Croacia

Se tu estivesse montando teu roteiro turístico pela Europa, incluiria a Croacia? Acho que a maioria das pessoas, ao responder a essa pergunta diria não... pois então vocês não sabem o que estão perdendo...

Imagine um país que, quando foi dada a chance aos países de escolher seu território, correu pra perto do mar... não satisfeito em estar perto do mar, deu uma empurradinha nos vizinhos e se esparramou por toda a costa do mar adriático, deixando aos vizinhos Eslovênia, Bósnia e Montenegro a chance de conhecer o litoral... croata!

Mas se o que te vem na cabeça quando tu pensa em Croacia é o mar, as ilhas (sim, a Croácia é conhecida como “a terra dos milhares de ilhas”) e a cor azul escuro do Adriático (aquele braço do Mediterrâneo que se estende entre a Itália e a Croácia)... então mais uma vez estamos perdendo coisas interessantes... porque a Croácia também tem uma cadeia de montanhas que corta o país de norte a sul – acompanhando o litoral – e tem ainda cidades antigas, fortalezas datadas de antes do descobrimento do Brasil... tem museus, prédios de arquitetura antiga que se assemelham muito aos encontrados aqui em Budapeste e em Praga... tem uma cultura de cafés (sim, há milhares de cafés com mesinhas nas ruas, nas praças... e suas mesinhas estão sempre cheias, não importa a hora do dia), tem parques nacionais e reservas ambientais... e também tem ruinas romanas e história, muita história!

E a história não está só nas ruinas, nas pontes, nas catedrais... mas também está viva na memória das pessoas... interessante pensar que um país que no século 14 já tinha universidade e ao mesmo tempo teve sua última independência há pouco mais de 1 década...

E interessante também conversar com as pessoas e ouvir coisas como “durante a guerra eu fui morar com a minha tia, em Zagreb” ou “o nascimento do meu irmão foi a única alegria durante os anos de guerra” ou ainda “nessa região jogaram muitas minas durante a guerra... do lado de cá é ok, porque já limparam tudo... mas não vai pro lado de lá, porque pode ser perigoso”... E mais interessante ainda é ver como as pessoas de lá são fortes e positivas quando se referem àquela época... e como são orgulhosas de seu país e dos avanços que estão sendo feitos

É... as pessoas com certeza são mais uma das coisas imperdíveis da Croacia... eu já tinha ouvido falar que o povo dos balcas são receptivos, que eles são mais “latinos” que a média européia... e eu realmente  senti isso! Seja porque eles vinham conversar comigo, porque já me deixavam a vontade pra fazer piada com eles na primeira conversa, porque se interessavam em perguntar coisas sobre mim, meu país... seja porque se esforçavam pra me ensinar frases em croata, tinham paciência pra repetir quantas vezes fosse preciso e comemoravam quando eu aprendia algo novo... seja porque me pediam pra ter reuniões com eles, mesmo que não estivesse incluído na minha agenda... ou porque me chamavam pra sair, pra almoçar... e ainda por cima uma das gurias me chamou pra ir pra sua casa passar o fim de semana, pra eu poder conhecer a região da Dalmatia – a mais famosa parte da costa croata... mas essa é uma história a parte e merece outro post...

Se até aqui tu ainda não te convenceu a visitar a Croácia, então leia o próximo post, sobre Zadar ;)

Comentários(0)

0 Response to "Croacia"