Floripa

Toda vez que vou pra Florianópolis, volto dizendo "vou morar lá!"

É que a Ilha da Magia é incrível! São mais de 40 praias, várias trilhas, morros, muita natureza e, claro, muito mar!
Em fevereiro, passei 2 semanas lá... visitei 18 praias, fiz 4 trilhas, conheci a noite de Floripa, curti Maracatu no Carnaval e fui muito bem acolhida pelos meus "hosts" :)

...Ingleses, Santinho, Canasvieiras, Barra da Lagoa, Galheta, Mole, Lagoa, Caieira, Naufragados, Armação, Matadeiro, Lagoinha do Leste, Pântano do Sul, Ribeirão da Ilha, Rio Tavares, Campeche, Ilha do Campeche, Solidão...

Com vocês, um pouquinho dos meus preferidos...

Naufragados

A praia mais ao sul da ilha. Só se chega lá fazendo uma trilha de 50min, saindo da praia da Caieira da Barra do Sul, ou de barquinho.
Adoro essas praias sem civilização, onde não chega carro nem lixo... e as poucas pessoas que vão até lá entendem as "máximas" da natureza ("não deixe nada, apenas pegadas / não tire nada, apenas fotos / não leve nada, apenas lembranças")

Fizemos a trilha, que é bem fácil, e chegamos lá no escaldante sol do meio-dia. Pra nos proteger, encontramos uma grutinha no meio das pedras... e descansamos lá, na areia branquinha, até a hora de entrar no mar.

Lagoinha do Leste

Junto com Naufragados, minha praia preferida na ilha. Lá também só chega fazendo trilha.
Eu já tinha ido pela trilha que sai da praia do Pântano do Sul, mas dessa vez resolvemos tentar chegar pelo outro lado, a trilha que sai da praia do Matadeiro. É uma trilha bem mais longa, mais cansativa... mas tem uns momentos de vista do costão, das pedras, que compensa...

A chegada na Lagoinha do Leste tem uma vista linda... aproveitamos pra "almoçar" lá em cima das pedras...


Já na praia, dá pra escolher entre o banho gelado nas águas azuis de ondas fortes ou a tranquilidade da lagoinha (que dá nome à praia)...

O banho de lagoa, quentinho, também proporciona um ponto de vista interessante da praia...


Barra da Lagoa


Lá, pra mim, a grande atração é o fato de tu poder escolher entre o banho de mar ou o banho na barra da lagoa (o "riozinho" que forma onde a lagoa chega no mar), de água verdinha, em geral mais quente que a do mar...


O ruim da Barra é que a praia já tá tomada de turistas... e de milho, queijo na brasa, vendedores de tudo que é porcaria e lixo, muito lixo...

Mole

Adoro a cor da água da Praia Mole... e a moldura de pedras e morro ao redor da praia...

É a praia certa pra ver gente... cheia de jovens, surfistas, estrangeiros... animada pelos barzinhos que vendem cerveja na beira da praia e põe a galera pra dançar na areia...
Nas duas tardes que passei lá sozinha, fiz amizades ou encontrei conhecidos...

O ponto negativo da praia Mole: o mar é violento demais pra entrar na água! A solução? Caminhar até a praia ao lado (Praia da Galheta), que é uma praia de nudismo/naturismo (não obrigatório, pode ficar de biquini lá também!). Na Galheta, a cor do mar também é linda e é bem mais tranquilo de entrar na água (há até quem entre no mar pelado)


Ribeirão da Ilha

O lugar certo pra comer ostras e mariscos em restaurantes charmosinhos na beira do mar.

Também um bom lugar pra caminhar pelo passado, de casinhas coloridas e igrejinha colonial...

Ilha do Campeche

Saindo da praia do Campeche, fomos em botes até a Ilha do Campeche, local de preservação ambiental (cuidado por guias, com limite de visitantes diários e onde até as trilhas são controladas).

A praia delá é linda! Areia branquinha, mar sem ondas ultra-transparente, muitos peixinhos (a gente colocava óculos de natação e observava os peixinhos embaixo d'água)

Fizemos uma das trilhas, pra conhecer o lado leste da ilha (que só pode ir com guia)... a paisagem de verde, pedras e mar azul era linda:


Lagoa da Conceição

Há quem diga que a Lagoa é o coração de Floripa.

Com certeza é uma das noites mais animadas da ilha (foi lá que nos divertimos seguindo o grupo de maracatu, lá que tomamos cerveja na beira da lagoa e lá que saimos pra dançar forró)

Também é o reduto de hippies e artesãos que vendem seus artigos em uma feirinha no centrinho da Lagoa...
E, saindo do centrinho, também é possível fazer um passeio de barco pelo canto da lagoa (e até parar em algum dos píers pra, quem sabe, um tiragosto ou uma cervejinha na beira da lagoa)


Com certeza isso é só um pouquinho do que Floripa tem pra oferecer... mais uma vez fui pra lá e me maravilhei com as belezas da ilha... quem sabe eu ainda vou morar lá? ;)

0 Response to "Floripa"