbi! muito succeso no trabalho

  2. Mike, on dezembro 13, 2010 said:

    nossa vi Curitiba pelos teus olhos + parecia que eu tinha escrito o texto foi exatamente assim q vimos Curitba quando conhecemos esse ano antes de virmos morar em Cali, + sobre os Curitibanos a minha opiniao é igual a da maioria oh ainda bem que vc teve sorte né ? + como turista nós realmente sentimos... bjos e boa seman

  3. Anônimo, on dezembro 13, 2010 said:

    Nossa, quero morar em Curitiba também! =) Só faltou o mar, mas tem aí pertinho, né?

    Obs: Seu cabelo tá grandão!

    Bj

    Luna

  4. Bárbara, on dezembro 14, 2010 said:

    Xime: siii, veni a conocer Curitiba!! :)

    Mike: que bom que consegui descrever também as tuas impressões de Curitiba! :)

    Luna: vem!!! na real, vai pra POA!!! ;) e sim, meu cabelo tá enorme, tenho que cortar... :P

    beijos pras 3!

  5. Lilian, on dezembro 30, 2010 said:

    Nossa. Quantas iniciativas originais. Parece que a cidade toda é amigável.
    Minha única visita foi há décadas. Talvez seja hora de voltar e ser surpreendida pelas mudanças.