Aprendendo Tcheco

Várias pessoas me perguntam sobre o idioma daqui...

Sim, é dificil!
Nao, eu ainda nao entendo o que as pessoas falam!
Sim, eu quero aprender!

Ainda estou na fase "analfabeta", onde nao consigo ler o que está escrito (quer dizer, ler até dá, porque já sei como se pronunciam as letras e os acentos, mas nao entendo nada) e fico tentando decifrar palavras e adivinhar o que elas querem dizer...

Mas estou tentando aprender...

Os primeiros passos:

Passo 1:
Um dos guris do meu time me deu um livro de presente!
O livro se chama "Moj prvni farma", que significa "Minha primeira fazenda" e tem desenhos de varios bichinhos, frutas e verduras com os respectivos nomes...
Já sei dizer "pato", "galinha", "cebola", "tomate"... e coisas assim
útil nao? :)

(agora com foto do meu livro)

Passo 2:
Segunda-feira tive meu primeiro dialogo em tcheco. Foi assim:

(Barbara quer comprar uma coca-cola. Se aproxima da barraquinha onde vendem refrigerantes e diz:)
- Coca-cola, prosím (que significa "coca cola, por favor!")
(Tio da barraquinha entrega uma coca cola para Barbara. A coca cola está quente. Barbara pergunta:)
- Ledová? (que significa: "gelada?")
(Tio da barraquinha diz "Ne" - que significa "nao" - e balanca a cabeca negativamente)
(Barbara balanca a cabeca negativamente como quem nao quer a coca cola quente e diz:)
- Diky (que significa "obrigada")

Viu? Podem se orgulhar de mim! hahahahahaha

Passo 3:
Comprei um livro "Czech for Foreigners" (tcheco para estrangeiros) por algo como 27 reais e comecei a estudar pelo livro
Já sei dizer "Eu sou a Barbara, do Brasil"
(licoes iniciais sao idiotas em todos os idiomas... espero chegar logo em coisas mais interessantes como as 7 declinacoes para cada palavra ou os 12 ou 13 tipos de palavras que eles tem e todas as suas formas de fazer plural a partir de cada tipo de palavra)

Assim que eu aprenda mais, conto novidades...
(ou quem sabe coloco um post em tcheco :D)

Comentários(10)

10 Response to "Aprendendo Tcheco"

  1. Anônimo, on julho 21, 2007 said:

    Estás indo muito bem.
    Coca cola quente tu já sabes comprar.
    Que tal agora um big-mac gelado?...

    Beijão,
    Cesar.

  2. Débora, on julho 22, 2007 said:

    q maximo, entao eu presenciei teu primeiro dialogo em tcheco?? =)
    mas teve tambem aquele do sorvete entre nos duas, q eu nao lembro como foi mas era em tcheco tb, nao?

  3. Bárbara, on julho 23, 2007 said:

    Cecé... que bom que eu nao gosto de big-mac, assim nao corro o risco :P

    sim, Dé, tu tava no meu primeiro dialogo! :)
    qual foi o do sorvete? esse eu nao me lembro... :P

  4. Anônimo, on julho 29, 2007 said:

    Oi, de noticias pode até ser em checo, bjus lulu

  5. CONSULTOR FINANCEIRO, on abril 25, 2009 said:

    ola tudo bem? é um idioma complicado mesmo... sou neto de Tchecos.Minha avó é de Praga.Legal voce querer aprender outro idioma
    aqui vai uma frase
    se vc estiver apaixonada diga
    "miluji te" - eu te amo em tcheco
    bjss
    Flavio Augusto Brajek

  6. André, on maio 24, 2009 said:

    Quero aprender tcheco.

  7. Unknown, on setembro 09, 2010 said:

    Olá, tudo bem? Alguém conhece algum livro no qual se possa começar a aprender tcheco para total iniciantes? Tô interessada no idioma, mas é super difícil achar qq material.
    Valeu!:-)
    Shirley

  8. Anônimo, on fevereiro 18, 2011 said:

    Oi, a quem interessar, há uma coleção interessante em inglês para auto-didatas, "Teach Yourself". Busque por Teach Yourself Czech no site do Amazon.

  9. Anônimo, on março 05, 2011 said:

    oooi, eu sou louca pela r.t *-* tenho muitos amigos lá, e quero muito aprender...apesar de eu ja saber bastante coisa...

  10. Unknown, on outubro 10, 2016 said:

    Novidades? Estou um mes aqui, sei muitas palabras mas quase não monto frases...