Explorando os arredores de Curitiba

Aqui perto de Curitiba tem muitos lugares legais pra conhecer... parques, morros, lagos, cavernas, trilhas... E eu tenho aproveitado os finais de semana pra passear por esses lugares! Alguns deles:

* Lagoa da Pedreira - Campo Magro

Campo Magro é um município que faz divisa com Curitiba. E lá fica uma pedreira abandonada onde, quando estavam extraindo as pedras, perfuraram um aquífero - que inundou a pedreira. Então hoje é um paredão de pedras com um lago de águas cristalinas no meio!

(a lagoa)

E fomos até lá pedalando!! São 42km até lá (alguns pela BR e os últimos 8 em estrada de chão com subiiiiiidas e desciiiidas). Saímos às 10hs e chegamos às 13hs... direto pra um banho na lagoa!

(os ciclistas!)

E depois chegaram alguns amigos de carro - e com o transbike - pra nos resgatar! :) Valeu a pena!

O único ruim do lugar é que, como é abandonado, é frequentado por um pessoal que vai com carros e faz competição de quem ouve a pior música em um volume mais alto... então não dá pra aproveitar tanto a beleza do lugar, devido à poluição sonora...

* Paraíso das Trutas - Piraquara

Piraquara também é parte da região metropolitana de Curitiba... e também fomos pra lá de bicicleta... 35km, passando por Pinhais (outro município), pelo centro de Piraquara, até entrar em uma estrada de terra... e chegar ao Paraíso das Trutas, um restaurante construído em palafitas, em cima de um rio com um criadouro de trutas... e eles servem as trutas que criam ali mesmo!

(o restaurante)

Depois do cansaço da pedalada, um baita almoço, lagartear no sol... e voltar de carro pra Curitiba (de novo tivemos resgate!)

* Morro do Canal

Saindo de Curitiba pela 277, logo antes do pedágio entramos em uma estrada de chão... e depois de um pequeno rally chegamos ao sítio onde inicia a subida do Morro do Canal.

O Morro do Canal é parte da Serra do Marumbi e tem aproximadamente 1370m. A subida não é difícil... levamos 1h caminhando pela trilha, subindo as "escadinhas" de ganchos na pedra, nos pendurando nas correntes que foram colocadas pra ajudar na subida... e chegamos no topo!

(subindo a escadinha de ganchos)

Lá fizemos um pic-nic, tomamos chimarrão e tiramos algumas fotos... Pena que tinha muita neblina (estávamos praticamente dentro de uma nuvem) e não conseguimos ver a vista lá de cima - que todos dizem ser muito bonita... taí um lugar pra voltar! :)

(no topo!)

* Colônia Witmarsum

Também pertinho de Curitiba, indo em direção a Ponta Grossa, fica a colônia alemã Witmarsum. Fui com um amigo que tem amigos que moram lá... e eles foram nossos guias no dia que passamos na colônia.

Fizemos uma caminhada em uma caverna, entrando em túneis, andando por fendas nos paredões de pedra... um lugar lindo! 

 
(explorando a caverna!)




Depois nos refrescamos em um rio... 


E subimos um morro pra ver o sol se por...

(por do sol do alto de Witmarsum)

Também conhecemos o museu e toda a história de Witmarsum... E ainda, pra fechar o dia, fomos convidados a tomar um café colonial na casa dos nossos novos amigos!

* Parque do Passaúna

Esse é dentro de Curitiba mesmo (na divisa com Campo Largo e Araucária), mas muita gente não conhece... O parque fica ao redor de um lago formado por uma represa no rio Passaúna. Tem ciclovia, pontes de madeira sobre os braços do lago, grama verdinha, espaços para pic-nic, árvores pra pendurar redes e um mirante com uma vista incrível lá de cima!

(lago, ponte, grama, bicicleta...)

Mais uma vez pedalei os 17km até o parque... e fizemos toda a volta ao parque, chegando até o mirante, de onde tiramos fotos lindas! Fiquei pensando que o por-do-sol lá de cima do mirante deve ser lindo... preciso voltar pra ver! :)

(de cima do mirante)

Comentários(2)

2 Response to "Explorando os arredores de Curitiba"

  1. Antonio Gato, on setembro 14, 2012 said:

    boas, eu vi que ja viveu na costa rica gostaria de lhe colocar mais algumas questoes sobre o país, se poder me responder eu depois aqui o meu e.mail a4g6cat@gmail.com

    ja agora grande blog e grandes fotos de curitiba

  2. marcos escolastico, on janeiro 17, 2013 said:

    Ola Barbara ? Parabens por essas dicas ,pois sou de sorocaba e nao conhecia .Tenho parentes em Ctba,S.J.P ,Colombo e nunca ouvi falar .Uma regiao mta bonita tb eh Colombo e tem tb uma caverna bacaetava, interessante .Qq coisa meu email e face , marcosrad10@hotmail.com . marcos a. f.