Brasileiros em Budapeste

Tem muitos brasileiros (e gauchos!!) aqui em Budapeste agora... então às vezes eu até esqueço que não to no Brasil... Foram vários os eventos que me fizeram sentir em casa nessas últimas semanas...

Janta Gaucha

Cozinhamos carreteiro (que, com linguiça húngara, ficou meio laranja e esquisito, mas ficou bom assim mesmo), comemos negrinho, e, como agora temos um violeiro profissional por aqui (e gaucho, ainda por cima!!), cantamos todas as musicas gauderias... de "ceu, sol, sul" a "vaquinha preta", passando por "amigo punk", todos os clássicos do rock gaucho e todos os nossos "hinos".




No fim da noite, depois de vários vinhos húngaros, a criatividade era tanta que um dos guris até inventou uma música nova: o "Blues do Guaiba Podre" ;)



(e o bairrismo da noite era tanto que depois, descrevendo quem tinha ido lá em casa pra janta, eu disse "foram todos os gauchos... ah, e tinha uns brasileiros também")

Chimarrão no Parlamento

Agora que tenho companhia pro chimas, tenho usado a cuia com bastante frequência... Um dia desses, resolvemos sentar na beira do Danúbio, na frente do Parlamento e aproveitar um céu lilás tomando mate...



(porque naquele dia, Budapeste não era cinza, era Lilás!)

Pelada na Ilha e Jogo do Brasil

Sábado os guris resolveram se reunir na Ilha Margit pra jogar bola... acho que eram mais de 15 brasileiros (ta, tinha uns colombianos e mexicanos também)... foi uma pelada digna de qualquer campinho brasileiro: goleirinha feita de chinelo, mochila, o que tivesse pela frente; time dos sem-camisa contra o time dos com-camisa... e as gurias na torcida ;) Rimos muito... tava com saudade das piadas e avacalhação brasileiras!

E depois do jogo deles, fomos num bar assistir o jogo do Brasil (contra o Uruguay, nas eliminatorias da copa)... com bandeira, camiseta do Brasil e tudo... fizemos festa, comemoramos, gritamos... parecia que estávamos no Brasil!

Mais chimarrão

E como gaucho que é gaucho não se mixa pra chuva, ontem enfrentamos a chuva, subimos até o distrito do castelo e sentamos no "Bastião dos Pescadores" (Fisherman´s Bastion) pra tomar chimarrão, admirar a vista de Pest lá de cima, falar da vida e fazer experimentos fotográficos com a minha câmera.




E no fim da tarde, o sol abriu uma fresta pelo meio das nuvens cinzentas, iluminou o parlamento, pintou o céu com um arco-íris e confirmou o que disse Chico Buarque...



..."Budapeste é amarela!"

Comentários(22)

22 Response to "Brasileiros em Budapeste"

  1. Cesar Basso, on junho 09, 2009 said:

    Só mesmo gaúchos morando em Budapest para fazer o Blues do Guaíba Podre... hehehe

    É a saudade da República Rio Grandense e do Brasil também.

    Beijão

  2. lulu, on junho 10, 2009 said:

    Oba, então vou poder me comunicar em gauches brasileiro com teus amigos, vou levar o velho barreiro e erva pro chima.
    bjos lulu

  3. Anônimo, on abril 20, 2010 said:

    Barbara,
    vou estar na epoca da copa em Budapest. os brasileiros se reunião em algum local especial para assitir aos jogos ?

    abs.
    roberto

  4. Anônimo, on maio 27, 2010 said:

    ola, sou brasileira e moro em londres ha 7 anos. penso em mudar para budapeste mas tenho receio por conta da lingua e emprego... como e a adptacao ai? e facil encontrar trampo? se voce puder me dar umas dicas eu agradeco. abraco, Flavia

  5. Bárbara, on maio 28, 2010 said:

    Roberto:
    Nao sei onde o pessoal vai se reunir (mas com certeza vao se juntar em algum lado)... me passa um e-mail teu e eu te escrevo com os contatos da galera de lá... assim tu ve com eles onde vai ser a festa brasuca da copa ;)

    Flávia:
    me passa um email e a gente conversa mais... :)

  6. Anônimo, on junho 26, 2010 said:

    Barbara,
    estamos em Budapest eu e mais 2 amigos - onde devemos ir assistir o jogo do Brasil dia 28 de junho?

    tatella@uol.com.br

  7. Anônimo, on junho 30, 2010 said:

    pessoal! bárbara! a partir de setembro, vou morar em budapeste por trabalho... sou italiano mas morei alguns anos em sampa... quero eu também saber se há bares onde se reúnem os brasileiros... podem me ajudar?
    obrigadoooooo

  8. Bárbara, on junho 30, 2010 said:

    tatella e anonimo italiano: quando eu tava lá em Budapeste, a gente ia ver os jogos num bar que se chama Champs (na Dohány Utca 20). Em horário de jogo do Brasil nesse bar provavelmente vai ter algum brasuca perdido ;)

    divirtam-se em Budapeste!

