O dia mais longo do mundo - ou - Getting to know Bogotá

Depois de passar pela Argentina, pois meu aviao saía de Buenos Aires... essa história é da Bárbara rumo a Bogota...

21 de março:

2h30 (sim, da manha!!) - acordei
3hs - o carro da empresa de onibus que faz o transporte BsAs - Ezeiza (aeroporto) passou para me buscar
3h20 - cheguei na empresa de onibus
4hs - o onibus saiu rumo ao aeroporto
4h40 - cheguei ao aeroporto internacional de Ezeiza

No aeroporto... check in, despachar malas, pagamento das taxas aeroportuárias, fazer uma horinha...

5h55 - entrei no portao 3
Ali dentro: passar as malas nos detectores... uma fila gigantesca para imigraçao (difícil sair de um país... :P )

7hs - já dentro do aviao TACA rumo a Lima - Peru ---- decolamos!!!

Se nao fosse pelas nuvens, veria a Cordilheira dos Andes... :(

Quase chegando no Peru, as "azafatas" (aeromoças) oferecem algo para beber... escolho um refrigerante amarelo... era a tal Inca Cola, tipicamente peruano e doce (as crianças peruanas devem amar)

Em Lima, 2hs no aeroporto fazendo hora, vendo as lojinhas, provando chocolates com graos de café dentro (muito bons)

10h55 (horário peruano, ou seja, 2hs menos que o Brasil) - aviao Lima - Bogotá decola!!

De novo as malditas nuvens... queria ver a Amazonia!!! (só deu pra ver uns pedacinhos do "mar-de-verde" com seus gigantescos rios)

14hs (horário colombiano... o mesmo do Peru) - chegamos em Bogotá

1h na fila de imigraçao, carimbo no passaporte e... rua!!

15hs (Colombian time) - saio do aeroporto e encontro a Alejandra (nossa trainee colombiana em POA) e a Juliana (minha companheira de trabalho de junho em diante em SP) estao me esperando!! :D

Junto comigo chega a Adriana, costa-riquenha que vai trabalhar numa ONG em POA depois da conferencia na Colombia (e em Bogotá vai ficar na casa da Aleja)

Vou com a Juli pra casa dela, deixo as malas... e vamos para o escritório do MC (direçao nacional da AIESEC Colombia)

Lá, conheço o pessoal que foi eleito pro MC da Colombia 06-07 - Sergio, Felipe e Jennifer... eles tavam combinando de ir passear no centro e, obviamente, as estrangeiras (eu e a costa-riquenha) se juntam a eles...

18hs (a partir de agora, sempre no horário colombiano) - estamos no "transmilenio" rumo ao centro...

*** que sistema de transportes inteligente... paga-se ao entrar pela roleta em cada estaçao... e é possivel trocar de bus quantas vezes quizer, o que faz com que seja possivel ir de qualquer lugar a qualquer lugar dentro de Bogotá (e tudo isso por apenas 1200 pesos!! - sem sustos... pra fazer a conversao peso colombiano - real é preciso cortar 3 zeros... ou seja, custa R$ 1,20)

No centro de Bogotá, conhecemos a Plaza Bolivar (onde está a catedral, o palácio de governo, etc... é uma praça grande e bonita... e à noite, bem tranquila)

Aliás... eu jamais me imaginaria caminhando à noite em Bogotá (pareceria perigoso, nao?)... entao, surpreendentemente estava eu, das 18hs as 20hs caminhando pelo centro, conhecendo Bogotá, uma cidade de aproximadamente 7 milhoes de habitantes... na maior tranquilidade... as ruas do centro bastante policiadas (principalmente nas proximidades da casa do presidente)

Andamos também por "La Candelaria", o bairro mais antigo da cidade, com construçoes de estilo colonial, ruas estreitas (por algumas nao passam carros)... muito estiloso ;)
Nesse bairro está a praça "El Chorro" que foi onde começou a cidade de Bogotá

Ali sentamos num bar... comemos e eu tomei suco de "lulo" (é uma fruta tipica da colombia)

Também fomos até a Universidade Los Andes, que fica bem pertinho das montanhas (Bogotá fica ao pé de umas montanhas) e de onde se via grande parte da cidade, com suas luzes... muito bonito :D

Bom... e a aventura começou quando saimos do bar e resolvemos ir pra casa... obviamente as estrangeiras (eu e a Adriana) nao sabiamos chegar em casa...
Entao, tomamos (todos os 5) o transmilenio (lotado!!) rumo a casa onde a Adri estava hospedada...
Depois de mais de 30min, deixamos ela na estaçao e voltamos (todos os 4) a tomar o transmilenio em direçao a casa da Juli (onde eu devia descer) - 30min até o centro e mais uns 40m até a minha estaçao (parando em todas as estaçoes, porque tomamos justamente o onibus que para em TODAS!!)
O fato é que cada uma das casas era muuuuito longe (e cada uma pra um lado diferente da cidade)
Ou seja, tivemos uma viagem incrível, passeando por toda Bogotá, "getting to know Bogotá deeply"... conhecendo cada cantinho da cidade (e tudo isso por apenas 1200 pesos!! hehehe)

E acabei chegando em casa a meia noite (horario colombiano)

Como a Colombia está 2hs atrás do Brasil, no Brasil já seria mais de 2h30 da manha quando eu fui dormir... ou seja, já fazia 24hs que eu estava acordada... e havia atravessado todo o continente sul-americano nesse espaço de tempo... que aventura!!

Gracias, amigos colombianos, por el reception y por el increíble "getting-to-know Bogotá"!!

Comentários (1)comentários

1 Response to "O dia mais longo do mundo - ou - Getting to know Bogotá"

1. Anônimo, on abril 17, 2006 said:

INCA KOLA
    ou INKA COLA
    só sei que tem um K no meio. eu só nao entendi porque é cola, já que é sabor baunilha (ou amarelo, como queira).