Viagem de Família

Pra terminar o ano, programamos uma viagem de família... papai, mamãe, titia e maninha, 3000km, 3 países...

1a parada: La Paloma, Uruguay
Eles vieram até o litoral uruguaio me encontrar. Aí fomos a La Paloma que, de acordo com meus amigos uruguaios, é a praia "mais família".
Uma casa charmosa, caminhadas na praia, chimarrão, frescobol, um passeio por La Pedrera e Costa Azul, várias partidas de canastra e um típico "asado uruguayo" na noite de Natal... elementos que alegraram nossa estadia nessa praia de águas frias ;)

"y yo ya no estoy aquí,
yo voy camino a La Paloma"

2a parada: Punta del Este e Piriápolis, Uruguay
O dia em Punta foi de chuva, então o programa mais divertido foi conhecer um Cassino e passear de carro pra ver as mansões da cidade mais "fashion" do litoral uruguaio.
No caminho pra Montevideo, passamos por Piriápolis, onde tomamos um café, comemos alfajores e colocamos os pés na água.

"la nuestra es agua de río mezclada con mar"

3a parada: Montevideo
O "dia e meio" na minha cidade teve:
...caminhada, pôr-do-sol e chimarrão na rambla
...passeio pela Ciudad Vieja, o porto, a Plaza Independencia
...fotos do típico cartão postal "puerta de la ciudadela + artigas + aquele edificio na frente da praça"
...tarde no prado, lagarteando na grama do parque
...um passeio pela noite montevideana (na boemia da ciudad vieja)
...uma passada rápida na feirinha que vende de tomates a coelhos, de camisetas a cuias
...churros e "banho de mar" na praia do Rio da Prata

"Al sur del sur hay un sitio (...)
el viento cruza la calle buscando abrigo"

4a parada: Colonia, Uruguay
Andar no centro histórico de Colonia é como se transportar a séculos passados...
As casinhas, os paralelepípedos das ruas, a praça principal, as lâmpadas antigas... tudo parece guardar segredos e mistérios do passado
A muralha, os canhões, o portão, a plaza de toros escondem as lutas entre portugueses e espanhóis que tanto estudamos no colégio
A rambla que acompanha o rio e a luz do pôr-do-sol acolhem e iluminam os turistas que vêm conhecer a cidade
E o passeio noturno pela parte antiga revela um lado ainda mais belo e charmoso dessa cidadezinha

5a parada: Santo Tome, Argentina
12 horas de viagem (em um carro com 5 pessoas), uma tentativa de cruzar uma fronteira que está bloqueada há 3 anos, quase 2 horas de fila na aduana, farofada no carro (sanduiches, bananas, refrigerante, alfajores, café), casas de câmbio fechadas por causa da "siesta", posto de gasolina que não aceita cartão nem dólares, algumas paradas para esticar as pernas, outras pra perguntar o caminho, várias tentativas frustradas de encontrar um hotel...
...mas um pôr-do-sol na estrada de tirar o fôlego; uma paisagem de campo, céu alaranjado e nuvens rosas depois de um dia cinza...
...e quando finalmente encontramos um hotel, tomamos vinho argentino e comemos empanadas na piscina!

"Nada es más simple,
No hay otra norma:
Nada se pierde,
Todo se transforma"

6a parada: Puerto Iguazu
Com certeza o auge da viagem... e a parada mais esperada também... conhecer as cataratas foi mesmo indescritivel!

* Puerto Iguazu
Uma cidadezinha pequena, totalmente focada no turismo... muitos hoteis, restaurantes, lojinhas... e um calor e uma umidade que deixavam a sensação de que estávamos sempre suando (até debaixo do chuveiro)

"lo que mata es la humedad
y hoy hace un tiempo, un tiempo de mierda"

* Itaipu e o lado brasileiro
Visitamos a maior usina hidroelétrica do mundo em geração de energia... fronteira entre Brasil e Paraguay, eletrecidade que alimenta 20% da energia brasileira e 90% da paraguaia.
Se na usina a quantidade de água já impressionou, que falar das cataratas...