  9. Anônimo, on junho 30, 2010 said:

    obrigado, Barbara! vc mora ainda em budapeste, ou onde???
    ciao!

  10. Bárbara, on junho 30, 2010 said:

    não, não moro mais em Budapeste... to morando na Costa Rica agora :)

  11. Anônimo, on agosto 10, 2010 said:

    Oi Barbara,

    sou Manuella é moro no Brasil, gostaria de saber sobre intercâmbio, se possivel manda teu email para conversamos.Olha só o meu: manuellapaiva@hotmail.com
    abraço

  12. Anônimo, on outubro 16, 2010 said:

    Olá sou Brasileiro de Minas Gerais, mineirinho uai kkk...
    Estou em Budapest esta semana e gostaria de encontrar com Brasileiros, se possivel me mandem email no julio@bhlasershow.com.br

  13. Anônimo, on janeiro 06, 2011 said:

    Oiii, Sou brasileira tambem, mas nao do sul, do nordeste, Recife.
    Estou aqui de ferias e nem sei se volarei ao Brasil. Trabalho em navos de cruzeiros e meu noivo eh hungaro, vim visita-lo.
    Ouvi falar de uma comunidade brasileira aqui na Hungria e achei vcs.
    Manda noticias sobre qualquer evento que com certeza iremos.
    Um grande abraco.
    Waleska

    waleskaseixas@hotmail.com

  14. Anônimo, on janeiro 06, 2011 said:

    OI Sou de Recife e estou em Nagykoros, mas as vezes vamos ateh Budapeste visitar alguns amigos. Vcs se reunem em algum boteco ou kocsma (huahuahau) para falar das facanhas brasucas? Meu e-mail esta aberto para novos contatos.
    waleskaseixas@hotmail.com

  15. Luiza Moraes, on março 30, 2011 said:

    Oi Barbara!
    Tudo bem?
    Eu sou gaucha tambem, acabo de chegar de Budapeste. To pensando em voltar pra la, pra ficar um tempo. Se tu puder me dar umas dicas vou ficar muito agradecida. Meu email: luna_moraes@hotmail.com
    Bjo!

  16. Anônimo, on setembro 19, 2011 said:

    Trabalho em um restaurante hungaro aq em sao sebastiao do cai RS tenho muita vontade de conhecer a hungria mais tudos os caminhos me levam pra servia
    como e de trampo pra gauchos aiii???
    bj alessandro
    add sandro.triunfo@hotmail.com

  17. Anônimo, on outubro 01, 2011 said:

    Ola Barbara!!!

    Pretendo morar na Hungria breve. Gostaria de dicas pra trabalho ....
    Valeu!!!

    Meu email rkbneri25@hotmail.com

  18. Anônimo, on janeiro 18, 2012 said:

    Oi Barbara, tudo bem?
    Eu vi que vc nao mora mais na Hungria, mas sera que vc poderia me ajudar com umas duvidas? Eu namoro um hungaro aqui nos EUA e a ideai e mudarmos pra Budapeste no fim do ano. Pode me dar umas dicas? Trabalho? Aprender a lingua? Onde achar os brasileiros que estao por la hoje? Quanto tempo vc ficou la? Obrigada! Thais (thais@ksu.edu)

  19. Anônimo, on setembro 16, 2012 said:

    Galera tem alguem em Budapeste ainda? me mandem um email, estou querendo ir, mas queria contatos com brasileiros pra n ficar perdido
    Estarei indo em novembro 2012


    dj.bimbo@hotmail.com

  20. Anônimo, on janeiro 06, 2013 said:

    Essa música do guaiba podre já existe, viu.. é do Wander Wildner. Esse menino não é o compositor.

  21. BernaMonte, on fevereiro 04, 2013 said:

    Olà , sou brasileira de Manaus, mas moro em Roma. Estou indo em Budapest, para uma pequena ferias, do dia 19 ao 22 fevereiro, sozinha, gostaria de encontrar com brasileiros. Meu email è bernamonte@gmail.com.
    abraços

  22. Silvana, on março 28, 2016 said:

    Olá , eu sou a Silvana sou de São Paulo, estou morando em Budapeste a 40 dias , meu marido é húngaro , não falo a língua mas vou começar estudar no colégio de idiomas Miguel de Cervantes, quem estiver aqui por perto e quiser marcar uma reunião para fazermos novas amizades, será um prazer.