Homem do Lago
Emerson tem 4 anos. Ele é da tribo dos Uros, ou "homens do lago", que vivem sobre ilhas flutuantes construidas de totora, uma planta bastante comum no Lago Titicaca.
Emerson vai à escola sozinho - ele já sabe remar e rema o bote de seu avô para se locomover de uma ilha a outra - e reclama que lhe dão muito dever de casa.
O avô, Barnabé, também é um uru, que nasceu e passou toda a sua vida sobre as ilhas feitas de totora. A ilha onde eles moram se chama Utama, que significa "sua casa" em aymara, idioma falado pelos uros. O avô lhe ensina muitas coisas, dentre elas o artesanato de totora - e Emerson diz que quando for grande vai construir sua própria ilha.
Emerson ainda não tem irmãos (mas a sua mãe, Helena, está gravida). Por enquanto ele prefere dizer que as flores (tica, em aymara) são suas irmãzinhas. Ele passa horas brincando com as elas e com as "pipilinko" (borboletas) do seu jardim.
Outra distração para Emerson é receber os turistas e posar com um sorrisão para suas fotos... passamos 1 dia na ilha de Utama com Emerson e sua família e esse pequeno homem do lago nos ensinou muitas coisas...
que lindo o sorriso desse pequeno e bela licao essas criancas nos dao em... bom 2011 com as bencaos de Deus...
A foto do Émerson remando sòzinho seu barco de junco no lago Titicaca é de cartão postal.
Viver que seja por um dia sobre uma ilha destas, não tem preço.
O preço foi conseguir sair da Bolívia em plena greve do combustíveis...
caramba bárbara..
adoreeeei a historia e os ultimos posts todos, fazia tempo que não passava por aqui. ahh fiz um post sobre blogs que acompanho hj e listei o teu lá
beijoos
Qué lindo Barbi! pude sentir la felicidad de ese niño a pesar de su situación. Me encantó el post, fue muy dulce.
Un abrazo!