O lado brasileiro oferece uma vista panorâmica das quedas (já que a maioria delas se encontra no territorio argentino). Passear pelo caminho do lado brasileiro, que vai costeando o rio, oferece diversas vistas lindíssimas das cataratas... a cada passo tínhamos que parar pra tirar mais fotos, porque a cada passo a vista ficava mais linda...
E no fim, fomos numa pontezinha que adentra o rio e coloca os visitantes em frente às cataratas... muito bom deixar que os respingos das quedas molhassem a gente!

Além das cataratas, os quatis dão um show a parte... eles estão por todo o parque e chegam bem pertinho dos visitantes...

* O lado argentino
Se o lado brasileiro é lindo, o argentino é "hermoso"! ;) Gostei ainda mais!
Se no lado brasileiro a vista panoramica encanta, no lado argentino a proximidade das quedas impressiona!
São vários caminhos diferentes...
... o "circuito inferior", que permite chegar "por baixo" nas cachoeiras... dá pra chegar pertinho, respirar, sentir, molhar...

... o "circuito superior"", que passa por cima das cataratas e oferece uma visão diferente: dá pra ver a água caindo lá embaixo e os diversos arco-iris que se formam...

... e, o melhor de todos, o passeio da "garganta do diabo" que, depois de mais de 1km cruzando o rio, chega até o meio dele, na boca do cânion, onde fica a maior das cataratas - a "Garganta do Diabo". Um "mirador" te leva na "epiglote" da garganta... tu fica em cima da queda, olhado para o maior volume de água que já vi caindo... e a força da queda levanta uma fumaça branca de água que faz "chover pra cima". É lindo, imponente, ensurdecedor... é uma quantidade incrível de água, é uma beleza indescritível...

* O lado argentino, versão 2
O mais legal do lado argentino é que, como o parque é enorme e tem muitas trilhas, caminhos e opções pra desfrutar das cataratas, 1 dia não é suficiente pra ver tudo... então eles te dão a opção de carimbar teu ingresso na saída e voltar no dia seguinte pela metade do preço. E eu e a Débora fomos!
... Fizemos a "trilha do Macuco"... mais de 7km (ida e volta) pela selva. E o prêmio pra quem vai até o fim: banho de cachoeira!!!

... Comemos nossos sanduiches num lugar com uma vista linda das cataratas
(pão de sanduiche: 3 reais; queijo em fatias: 2,50; entrada no parque com ingresso carimbado: 7,50; almoçar com vista pras cataratas: não tem preço!)
... Tiramos um cochilo deitadas na grama do parque... e, ao acordar, vimos um tucano igual aqueles de desenho animado!
... e fizemos um passeio de lancha que vai embaixo das cataratas!! Sim, entramos embaixo dágua!! Ver as quedas de baixo e tomar banho de catarata é o máximo!!

"Com certeza, você já se banhou na queda de uma cachoeira..
Sentindo a sensação da sua alma sendo purificada por inteira"

* A triple fronteira
Estávamos no ponto onde os rios Paraná e Iguaçu dividem Brasil, Argentina e Paraguai. Em cada um dos lados há um marco da "triple fronteira" e vista para os 2 outros lados.
Conhecemos o brasileiro e o argentino.
"Yo no sé de dónde soy,
mi casa está en la frontera

Y las fronteras se mueven,
como las banderas."

* Ciudad del Este
Como eu e a Dé optamos por um 2o dia no lado argentino das cataratas, não fomos ao Paraguay. Mas minha mãe e minha tia foram, se divertiram fazendo compras e voltaram com algumas aquisições paraguaias (para que? ;) hehe)

7a parada: Três de Maio e Ijuí
Na volta, por 3 minutos perdemos a balsa que nos levaria da Argentina de volta ao Brasil... e tivemos que esperar por 3 horas até a próxima num lugar no meio do nada, nas margens do Rio Uruguay. Pelo menos tínhamos tererê, empanadas e vista para o rio...

Já no Brasil, passamos em Três de Maio pra visitar meus tios... e dormimos em Ijuí, na casa da minha avó.

E no dia seguinte, viemos a São Leopoldo... não sem aventura, já que o temporal daquela segunda-feira lavou as encostas dos morros, bloqueou a pista em vários lugares, nos obrigou a pegar uns desvios que parecia que estávamos dirigindo dentro de um rio (e, depois que chegamos em casa sãos e salvos, descobrimos que foi essa mesma chuva que arrastou a ponte do Rio Jacuí e que a estrada pela qual fomos foi bloqueada logo depois que passamos)