Salvador...

Eu tava com uma saudade de praia... queria tomar banho de mar, queria a sensação de sal e areia no corpo, queria o cabelo bagunçado com a brisa do mar... queria férias de verdade!! Pra isso, fui passar 5 dias em Salvador :D

E levei comigo 1 tcheca, 1 eslovaca e 1 polonesa (Petra, Tina e Anula)... pra elas conhecerem um pouquinho mais do Brasil... daquele Brasil que não tá nos cartões postais ou nos noticiários que elas têm lá... pra elas viverem cultura brasileira, pra experimentarem vida de brasileiro e não de turista gringo no Brasil...

Dia 1 - Ondina-Barra e Pelô
Depois de 1h de ônibus do aeroporto até a cidade, deixamos as malas na casa da Pat (da AIESEC Salvador) e fomos caminhar... de Ondina até a Barra... com muitas fotos no caminho

Açaí com cupuaçu, farol da barra, fim de tarde sentadas atrás do farol (não teve por do sol por causa das nuvens), caminhada até o Porto da Barra, colocar os pés no mar...

Aí subimos pro Pelourinho... era terça-feira, dia de "terça da bença", quando o Terreiro de Jesus se enche de barraquinhas vendendo acarajé e todas as "roskas" de frutas das mais variadas... além de ter palco com atrações musicais...

Caminhada pelas ladeiras do pelô, acarajé com vatapá e caruru, "roskas" (caipirinha) de acerola, caju, maracujá e umbu-cajá... uma passadinha por um sambão e terminar a noite comendo sorvete de graviola e cupuaçu no alto do Elevador Lacerda

Dia 2 - Praia, Mercado Modelo, Bonfim e Ribeira
Começamos no Porto da Barra, onde aproveitamos a praia até começar a chuva... (a Petra e o Felipe até entraram na água)... aí subimos a ladeira da Barra até o Campo Grande. Lá, tomamos água de coco enquanto conversávamos sentadas na praça.

De tarde, um passeio pelo Mercado Modelo, perguntando preços e pechinchando... uma passadinha pelo subsolo do mercado onde os escravos eram "guardados" na época colonial...

e daí subir o Elevador Lacerda pra sentar lá em cima e comer pinha, goiaba, doce de leite e tomar suco de cajá e cupuaçu

Depois, pegar o ônibus até o Bonfim... entrar na igreja, comprar fitinhas... e caminhar pela orla até a Ribeira, onde, depois de provar todos os sabores mais diferentes, escolher 2 e tomar um sorvete gigante na sorveteria mais famosa da cidade

De lá, pegar um ônibus que cruzou toda a cidade pra chegar até a Dinha, lugar ideal pra sentar com os amigos, jogar conversa fora e, claro, comer o acarajé mais famoso de Salvador (no meu caso, acompanhado de um suco de cacau com leite) - e foi aí que as gurias descobriram que cacau é uma fruta!

Dia 3 - Itaparica
Taí um lugar que eu ainda não conhecia e queria muito visitar...

Pegamos a lancha em direção à ilha, coom um tempo meio feio e fechado... depois de uns 40min sacolejando com as ondas, chegamos a Itaparica. Fomos até a casa da tia do Felipe (foi ele que nos levou pra lá) e de lá rumamos para a praia (não sem antes passar pela Bica e tomar a famosa "água fina, que faz velha virar menina")

A praia tava deserta... e a maré baixa desenhava pedaços de azul no meio dos bancos de areia... e o vento que levantava vestidos e cangas fazia a praia parecer cenário de filme, daqueles que os personagens-desbravadores caminham vencendo o vento, com lenços esvoaçantes...

Apesar do clima não ser muito convidativo, o banho de mar tava muito bom! Só era preciso tomar o cuidado de deixar as roupas em um lugar não muito próximo da água, já que a maré subia rápido e logo logo o lugar que antes parecia seguro, já estava debaixo dágua...

