O que eu to fazendo aqui...

Já falei que tô em Montevideu, já contei coisas da vida por aqui, mas ainda nao disse o que eu vim fazer aqui... a explicação merece um post ;)

Vim através da AIESEC (www.aiesec.org) fazer um intercambio de desenvolvimento (que é o tipo de intercambio que os trainees trabalham em algo que tenha impacto social) em uma ONG.

A ONG que eu trabalho se chama Programa Cardijn (www.programacardijn.org) e é uma ONG que trabalha com o tema "desemprego", combatendo suas causas e consequencias.
A coisa mais legal que a ONG faz (e a que eu mais participo) são cursos de capacitação para pessoas de baixa renda (em geral gente que não tem o 2o grau completo, que tem filhos ou que sao chefes de familia e que nunca trabalhou ou que só trabalhou informalmente), pra ajuda-los a encontrar trabalho.

São cursos de coisas como hotelaria, gastronomia, atenção telefonica, etc. que permitem que os alunos consigam emprego em hoteis, restaurantes, empresas, etc. trabalhando como mucama, garçom, ajudante de cozinha, operador de call center...
O legal é que a formação que se dá aos alunos nao é só na parte profissional, de tarefas... também tem o lado humano, pessoal... tem muito apoio das psicólogas... e trabalham as chamadas "competencias transversais", como trabalho em equipe, pro-atividade, iniciativa...
Além disso, todo os alunos tem acompanhamento em sua busca por trabalho... aprendem a fazer um CV, como e onde procurar trabalho, como é uma entrevista de emprego... e participam de reuniões semanais de acompanhamento na sua busca por trabalho.

E o que eu faço aqui?
De tudo um pouco! :)

Eu vim com a proposta de trabalhar na parte de comunicação/marketing e relacionamento com empresas (pra conseguir mais empresas que contratem nossos alunos depois que terminam os cursos).

Só que de me meter em coisas diferentes e buscar oportunidades novas pra ONG, acabou que agora me denomino "Relaçoes Externas e Novos Projetos", já que ja fiz orçamento para proposta de cursos novos, escrevi licitações, escrevi proposta de cursos, negociei com professores possiblidades de cursos novos, represento a ONG em 2 redes de organizações diferentes e nos mais diversos eventos (governamentais, de empresas, de organizações da sociedade civil)... tambem tenho trainees sob minha responsabilidade (e fui eu que consegui a parceria com a universidade de onde são os alunos que vêm aqui ser voluntarios), estou organizando o evento de graduação dos alunos dos 2 cursos que temos em andamento, organizei aulas de apoio para os jovens que nao terminaram o 2° grau poderem fazer os exames que faltam pra terminar seus estudos, cuido do conteúdo da página web e do blog (e inclusive aprendi a mexer em códigos html e a publicar com ftp pra colocar as informações da página online)... e volta e meia faço outras tarefas variadas de acordo com as necessidades daqui...

Eu que nao gosto de rotina e gosto de ter um trabalho variado, to achando ótimo! :)
Tenho aprendido muito, me frustrado com algumas coisas, comemorado outras, me surpreendido com outras... o saldo com certeza é positivo!

E o Uruguay é com certeza um lugar legal pra se trabalhar!

Comentários (1)comentários

1 Response to "O que eu to fazendo aqui..."

  1. mineirinhanalemanha.wordpress.com, on fevereiro 24, 2010 said:

    Fantástico o seu trabalho! Também sou AIESEC (Alumni) e queria trocar umas figurinhas com vc. Aguardo sua visita!
    Beijos,
    Sandra