Feliz com o meu trabalho!

Aqui na Costa Rica, estou trabalhando numa organização que se chama FINCA. O que eles fazem é ir nas comunidades rurais por todo o país e ajudá-los a criar empresas de crédito. Os próprios membros da comunidade compram as ações da empresa e, com o dinheiro, dão crédito a pessoas da comunidade que tenham projetos interessantes (seja pra comprar uma vaca e vender o leite, seja pra abrir um pequeno negócio...).
Assim, a comunidade ganha 2 vezes: com os empréstimos que eles podem ter, sem a burocracia e a papelada tradicionais dos bancos e com o rendimento das ações, que se reparte entre os sócios (que são eles mesmos). Interessante, né?

E o meu trabalho?

Eu estou trabalhando com a capacitação dos facilitadores, as pessoas que vão até as comunidades pra abrir essas empresas... estou trabalhando com os manuais para esses facilitadores (que são pessoas das comunidades também... gente que já está em uma empresa e ajuda a abrir mais) e materiais educativos para as pessoas da comunidade.

Além disso, como já existem mais de 200 empresas em todo o país (e a meta é abrir mais 60 em 2010), minha outra tarefa será criar um sistema pra coletar dados das empresas e calcular indicadores de desempenho (pra sabermos como cada uma das empresas está trabalhando e saber que tipo de apoio e acompanhamento eles precisam).

Então estou bem feliz com o meu trabalho, já que é bem interessante!

E além disso, nesse fim de semana fui com um consultor daqui visitar uma das empresas, pra fazer o acompanhamento, trabalhar com eles, criar um plano de trabalho, etc. (parecido com o que eu fazia na AIESEC, nas visitas de coach)
Assim, conheci uma das empresas, passei 2 dias lá com eles, aprendi bastante! :)

(trabalhando com o pessoal da empresa)

(assembleia geral da empresa)

E, como essa empresa que visitei fica numa ilha no pacífico, já aproveitei e conheci a ilha (Isla Chira)!! :)

(Isla Chira - a paisagem parece o nordeste do Brasil... tem até mangue lá)

E como o trabalho com as empresas é parecido com as minhas visitas de coach, me senti bem a vontade e, segundo o consultor, me saí muito bem! Por isso, minha chefe me mandou pra mais visitas! Hoje vou com ela e com o consultor passar 2 dias visitando mais empresas... to adorando!

(casa onde nos hospedaram na ilha)

E outra coisa que gosto daqui é o ambiente de trabalho. O pessoal é muito legal! Me fizeram até uma festinha de boas vindas (minha chefe fez pizzas e almoçamos todos juntos na sexta-feira).
E o mais legal: preparei chimarrão pra mostrar pra eles... e agora todos os dias eles me pedem pra tomar chimarrão!! E tem até briga pra ver quem toma primeiro!! ;)

(pizza com o pessoal daqui - minha festinha de boas vindas!)

(vou precisar de mais erva mate...)

Comentários(2)

Fotos

Para os que pediram fotos, aí vai:

(rotonda de la bandera)

(a praia de areias negras)


(a paisagem na beira da praia)


("pinto com ovos": o meu café da manhã)

Comentários (1)comentários

Primeiras impressoes da Costa Rica

Para os desavisados: ja estou na America Central! Cheguei na Costa Rica 5a feira, dia 18... e já tive a oportunidade de ter algumas experiencias interessantes...

* Confusoes lingusticas
Aqui na Costa Rica, os nativos sao chamados "ticos", eles andam em "busetas" (uma buseta aqui é um onibus pequeno... o engracado é que tem uma empresa que se chama "Busetas Heredianas") e eles comem, no café da manha, "pinto", que pode vir acompanhado de ovos ("pinto" é um prato de arroz e feijao misturado, com cebola e pimentao... e sim, eles comem isso no café da manha!!)

