Bicicleta

Bike, bici, bringa... adoro bicicletas! Adoro pedalar! 


Aprendi quando era um toco... andava muito na praia, naquelas bicicletas com freio no pé (descobri que tem gente da minha idade que não faz ideia de que existam bikes com freio no pé!)... com 8 anos já me aventurava até a praia vizinha, 5km de distância... em São Leopoldo ia de bici pro colégio de tarde, pro treino de volei, pro grupo escoteiro... em Cordoba achei uma bike velha e sem freio... e andava nela, freiando colocando o tênis no pneu! Em Budapeste pedalava até as cidadezinhas próximas, pela beira do Danúbio... em Montevideo tinha a rambla a 2 quadras de casa, o que significa que cheguei a voltar pra casa, de bike, as 2hs da manhã!

Já carreguei amiguinhas na garupa, já "atropelei um carro" de bike (o que me rendeu uma cicatriz em cima da sobrancelha), já fui semi atropelada pelo caminhão que vende doces de Santo Antônio da Patrulha na praia (ele passou por cima da roda da bici), já arrumei inúmeras e incontáveis vezes a correia da bici lá da praia, que sempre cai, já enchi as mãos de graxa, já amassei a minha térmica de chimarrão, por levar ela amarrada na garupa, já fui de bici pra festa do Abacaxi, pela praia...

E daí passei 2 anos praticamente sem pedalar... morando em cidades nada bike-friendly (San Jose e Salvador), onde eu achava que se resolvesse pedalar, morreria atropelada!

E agora que voltei a morar em uma cidade civilizada (e cheia de parques e ciclovias), comprei uma bike!!! Ela é linda!!! Uma caloi prateada, de alumínio, super confortável!! Então agora tenho um meio de transporte!! Vou pro trabalho com ela (aliás, de casa pro trabalho tenho poucas quadras onde não tem ciclovia) - e calculei que se eu for 100 vezes pro trabalho de bici, ela se paga ;)

E por agora fazer parte do grupo de pessoas que usa a bike como um meio de transporte, venho conhecendo cada vez mais pessoas, iniciativas e ideias interessantes:

* Bike Anjo (ou "Bici Anjo", no RS)
Descobri que existem pessoas que pedalam contigo nos teus primeiros dias desbravando a cidade, pra te ajudar com os melhores trajetos, dar dicas de como se comportar no trânsito, além de falar de segurança e ensinar noções básicas de mecânica de bikes. Ainda não pedalei com um, mas 2 colegas de trabalho já usaram os "serviços" e recomendam! (ah, o bike anjo é totalmente grátis!)

* Empréstimo de Bicicleta 
Aqui em Curitiba tem um lugar chamado Bicicletaria Cultural. Lá eles emprestam bikes (sim! emprestam!). Cheguei lá e o diálogo foi mais ou menos assim:
- Oi, é aqui que vocês emprestam bikes?
- É sim
- E o que eu preciso fazer?
- Preenche aqui (e me deu um papelzinho de 1/4 de pagina onde eu completei meu nome, telefone, bairro onde eu moro e até onde planejo pedalar, o número da bike que tava disponível lá e o número de dias que eu ia ficar com a bike - até 7)
E eu saí de lá com uma bike pra pedalar por 7 dias!! 
(não, eles não pedem nem o número do documento, nenhum comprovante de residência, não pedem caução, nada!! É só na confiança mesmo!!)
Foi com essa bike branca (assim elas são chamadas) que eu aprendi o caminho de casa pro trabalho e foi ela que me salvou durante a greve dos ônibus de Curitiba! :) Lindo!

* Grupos de Pedal
Descobri que existem vários grupos de pessoas que se reúnem pra pedalar. Marcam hora e ponto de encontro, planejam o roteiro e pedalam juntas. Já tô em 2 :)

* Pessoas que pedalam - e muito!
Conheci um guri que pedalou por 365 dias pela América do Sul. Ele tem um blog e escreveu um livro... realmente, deve ter muita história pra contar...
E outro que desceu da Guatemala, por todos os países do Pacífico, até chegar aqui em Curitiba... fazendo mais de 15mil quilômetros!

* Além disso, como diz a Clarissa, a bicicleta "encurta as distâncias e aumenta a simpatia" :)
É bem mais comum as pessoas se cumprimentarem quando se cruzam de bike aqui em Curitiba do que em qualquer outra situação!

Tô bem feliz com minha mais nova aquisição, meu novo meio de transporte e todas as pessoas/ideias/coisas legais que o fato de pedalar trazem! Quem quer pedalar comigo? ;)

Comentários(3)

3 Response to "Bicicleta"

  1. Anônimo, on fevereiro 28, 2012 said:

    É uma pena que não é em qualquer lugar que dá pra andar de bicicleta né? Trânsito, relevo, segurança... o ambiente tem que ajudar.

    Que bom que está dando certo aí, bom pra vc e pro planeta! =)

    bj

    Luna

  2. Deco, on fevereiro 29, 2012 said:

    Faça igual a Evandro, figuraça que abriu restaurante com comida indiana no Vale do Capão: vá de Curitiba pra Bahia de bicicleta!!!

    Beijos!

    Deco

  3. Bárbara, on março 11, 2012 said:

    Luna: sim!! quem bom que Curitiba é bike friendly!! To adorando minha vida de ciclista ;)

    Deco: nossa!! até o capão não rola ainda... ;)

    beijo!!