Alfabeto Cirílico

Ler meu blog tambem é cultura...
Aqui já ensinei a falar tcheco, a fazer bonecos de neve...

agora vou ensinar a ler cirílico :)

Cirílico é o alfabeto usado para algumas das linguas eslavas (como o russo, o bulgaro, o servio, o macedonio)... e, como eu estava na Macedonia, todas as coisas na rua e em todos os lugares estavam escritas com essas letrinhas interessantes...

Imagina que tu ta andando na rua e ve uma placa assim:


A primeira vista, PECTOPAH parece algo totalmente diferente... ai quando tu comeca a ler o som das letras
P = R
E = E
C = S
T = T
O = O
P = R
A = A
H = N
Sim!! Era um RESTORAN :) Facil ne? hehehe

Dificil era lembrar o som que cada uma das letras tem e demorado era ficar lendo que nem crianca de 1a serie...

E o mais engracado era que varias palavras se parecem com tcheco... entao quando eu conseguia traduzir o alfabeto, eu ate entendia o que significava!! :)

Mais uma foto divertida...

(sim, isso eh IOGURT!!!)

Tambem foi divertido quando eu vi escrito "ЕуРО"
Como tu leria isso?? Sim!! é EURO :)

Mas a moeda deles nao é euro, e sim ДЕНАР (denar)
e o pais se chama МАКЕДОНИЈА (Makedonija - se le Makedonia)

Espero que tenham gostado da aula de hoje... :)

Para saber mais: wikipedia

Comentários (1)comentários

1 Response to "Alfabeto Cirílico"

  1. Luciano França, on fevereiro 26, 2011 said:

    Legal, música dos engenheiros do Hawaii!!

    luciano.franca@fatec.sp.gov.br