* Terremotos
Dizem que eles sao super comuns aqui... ainda nao tive o meu primeiro, mas já vi em vários lugares placas indicando "zona de seguridad sismica" (ou seja, o lugar pra onde tu deve correr em caso de a terra comecar a dancar)

* Enderecos
Lembra que eu falei no outro post sobre os enderecos por aqui? Pois é, eles sao ainda mais complicados!!
É que o endereco dado em pontos cardeais e metros é o endereco oficial... só que é claro que as pessoas normais nao andam por aí com bussola e fita métrica pra saber como encontrar o lugar que estao procurando... entao o endereco que eles usam fica mais ou menos assim:
"Entras en el AMPM de Sabanilla, pasas 3 muertos, en el segundo porton a la mano derecha"
[traduzindo: AMPM é um supermercado, Sabanilla é o bairro, "muertos" sao os quebra-molas e esse é o endereco da guria que tá me hospedando]

* Praia
Sim, sim, já fui pra praia!!!
Ontem passamos o dia em uma praia do pacífico.
Nessa praia a areia é preta, a água do mar também é escura, porque como tem muitas ondas, elas reviram a areia e o mar fica cor-de-areia... tem muitos coqueiros na beira da praia... e a água é extremamente quente!!! (tanto que o mar nao é refrescante... é praticamente a mesma temperatura dentro e fora d´água... tu praticamente fica suando enquanto toma banho de mar!!)

Em breve mais novidades, curiosidades e aventuras... (ah, e fotos!)

Comentários(3)

A thousand miles away...

O Roger me mandou essa música... e eu me identifiquei ;)


Estimated time of arrival 9.30 a.m.
Been up before the sun and now I'm tired before I even begin.
(Now you're flying) I got so much work in front of me,
(Really flying) it stretches out far as the eye can see.
I can see.
Spend half my life in airports doing crosswords and attempting to sleep,
And when the bar is open then you'll often find me warming a seat.
(Now you're flying) I never find a place where I can stay
(Really flying) I'd rather be a thousand miles away.
Thousand miles away.
Working for yourself sometimes ain't all that it's cracked up to be.
It can be as lonely at the top as at the bottom of that corporate tree
(Now you're flying) I'm told I'm going places - who can say ?
(Really flying) I might arrive but I'll be gone the very next day.
I must be on my way
A thousand miles away.
Promised to myself someday I'd take the time and try to make sense
Out of all those opportunities I've lost from trying to sit on the fence
(Now you're flying) But right now I've got no time for yesterday
(Really flying) Yesterday's a thousand miles away.
A thousand miles away.
(Now you're flying) What was that that you were trying to say ?
(Really flying) I guess I was a thousand miles away.
Sing it again.

Comentários (1)comentários

Novos Horizontes

Hoje lembrei-me do dia, mais ou menos 6 anos atrás, quando fazia meu último passeio de bicicleta antes de embarcar para minha primeira aventura internacional: estudar na Argentina.

Lembro do vento batendo na cara e aqueles pensamentos: "já pensou? nos próximos 5 meses estarei morando num país desconhecido, com pessoas desconhecidas, que falam um idioma que eu não entendo... como será? como será minha casa, a rua por onde vou caminhar todos os dias até a universidade, os colegas? será que vou aprender o idioma?"

Lembro, no ônibus, do frio na barriga quando cruzamos o túnel que atravessa por baixo do Rio Paraná e é a porta de entrada para minha nova cidade: Santa Fé... lembro de olhar pela janela pensando "bem vinda, essa é tua nova casa!"... e lembro de tudo o que isso significava: que eu tinha que construir minha vida ali, que começaria do zero, que não tinha nada e que tudo era novo e possível... que eu podia me maravilhar, me entristecer, me entediar, me surpreender... e que tudo isso só dependia de mim...

E aquela foi só a primeira de muitas aventuras... e eu amei cada uma delas...

Santa Fé e Cordoba fizeram meu coração se tornar metade argentino... e me fizeram ver o quanto era difícil deixar tudo, depois de ter construído a minha vida lá... e eu tive que aprender que, mesmo que eu fosse embora, Córdoba continuaria lá... mas que, segundo um amigo, "não continuaria igual"

em Praga, lembro do dia que cheguei, quando saí do metrô para a minha primeira impressão da cidade: aqueles prédios históricos, as torres medievais... e eu boba, olhando pra todos os lados sem conseguir acreditar que eu ia morar naquela cidade incrivelmente linda! Em Praga amei os castelos que me faziam sentir num conto de fadas... e foi lá que eu aprendi a apreciar cada estação do ano com suas cores, seus cheiros...

em Budapeste me tornei uma trota-mundos e levei nos olhos as belezas de cada canto por onde passei... lá aprendi a mudança, o desapego... aprendi a viver em qualquer lugar, a me acostumar com as mais diversas situações, a resolver os mais variados problemas... me maravilhei milhares de vezes com cada novo país, cada nova cidade, cada palavra em uma língua nova que aprendi a pronunciar... admirei a história de cada um deles e de cada uma das pessoas compartilhou comigo sua história, seus hábitos, sua vida... Lá não vivi somente a minha vida, vivi a de diversas pessoas com as quais interagi...

