Christmas Trip

Um pouco atrasada, mas a historia ainda vale a pena ser contada...

Essa é a saga das brasileiras no Natal e Ano Novo no Leste Europeu...

Capitulo 1. 20.12 -
Bratislava (ou 3 paises em 1 dia)

5hs da manha - rodoviaria de Praga, esperando a Dé chegar da Alemanha Café da manha no escritório
7hs - trem rumo a Eslovaquia Passamos umas 8hs em Bratislava... tempo suficiente pra ver o centro, o castelo, o Danubio... andar pelo mercado de Natal, tomar punč, comer halušky (comida tipica eslovaca)... e terminar o dia numa casa de chá pra se esquentar (Bratislava já foi descrita aqui)

20hs - onibus pra Budapest
23hs - chegada em Budapest, metro sem pagar (porque nao descobrimos como comprar passagem)... chegamos na casa da Carol e da Vesna (brasileira e servia), que nos receberam super bem e nos hospedaram la

Capitulo 2. 21 e 22.12 -
Budapest

Duas cidades (Buda e Peste) separadas por um rio, que se unem por suas pontes, se fazem uma só por seu estilo, se fundem e se concretizam pela palavra que as descreve... IMPONENTE

Se pudesse escolher uma só palavra pra descrever a cidade, seria essa: imponente!

Seus predios gigantes e cinzas se erguem na cidade, derramam sua sombra sobre quem passa e fazem a gente se sentir pequenininho...

Nosso primeiro dia em Budapeste foi de caminhar, caminhar e caminhar... cruzamos a ponte das correntes, majestosa, imponente, com seus leoes-guardioes que, maiores do que a gente, nos intimidavam diante da vista do castelo...

No bairro do castelo, num morro as margens do rio, caminhamos pelas casas, predios historicos, o "Fisherman's Bastion"... e observamos a vista da vizinha Peste...
Ja de volta ao centro, sentamos num banco qualquer a 6 graus negativos na rua, pra almocar... Tambem entramos na catedral, pra nos esquentar e voltar a sentir a ponta dos dedos...

E depois andamos pela rua que é patrimonio da Unesco, com todos os seus museus, operas, casas antigas... até chegar na Praca dos Herois, que, já iluminada pelas luzes noturnas, fazia com que os herois se impusessem sobre a gente...

Ainda deu tempo de passar pelo mercado de Natal, tomar um vinho quente... e caminhar pelas margens do Danubio pra ver as luzes do castelo, das igrejas e do Parlamento...

Uma coisa legal de Budapeste é que os predios grandes e imponentes sao bem proximos do rio, entao parece que eles sao ainda maiores...

Na noite de Budapeste, fomos a uma festa de trainees, a convite de nossa anfitria servia.

No dia seguinte, caminhamos pelo centro, vendo os predios cinzas e a cidade cinza... andamos sem rumo pra nos perder e voltar a nos encontrar... cantamos musicas brasileiras, falamos das nossas impressoes...

Se Bratislava e Praga sao aquelas duas irmas... entao Budapeste é a prima que nao usa maquiagem, nao usa salto, nao usa vestido... tem personalidade forte, impoe sua opiniao... é admirada e respeitada por isso, mas nao é popular nem a queridinha dos avós...

Budapeste nao tem tanto turista nas ruas... caminhar por lá é tranquilo (nao é a loucura da praca central de Praga, na frente do relogio astronomico, nao é o movimento incessante de turistas da Charles Bridge)... e as pessoas, por mais que nao falem uma palavra de ingles, conversam contigo (sim! em Hungaro!! claro que a gente nao entendia nada... mas dava pra ver que eles queriam vender nas lojas, queriam se comunicar, queriam nos explicar as coisas)

15hs - onibus para o proximo pais: Romenia!!

Capitulo 3. 22 e 23.12 - Oradea

Chegamos a noite e já caimos de cabeca nas tradicoes natalinas romenas... saimos com um bando de gente pra cantar musicas de Natal de casa em casa, para as familias das pessoas que nos acompanhavam...

