Itacaré

Costa do Cacau, Bahia, Brasil. 


Itacaré é uma cidadezinha na costa baiana com ondas convidativas ao surf, praias lindas, rio, trilhas e muita mata atlântica... e eu fui passar 5 dias por lá...

Nos 3 primeiros dias choveu. Muito. 

Mas mesmo assim consegui aproveitar: passei uma tarde inteira tomando chimarrão sentada em uma mesinha de troncos em uma pousada linda na praia da Tiririca. Eu, meu chimarrão, meu guarda-chuva, um livro, ipod, as ondas estourando nas pedras e a chuva caindo. E só! Ninguém mais na praia! :)

praia da Tiririca - pousada onde tomei chimarrão

No dia seguinte a chuva deu uma trégua e consegui conhecer todas as praias de Itacaré. 
É que Itacaré tem 6 praias:

* Coroinha: é onde o Rio de Contas encontra o mar. E é no centro da cidade, praia de pescador, barquinhos, areia onde o pessoal joga futebol e um calçadão onde dá pra caminhar, comer pizza, tomar sorvete e tomar cerveja por 3 reais.
Nessa praia, apesar de o mar ser calmo, o banho não é recomendado, já que a água é meio poluída.


Coroinha

* Concha: ainda no encontro do rio com o mar e protegida por pedras, uma praia de mar calmo, areia boa para uma caminhada e várias barracas de praia onde o pessoal vai pra tomar sol ou uma cervejinha.
Na praia da Concha tem várias pousadas, hotéis e imagino que quando não está chovendo, deve ficar bem cheia...

Praia da Concha

Essas duas são as praias mais urbanas e mais próximas do centrinho. 
E seguindo pela Pituba (a rua principal de Itacaré - e onde ficam as lojinhas, restaurantes e vida noturna), chega-se à estradinha que leva às outras 4 praias:

* Resende: a primeira, mais próxima... e dizem que mais frequentada pelos locais

* Tiririca: a praia dos surfistas. Dizem que as ondas dessa praia são as melhores e que vários campeonatos de surf acontecem por lá. Também dizem que quando tem sol ela fica cheia de gente jovem e bonita.
Pra mim essa praia marcou por ter a pousada mais linda de Itacaré. Fica bem no final da praia, no cantinho. É toda rústica, de troncos de madeira e no meio da vegetação. Foi lá que encontrei minha mesinha coberta onde passei uma tarde tomando chimarrão.

* Costa: essa praia é bem pequena e dizem que o mar é perigoso, então não parece ser muito frequentada.
Entre a Tiririca e a Costa, tem umas pedras que dá pra cruzar... e a vista lá de cima é linda!

* Ribeira: nessa praia tem um riozinho que deságua no mar. Também tem várias barracas com mesinhas na areia. É a praia das famílias, das crianças que tomam banho no rio e dos surfistas aprendizes (Itacaré tem muitas escolas de surf... e os alunos aprendem na praia da Ribeira, que tem ondas menores que a Tiririca). Também é a praia dos turistas ecológicos e aventureiros, já que tem uma trilha de arvorismo e uma tirolesa.
E é de onde começa a trilha da Prainha.

A Prainha já fica fora do perímetro urbano de Itacaré, mas é acessível por uma trilha de uns 30-40min pela mata atlântica. 

A trilha é fácil, bem marcada e bem bonita. Mas os guias locais vão te xingar se tu tentar fazer a trilha sozinho, vão te dizer que não pode, que é perigoso, que tu vais te perder...
(aliás, ando de saco cheio desse assédio aos turistas aqui na Bahia... na Chapada também só faltou nos dizerem que tinha dragões, leões e dinossauros nas trilhas!!! Eles nunca querem te deixar ir sozinho, querem sempre que tu pague um guia... Entendo que o trabalho dos guias é legal e importante... mas acho que deviam respeitar um pouco mais os aventureiros, escoteiros e mochileiros que resolvem se aventurar pelas trilhas e que não querem a companhia de um guia chato que fica falando bobagem e te fazendo andar no ritmo dele - e não no teu!)

Bom, fiz a trilha da prainha sozinha (eu e vários outros turistas). E a prainha é linda!! Mais um paraíso no litoral brasileiro! Dizem que está entre as 10 praias mais bonitas do Brasil (e entre as 10 mais bonitas que eu conheço, com certeza!)

Prainha

Areia branca, coqueiros, mar azul e nenhuma estrutura urbana... lindo! :)

No último dia, fui conhecer a praia que fica do outro lado do Rio de Contas: Pontal.
Como diz o nome, é uma ponta, que separa o rio do mar. De um lado, o banho é de água doce. Do outro, nas ondas do mar. Também tem uma faixa bem grande de areia, ótima para uma caminhada (e como não tem nenhuma sombra, ótima pra bronzear - ou torrar, caso tenha esquecido o protetor!)
Pra chegar lá, tem barquinhos que saem do final da praia da Coroinha, cobram 3 reais o trecho e marcam hora pra te buscar.

Pontal

Dizem que no Rio de Contas também é bonito passear de barquinho (ou de caiaque) no final do dia, ao por-do-sol. Não fiz esse passeio, mas assisti o sol se por na Ponta do Xaréu, mirante natural, na praia da Concha, no encontro do rio com o mar... lindo o por-do-sol lá!

por-do-sol na Ponta do Xaréu

Pra quem quiser ir pra Itacaré, saindo de Salvador, basta cruzar de ferry até Bom Despacho e pegar um ônibus lá. São 5hs de ônibus.

E quem for pra lá não pode deixar de provar o chocolate de lá! Afinal, Itacaré está na Costa do Cacau! E eles vendem barrinhas de um chocolate caseiro que é praticamente cacau puro... uma delícia! :)

Comentários(2)

2 Response to "Itacaré"

  1. Fernanda Amorim, on dezembro 13, 2011 said:

    Eu amo Itacaré!
    é lindo..mas os guias são super chatos!
    Também fiz a trilha da prainha sem guia...ele queria cobrar R$ 30,00 por pessoas(estávamos em 3).
    Ah! Vc pegou uma época boa pra ir...eu fui no CARNAVAL..Imagina o tanto de gente?? Ainda assim, eu adorei e quero voltar!

  2. Bárbara, on março 11, 2012 said:

    Sim!! Os guias são chatos em tudo que é lugar na Bahia... sempre tentando tirar o máximo de dinheiro possível dos turistas... :(

    e a trilha da prainha é facil... e a prainha é lindaaa!! :)

    eu também quero voltar! ;)