Montevideo me reconectou ao meu gauchismo, me fez perceber o quanto eu pertenço a esse lugar do mundo (o sul, os pampas)... Lembro também da chegada ao país vizinho, quando acordei de manhã e, ao abrir a cortina do ônibus, vi um nascer do sol nos campos emoldurados pelas araucárias... lembro da minha recepção com um mate amargo... lembro de passar pela rambla e pensar mais uma vez "bem vinda à tua nova cidade!"

E agora, na véspera de embarcar para mais uma aventura, o sexto país onde vou morar, alguns dos sentimentos que tive naquele dia, 6 anos atrás, já parecem bobos... já não tenho medo do inesperado, já não me preocupa o idioma, já sei que vou me adaptar, que vou superar quaisquer obstáculos...

Mas ainda sinto aquele friozinho na barriga das possibilidades que se abrem... amanhã, quando chegar na Costa Rica, mais uma vez vou dizer a mim mesma "bem vinda à tua nova casa!"... e já sei que mais uma vez terei que começar do zero, construir minha história... mais uma vez serei a Bárbara sem passado conhecido, que tem mil possibilidades de criar seu futuro... e já sei que, mais uma vez, depende só de mim como será minha vida por lá...

E justamente por isso, vou me permitir maravilhar-me com as coisas pequenas, com cada nova descoberta... vou me deslumbrar com cada nova paisagem, vou me alegrar com as novas cores, os novos gostos, os novos sons... vou aprender as diferenças, fazer amizades, conhecer lugares... e mais uma vez, vou construir algo tão legal que vou acabar deixando um pedacinho de mim por lá...

...e que venha a Costa Rica! :)

Comentários (1)comentários

Floripa

Toda vez que vou pra Florianópolis, volto dizendo "vou morar lá!"

É que a Ilha da Magia é incrível! São mais de 40 praias, várias trilhas, morros, muita natureza e, claro, muito mar!
Em fevereiro, passei 2 semanas lá... visitei 18 praias, fiz 4 trilhas, conheci a noite de Floripa, curti Maracatu no Carnaval e fui muito bem acolhida pelos meus "hosts" :)

...Ingleses, Santinho, Canasvieiras, Barra da Lagoa, Galheta, Mole, Lagoa, Caieira, Naufragados, Armação, Matadeiro, Lagoinha do Leste, Pântano do Sul, Ribeirão da Ilha, Rio Tavares, Campeche, Ilha do Campeche, Solidão...

Com vocês, um pouquinho dos meus preferidos...

Naufragados

A praia mais ao sul da ilha. Só se chega lá fazendo uma trilha de 50min, saindo da praia da Caieira da Barra do Sul, ou de barquinho.
Adoro essas praias sem civilização, onde não chega carro nem lixo... e as poucas pessoas que vão até lá entendem as "máximas" da natureza ("não deixe nada, apenas pegadas / não tire nada, apenas fotos / não leve nada, apenas lembranças")

Fizemos a trilha, que é bem fácil, e chegamos lá no escaldante sol do meio-dia. Pra nos proteger, encontramos uma grutinha no meio das pedras... e descansamos lá, na areia branquinha, até a hora de entrar no mar.

Lagoinha do Leste

Junto com Naufragados, minha praia preferida na ilha. Lá também só chega fazendo trilha.
Eu já tinha ido pela trilha que sai da praia do Pântano do Sul, mas dessa vez resolvemos tentar chegar pelo outro lado, a trilha que sai da praia do Matadeiro. É uma trilha bem mais longa, mais cansativa... mas tem uns momentos de vista do costão, das pedras, que compensa...

A chegada na Lagoinha do Leste tem uma vista linda... aproveitamos pra "almoçar" lá em cima das pedras...


Já na praia, dá pra escolher entre o banho gelado nas águas azuis de ondas fortes ou a tranquilidade da lagoinha (que dá nome à praia)...

O banho de lagoa, quentinho, também proporciona um ponto de vista interessante da praia...


Barra da Lagoa


Lá, pra mim, a grande atração é o fato de tu poder escolher entre o banho de mar ou o banho na barra da lagoa (o "riozinho" que forma onde a lagoa chega no mar), de água verdinha, em geral mais quente que a do mar...


O ruim da Barra é que a praia já tá tomada de turistas... e de milho, queijo na brasa, vendedores de tudo que é porcaria e lixo, muito lixo...