Em cada casa, cantoria regada a muito vinho e comidas natalinas... a diversao durou até umas 4hs da manha e a gente terminou a noite já sabendo cantar "Dom, Dom, sa-naltam"

No dia seguinte, passeio pela cidade... ver o centro de Oradea, os predios bonitinhos, subir num morro e ver a cidade de cima... e embarcar pra proxima aventura: um trem noturo com conexao de 2hs em uma estacao de trem congelante (a 6 graus negativos) e a segunda parte da viagem em um trem sem calefacao... :S

Capitulo 4 - Sibiu

Sibiu parece cidade de contos de fadas. Vilarejo medieval, com casinhas de bonecas cobertas de branco... com todo esse encanto, so podia ser capital cultural Europeia :)

Nossa anfitria, a Irina, mora bem no centro, no meio das 2 pracas principais da cidade (piata mare e piata mica)... da janela da casa dela dava pra ver uma igreja, o movimento da praca e umas arvores branquinhas de gelo!

O dia 24 foi de passear pela cidade, subir na torre do centro da cidade pra ver os telhadinhos cobertos de neve de cima, subir e descer ruas medievais, caminhar acompanhando o muro que cercava a cidade durante a Idade Media e ver a decoracao natalina feita com tochas de fogo nas ruas do centro da cidade... ...isso porque na Romenia o Natal é comemorado no dia 25... entao o dia 24 foi meio estranho... porque pra gente era Natal, mas pro lugar onde estávamos nao...

Capitulo 5 - Natal

O Natal de verdade foi quando acordamos no dia 25 e fomos almocar com a familia da Irina. Pinheirinho, presentes (nos ate ganhamos presentes!) e muita, muita comida... Mamaliga, sarmale e tudo mais que a cozinha romena tem pra oferecer!

E o mais legal eram os pais e a avó da Irina que tentavam conversar com a gente - em romeno, claro! - e que nos enchiam de perguntas e faziam a Irina falar portugues :)

Aprendizado do dia: é mais facil se entender com romenos que nao falam ingles falando portugues - tem muita palavra parecida...
(e agora eu entendo porque a Irina aprendeu portugues tao rapido no Brasil... se eu morasse na Romenia e nao na Republica Tcheca, tambem já taria falando a lingua nativa)

Na noite do dia 25 tambem fomos a missa (na igreja catolica) e caminhamos pela praca iluminada pelas tochas...

Capitulo 6. 26.12 - Bilea (ou Hiking na Neve)

Nesse dia fomos caminhar em uma montanha coberta de neve... foram umas 6hs com neve até os joelhos, pés congelados e uma vista maravilhosa das montanhas, vales, pedras, neve, gelo...
Cansativo... mas a paisagem valeu muito a pena!

Capitulo 7. 27 - 29.12 - Brasov, Bran e Sinaia

Fomos visitar o Adrian (um amigo que esteve na AIESEC Porto Alegre em 2005)... fomos super bem recebidas por ele e sua familia (hospitalidade parece ser um ponto forte dos romenos)

O Adrian foi nosso guia turistico durante esses 2 dias e meio... e nos levou pra conhecer o castelo do Dracula, em Bran...

...nos mostrou as belezas de Brasov durante a noite...

E a gente descobriu que city-tour noturno pode ser muito legal... :)

Andamos pela cidade com uma camada branca cobrindo as ruas, pracas, arvores, casas... e refletindo as luzes de Natal... vimos as ruas e casas medievais, andamos ao redor do muro que servia de fortaleza pra cidade la pelos anos 1400...

subimos nas torres de observacao, de onde eles podiam avistar inimigos se aproximando... e a gente avistou toda a cidade antiga, com telhados brancos...

vimos a Catedral Negra, a praca central, o mercado de Natal... andamos pelo bosque branco, escorregamos no chao coberto de gelo...

Brasov é maior que Sibiu, mais cidade... tambem tem um pouco do ar de conto de fadas, por suas casas medievais... mas tem a parte mais nova, do outro lado da montanha...

Interessante pensar que a parte antiga da cidade é mais antiga que o Brasil!! Interessante como os paises do leste europeu tem as fronteiras definidas e sao reconhecidos como paises há muito menos tempo do que o Brasil... mas eles tem uma historia muito mais antiga!!

Tambem conhecemos Sinaia, onde entramos no castelo mais luxuoso que eu já vi... carpetes, moveis, decoracao no teto e nas paredes, armas... e por fora ele era como os castelos que a gente imagina quando pensa em castelo de desenho animado...

No dia 29, passamos a manha caminhando em Brasov... vimos a cidade de dia e a sujeira da neve do dia-a-dia... Neve é bonita de noite, em foto ou em montanha onde nao passa muita gente e carro... na cidade ela se mistura com areia, fica suja, gruda na barra da calca jeans e deixa molhado onibus, trams e todos os lugares onde tu entra...

