Quais as cores do teu mundo?

Estava conversando com um amigo que me contou que é daltônico
- Sério? E quais cores tu não vê?
- Ah, tenho dificuldade com verde, vermelho, amarelo
(eu, apontando pro meu blusão vermelho) - Que cor é essa?
- É... vermelho?
- Sim (desapontada)
- 100% das pessoas pra quem eu digo que sou daltônico, apontam pra algo e perguntam a cor... 100% das vezes é vermelho...
- Ah, pensei em apontar pra grama... mas a grama tu sabe que é verde porque é grama...
- É...
- E tu vê as diferentes tonalidades de verde nas plantas?
- Sim, consigo ver tons, mesmo tendo dificuldade pra ver o verde
- Mas aí tu vê tons de cinza?
- Não, eu vejo cores... só não são as mesmas cores que as pessoas "normais"

E aí ele me deu a melhor explicação pro daltonismo:
"Sabe a impressora colorida, que tem 4 cartuchos? Quando um deles acaba, ela não deixa de imprimir... e também não imprime em tons de cinza... ela imprime igual, só que com cores meio estranhas... é assim que eu vejo, com cores 'meio estranhas'"

E foi conversando com ele que me dei conta das pequenas coisas que causam desconforto para um daltônico:
* sinaleiras horizontais - na vertical o vermelho fica em cima... mas e naquelas que estão lado a lado (e, para o meu amigo, tem "dois amarelos")?
* comprar roupa e ter que se certificar da cor, pra não errar nas combinações ("minha blusa é marrom, né, Barbara?" "sim" "e marrom e azul combinam?")
* na escola, quando a criança pinta o mastro da bandeira de verde e o verde da bandeira de marrom... e a professora diz que está "errado"
* pra identificar a bandeira de países... afinal, a bandeira do RS tem as mesmas cores da bandeira da Alemanha (já que o verde do RS é preto segundo o meu amigo)
* a mãe que, ao perguntar "que cor é essa?" e sempre ter respostas "erradas", diz "tu precisa voltar pra escolinha e aprender as cores direito" (essa é para as mães: prestem atenção nas respostas dos filhos, nem sempre eles estão "errados")

Aliás, também descobri que o daltonismo é um gene recessivo no cromossomo X - e que por isso é mais comum entre homens - e que na verdade quem transmite para o filho é a mãe (mesmo que ela não seja daltônica, se tiver um X recessivo, o filho pode ser...)

E aí fiquei pensando que talvez o vermelho que eu vejo não seja o mesmo vermelho que outros vêem... afinal, sempre apontaram pra essa cor e me disseram que era vermelho... mas ninguém nunca me descreveu como é um vermelho...

E descobri que mesmo com "cores estranhas", a percepção da "energia das cores" do meu amigo é igual à minha: "o vermelho tem uma energia mais intensa..."

Descobri que daltônicos gostam de azul, porque é uma cor que conseguem ver bem... e que "roxo", "violeta" e "lilás" são conceitos totalmente abstratos pra eles

- Qual a cor dessas flores?
- Hmm... roxas?
- Sim! Tu consegue ver o roxo?
- Não, mas flores nunca são azuis...

E percebi que daltônicos vivem normalmente...


- E quando as árvores tem folhas vermelhas, amarelas, marrons?
- Árvores tem folhas dessas cores?
- Ahhhh, que triste!!! Tu não vê as cores de outono!!


...afinal, eles sempre viram o mundo com as suas cores... e é assim que o mundo é (e quem disse que nós, "normais", vemos todas as cores que existem?)

Comentários(3)

3 Response to "Quais as cores do teu mundo?"

  1. GuiGS, on junho 12, 2012 said:

    Bárbara, se for pela distinção do roxo, violeta e lilás a grande maioria dos homens seria daltônico, eu inclusive.

  2. Bárbara, on junho 12, 2012 said:

    hahaha... pois é, Gui... fiquei pensando se as mulheres, por terem 2 cromossomos X, veriam mais tonalidades de cores... será?

  3. Licia, on junho 18, 2012 said:

    Bárbara,

    eu só vi as cores do outono quando viajei para a Europa e era outono... sou capixaba, no ES não temos tanta distinção das estações, é praticamente verão o ano todo...
    então, não ver as cores do outono (que pena, porque a estação é linda!!!) é mal para muitos não daltônicos também... que pena!!!

    Mas adorei o seu post, me fez entender mais meus amigos daltônicos!

    Beijos!!