Cicloturismo em Curitiba

Na minha opinião, a melhor forma de conhecer Curitiba é de bicicleta! Há ciclovias ligando vários pontos turísticos e muitos, muitos parques...

Aqui uma sugestão de roteiro para os turistas que vêm a Curitiba e querem conhecê-la de pertinho, passando por vários pontos turísticos, gastando calorias e não gastando dinheiro com o ônibus turístico:

Ponto #0: Jardim Botânico
Esse é opcional na pedalada (já que entre ele e o próximo ponto há uma boa pedalada por uma ciclovia meio sem graça)... mas com certeza é parada obrigatória na cidade!


Cartão postal da cidade. A estufa, o jardim, as flores, as cores... o botânico é lindo!

Um lugar bem legal no botânico é o Jardim das Sensações, com plantas para serem cheiradas, tocadas, sentidas...

Ponto #1: Passeio Público
Esse é um bom lugar para começar o passeio. Até porque tem um bicicletário onde dá pra alugar bikes.

O Passeio Público foi o primeiro zoológico de Curitiba... hoje em dia ele é um parque, mas ainda abriga alguns animais pequenos, pássaros (tucano, arara, etc.)...



Do passeio Público, seguindo pela ciclovia, você vai passar em frente ao Memorial Árabe (que, descobri hoje, abriga um Farol do Saber, ponto de cultura da cidade).

Logo depois, vai cruzar a avenida que vai até o Centro Cívico. Se parar bem no meio da avenida (cuidado pra não ser atropelado!!) vai ver a bandeira do Paraná lá ao fundo, em frente ao Palácio Iguaçu.



Logo, vai cruzar uma pontezinha de madeira e a ciclovia vai começar a seguir um riozinho. Aí começa a parte mais bonita da ciclovia.

Ponto #2: Bosque do Papa
Seguindo pela ciclovia, você vai cruzar o bosque e o Memorial Polonês, com suas casinhas de madeira com coisinhas típicas da Polônia.



Ponto #3: Museu Oscar Niemeyer
Do Bosque, vale a pena cruzar (pelo meio das árvores, respirando ar puro!) até o MON, "Museu do Olho", o famoso museu projetado pelo Niemeyer.



A entrada no MON custa R$ 4. Vale a pena a visita! Nem que seja só pra subir lá no olho. O ruim é encontrar onde deixar a bike... mas só passar na frente do museu e admirar sua arquitetura já vale a pena!

De volta à ciclovia, você vai passar por um bairro residencial muito agradável, com casas lindas! Vai cruzar uma pontezinha, e vai chegar ao

Ponto #4: Parque São Lourenço

Aí é um bom lugar pra esticar a canga, deitar na grama, lagartear, tomar um mate... e, se a água do lago estiver paradinha, observar o reflexo das casinhas e das árvores (que agora estão vermelho-outono).


Depois do descanso, hora de ir em direção a...

Ponto #5: Ópera de Arame

A famosa ópera construída toda em estrutura metálica.



Aproveite e vá ali do lado conhecer a

Ponto #6: Pedreira Paulo Leminski

Pedreira que os curitibanos reclamam não abrigar mais shows, como antigamente... mas a beleza dos paredões de pedra continua lá!

Ainda tem fôlego? Então continue subindo!! A subida é íngreme, mas lá em cima você pode escolher ir para:

Ponto #7 opção 1: Parque Tingui
Esse caminho é mais longo que a opção abaixo!


O parque que abriga o Memorial Ucraniano. Para essa opção, siga pela ciclovia. Você vai descer, passando por uma região não muito habitada... mas a ciclovia chega direitinho no parque.
De lá, da pra ir (dessa vez sem ciclovia) até o Parque Barigui - um dos maiores parques de Curitiba, e lugar onde muitos curitibanos vão passar o domingo.

ou ir para:

Ponto #7 opção 2: Parque Tanguá

Para chegar no Tanguá, logo depois de subir da Pedreira, você deve entrar à direita, saindo da ciclovia. Seguindo por essa rua e depois descendo, você chega no Tanguá, lugar lindo para assistir o pôr-do-sol e finalizar seu passeio!



Claro que depois disso tem a volta! Não esqueça de guardar energias para voltar!! E aproveite para, entre o São Lourenço e o Bosque do Papa, encontrar um barzinho pra tomar um quentão para esquentar ou uma cervejinha para refrescar (mas só 1, ok? nada de pedalar bêbado depois disso!! ;) hehe)

Boa pedalada!!

Comentários(2)

2 Response to "Cicloturismo em Curitiba"

  1. Jorge Ramiro, on dezembro 31, 2012 said:
    Este comentário foi removido pelo autor.
  2. Jorge Ramiro, on dezembro 31, 2012 said:

    Bela viagem, cuanod eu era jovem eu gostava de viajar de bicicleta. Eu viajei por todo o mundo, América, África, Europa. Agora eu tenho alguns restaurantes em sao paulo e faço outras viagens.