Mas Brasov valeu muito a pena... por conhecer todos esses lugares e tambem pro rever o Adrian!

Capitulo 8 - Brasil na Romenia :)

Na Romenia me senti muito mais em casa do que na maioria dos paises da Europa... pela lingua, por ver nas ruas coisas que se ve no Brasil mas nao tem aqui (inclusive carros buzinando, sujeira e pessoas pedindo esmola), por as pessoas serem mais abertas... mas principalmente pelo interesse que eles tinham no Brasil!!
Todas as vezes que saimos com os amigos da Irina eles vinham falar com a gente, fazer perguntas... e se interessavam genuinamente nas respostas e se empolgavam muito com o Brasil!

Fizemos até uma noite brasileira, dancamos musica brasileira e assistimos filme brasileiro... falamos de varias coisas sobre o Brasil (eles perguntavam coisas realmente interessantes) e fizemos carreteiro, estrogonof, pudim e caipirinha...
(o mais legal foi o desafio da sobremesa: primeiro achar um doce que nao precisasse de leite condensado... e depois cozinhar o pudim numa panela, porque forma de pudim nao existe lá!)

Capitulo 9. 30.12 - Patinis (ou Brincando nas Montanhas)

Fomos de novo pras montanhas... dessa vez pra escorregar nos morros gelados, sentada em pedacos de plastico... divertido... e perigoso!! (a De tava descendo e um cara veio mais rapido que ela e deu uma patada nas costas dela... a coitadinha ficou com os labios roxos e sem ar...)

Mas valeu pela paisagem de fundo de tela do computador :)

Capitulo 10. Ano Novo

Nossa reflexao de ano novo (minha e da Dé) foi caminhar pelas ruazinhas de Sibiu, conversando... sentar num balanco numa pracinha e cantar muitas musicas brasileiras enquanto a gente se embalava... falar de todas as coisas legais que fizemos nesse ano, todas as viagens, todos os paises, todas as pessoas que conhecemos... falar de como nossa "casa" muda de lugar rapido, de como essa gente toda que encontramos nesse ano talvez nunca mais a gente veja, talvez a gente encontre mais cedo do que imaginamos... muito legal compartilhar tantas reflexoes e pensamentos com a minha maninha preferida! :)

A comemoracao de ano novo teve... ...show da Loredana na praca central (dancamos "Le Le" na Piata Mare), 2 rounds de fogos de artificio, varios amigos romenos da Irina passando ano novo com a gente no apartamento dela, comida, bebida, frio (uns 6 graus negativos de novo), neve no telhado, dancar musica brasileira, brincar de mimica ate as 6h da manha... e ir dormir com neve caindo no telhado e deixando tudo branquinho!

Capitulo 11. O inicio do fim...

A hora de ir embora de Sibiu parecia cena final de filme... final de tarde, as luzes da cidade acesas, neve caindo e cobrindo todo o chao... e a gente dando tchauzinho e indo pra estacao de trem...
Ficaram boas memorias da cidade de boneca coberta de branco...

Capitulo 12. Budapeste (ou o dia mais random do ano)

Como era no caminho, passamos mais um dia em Budapeste - dessa vez sem parar pra dormir, so passear durante o dia...

O dia mais random do ano comecou quando chegamos na estacao de onibus e tentamos descobrir como chegar na Citadela - lugar que queriamos visitar... como nao encontramos nenhum transporte que nos levasse pra lá, a Debora sugeriu: "Mana, se a gente pegar o tram numero 1, a gente pode ir pro parque..."

Resultado: duas brasileiras com neve até as canelas, as 7 da manha num parque

(e a moral da historia: "se tu nao consegue chegar no teu destino, vai pra onde o transporte te leva")

Ainda no parque nos divertimos vendo os patos sem pata (ate descorbir que eles dormem em uma pata so), a neve jogada no lixo, o lago de agua morna onde a gente iria morar no inverno se fossemos patas...
...e ai pra completar fizemos um bonequinho de neve que levamos pra passear pelas ruas da cidade...

...e finalmente voltamos pra Praga :)

e assim termina a saga das brasileiras em seu primeiro Natal e Ano Novo na neve...

Comentários (1)comentários

1 Response to "Christmas Trip"

1. Débora, on março 31, 2008 said:

aeee, antes tarde do que nunca! Ainda morro de rir do "dia mais random do mundo" hehehe
    bom, mana... Caraguá/RJ em 2006, Eslovaquia/Hungria/Romenia em 2007... e a Christmas trip de 2008, vai ser pra onde?? :D