Homem do Lago

Emerson tem 4 anos. Ele é da tribo dos Uros, ou "homens do lago", que vivem sobre ilhas flutuantes construidas de totora, uma planta bastante comum no Lago Titicaca.

Emerson vai à escola sozinho - ele já sabe remar e rema o bote de seu avô para se locomover de uma ilha a outra - e reclama que lhe dão muito dever de casa.


O avô, Barnabé, também é um uru, que nasceu e passou toda a sua vida sobre as ilhas feitas de totora. A ilha onde eles moram se chama Utama, que significa "sua casa" em aymara, idioma falado pelos uros. O avô lhe ensina muitas coisas, dentre elas o artesanato de totora - e Emerson diz que quando for grande vai construir sua própria ilha.

Emerson ainda não tem irmãos (mas a sua mãe, Helena, está gravida). Por enquanto ele prefere dizer que as flores (tica, em aymara) são suas irmãzinhas. Ele passa horas brincando com as elas e com as "pipilinko" (borboletas) do seu jardim.

Outra distração para Emerson é receber os turistas e posar com um sorrisão para suas fotos... passamos 1 dia na ilha de Utama com Emerson e sua família e esse pequeno homem do lago nos ensinou muitas coisas...

Comentários(4)

4 Response to "Homem do Lago"

  1. Mike, on janeiro 04, 2011 said:

    que lindo o sorriso desse pequeno e bela licao essas criancas nos dao em... bom 2011 com as bencaos de Deus...

  2. Cesar Basso, on janeiro 05, 2011 said:

    A foto do Émerson remando sòzinho seu barco de junco no lago Titicaca é de cartão postal.
    Viver que seja por um dia sobre uma ilha destas, não tem preço.
    O preço foi conseguir sair da Bolívia em plena greve do combustíveis...

  3. Daniel Thomás, on janeiro 07, 2011 said:

    caramba bárbara..
    adoreeeei a historia e os ultimos posts todos, fazia tempo que não passava por aqui. ahh fiz um post sobre blogs que acompanho hj e listei o teu lá
    beijoos

  4. Natilla, on janeiro 09, 2011 said:

    Qué lindo Barbi! pude sentir la felicidad de ese niño a pesar de su situación. Me encantó el post, fue muy dulce.

    Un abrazo!