Caminhar na praia, catar conchinhas, andar ao pôr-do-sol e sentar pra ver o céu colorir todo o cenário...

e depois voltar pra casa da tia do Felipe, pra comer siri (sim! o bicho inteiro! imagina a cara das gringas quando olharam pros sirizinhos observando-as de dentro da panela) e mariscada

Ao anoitecer, pegar o ferry boat de volta pra Salvador, comendo cocada de maracujá, banana e goiaba no caminho... e aí rumar pra Barra, pra aproveitar a noite...

O barzinho tinha música ao vivo, caipirinha, suco de umbu... também tinha uma mesa do lado comemorando aniversário - e nos convidando pro bolo! (cantamos parabéns em tcheco, polones e "gauches" pra aniversariante) Também dava pra pedir música, cantar junto e até fazer uma canja no palco (não nós, mas teve um cara que foi tocar uma lá...)

Me senti muito em casa... cantando música brasileira, na beira da praia, tomando caipirinha com vista pro Farol da Barra iluminado... e vendo o pessoal interagir no bar, a cantora tocando nossos pedidos, o gerente deixando a gente entrar de graça (sem pagar couver) porque negociamos com ele... me senti muito "local", quase baiana ;)

Dia 4 - Praia da Paciência e Passar a Tarde em Itapuã
Sol! Caminhar de "casa" até onde as gurias tavam... como o dia tava bonito e o sol emoldurava o mar e os coqueiros formando as fotos típicas de cartão postal, resolvemos ir pra praia... Praia da Paciência!
Fotos, banho em uma piscina que se formou no meio das pedras... nos despedimos da Tina, que ia embora antes de nós, e fomos pra Itapuã

Passamos a tarde em Itapuã... caminhada na areia da praia, caipirinha a 2 reais...

Ouvimos o mar de Itapuã, tiramos fotos, entramos na água...

e quando o sol que ardia em Itapuã resolveu baixar e mergulhar no horizonte... falamos de amor em Itapuã... ;)

Na hora da fome, caldo de sururu, carne de sol com farofa e mais caipirinha... e rumamos mais uma vez para o Pelô!

Compra de lembrancinhas, comer tapioca e tomar suco de graviola... loja de intrumentos musicais: pandeiro, cabuletê, berimbau... o vendedor fez um sambinha pra gente... e na rua os meninos também batucavam... subimos e descemos ladeiras até as gurias estarem satisfeitas com os presentinhos que compraram...

Dia 5 - Mais uma vez Itaparica
Como o dia tava mais bonito e a previsão era de sol, pegamos a lancha pra ilha mais uma vez... dessa vez só eu e a Anula, já que a Petra também foi embora antes de nós...

Chegada no municipio de Vera Cruz (a ilha tem 2 municipios: Vera Cruz e Itaparica... e várias praias em cada um), kombi até a entrada pras praias, caminhada até Ponta de Areia... e uma visão de paraíso...
Areias brancas, mar azulzinho, calmo, sem ondas... coqueiros, sol, ceu azul... sorria! sim... essa é a Bahia! :)

Banho de mar, abará, água de coco... nadar até não dar pé, lá onde ficam os barquinhos... banho de sol, caminhada... andar pelos bancos de areia e as piscinas de água do mar... barquinhos na praia, junto com meninos que treinam acrobacias de capoeira... cadeiras de palha, rede... sentar embaixo do guarda sol de palha, com os pés na areia branquinha e vista pro mar...

Mais banho de mar, mais água de coco... deitar na areia e deixar a tarde passar... e pra terminar nossas férias em Salvador, um sol alaranjado-rosa que mergulhou no mar...

Última noite em Salvador, mais uma vez na Dinha... as palavras da Anula: "vou sentir saudade desse caos" Eu também!

Comentários (1)comentários

1 Response to "Salvador..."

1. Rob, on setembro 19, 2008 said:

Que legal - eu poso apprender portugues aqui!