Mole

Adoro a cor da água da Praia Mole... e a moldura de pedras e morro ao redor da praia...

É a praia certa pra ver gente... cheia de jovens, surfistas, estrangeiros... animada pelos barzinhos que vendem cerveja na beira da praia e põe a galera pra dançar na areia...
Nas duas tardes que passei lá sozinha, fiz amizades ou encontrei conhecidos...

O ponto negativo da praia Mole: o mar é violento demais pra entrar na água! A solução? Caminhar até a praia ao lado (Praia da Galheta), que é uma praia de nudismo/naturismo (não obrigatório, pode ficar de biquini lá também!). Na Galheta, a cor do mar também é linda e é bem mais tranquilo de entrar na água (há até quem entre no mar pelado)


Ribeirão da Ilha

O lugar certo pra comer ostras e mariscos em restaurantes charmosinhos na beira do mar.

Também um bom lugar pra caminhar pelo passado, de casinhas coloridas e igrejinha colonial...

Ilha do Campeche

Saindo da praia do Campeche, fomos em botes até a Ilha do Campeche, local de preservação ambiental (cuidado por guias, com limite de visitantes diários e onde até as trilhas são controladas).

A praia delá é linda! Areia branquinha, mar sem ondas ultra-transparente, muitos peixinhos (a gente colocava óculos de natação e observava os peixinhos embaixo d'água)

Fizemos uma das trilhas, pra conhecer o lado leste da ilha (que só pode ir com guia)... a paisagem de verde, pedras e mar azul era linda:


Lagoa da Conceição

Há quem diga que a Lagoa é o coração de Floripa.

Com certeza é uma das noites mais animadas da ilha (foi lá que nos divertimos seguindo o grupo de maracatu, lá que tomamos cerveja na beira da lagoa e lá que saimos pra dançar forró)

Também é o reduto de hippies e artesãos que vendem seus artigos em uma feirinha no centrinho da Lagoa...
E, saindo do centrinho, também é possível fazer um passeio de barco pelo canto da lagoa (e até parar em algum dos píers pra, quem sabe, um tiragosto ou uma cervejinha na beira da lagoa)


Com certeza isso é só um pouquinho do que Floripa tem pra oferecer... mais uma vez fui pra lá e me maravilhei com as belezas da ilha... quem sabe eu ainda vou morar lá? ;)

Next destination: Costa Rica!

A Costa Rica é um pais pequeninho na América Central. Tem o Panamá ao sul e a Nicaragua ao norte e tem de um lado o Oceano Pacífico e do outro o Mar do Caribe.

Tem pouco mais de 4 milhões de habitantes e é mais de 5 vezes menor em área que o Rio Grande do Sul (ou pouco mais de 3 vezes menor que o Uruguay... e eu que já achava o Uruguay pequeno!)

A capital do país é San Jose, que é a cidade onde vou trabalhar. Uma curiosidade: lá não existem nomes de rua nem números de casas... os endereços são dados em pontos cardeais e metros... então o endereço do lugar onde vou trabalhar é: 200m norte y 15m este del parqueo del Hotel San José Palacio. La Uruca, San José Costa Rica. (ou seja: 200m norte e 15m leste do estacionamento do Hotel Sao Jose Palacio. La Uruca é o Bairro)

Então não tentem procurar no google maps e nem pensem em me mandar cartas!! :P
Quando eu chegar lá conto mais peculiaridades a respeito ;)

O slogan da Costa Rica é "Pura Vida". O país é famoso pela natureza: mata tropical, animais silvestres, cachoeiras, montanhas, vulcões e, é claro, as praias... praias do pacífico e praias do caribe!! (espero manter o bronzeado que conquistei nesse verão até setembro!!)

Além disso, a Costa Rica é considerada o "país mais feliz do mundo". Não sei muito bem como alguém mede isso, mas segundo o New York Times, é verdade! ;)

E são tão felizes, que o país não possui exército! O governo de lá decidiu investir em educação e não em armas!! :) Parece que funcionou, já que o nível de alfabetização é superior a 95%

E o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano, que mede, além da alfabetização, o PIB e a expectativa de vida) da Costa Rica é de 0,85 (maior que o do Brasil e que o do RS - o do RS é 0,83).
Ah, sim... isso também significa que a expectativa de vida lá é alta: 78,8 anos (a mais alta da América Latina)

Espero também ser feliz por lá! :)

E quem quiser me visitar, é bem vindo!
(vou dia 13 de março - sim, sim, é beeem logo! - e fico 6 meses por lá)

Comentários(5)