Aventuras culinárias

Morar em outro país tem sempre um aspecto interessante de aventuras culinárias. Por mais perto e parecido que seja o país, sempre tem aquele ingrediente que falta, ou aquele ingrediente novo, desconhecido, que a gente quer provar. Eu, em todas as minhas aventuras pelo mundo, também já tive várias aventuras culinárias...

* Supermercado: uma experiência cultural!
Adoro passear em supermercados de países diferentes! Principalmente nos países onde não entendo o idioma! E ver todos aqueles produtos diferentes, que não faço idéia do que seja... latas, pacotes, potes... todos indecifráveis! E adoro experimentar, testar... funciona assim: eu compro e provo. Se for bom, volto a comprar, se não, não... :P
Claro que tem sempre o lado desagradável da experiência que é quando tu quer realmente encontrar algo e não consegue... que frustrante não entender!

Na Republica Tcheca uma vez passei uns 20min em frente à prateleira dos leites/cremes de leite, tentando descobrir entre os 2 potes de "smetana" (que significa creme de leite), qual era o "sour cream" (que é um creme de leite azedo) e qual era o creme de leite que a gente usa pra fazer doces...

Também na República Tcheca uma vez na prateleira dos queijos... Eles têm diversos tipos de queijo em quadradinhos, triangulinhos, barrinhas... vários formatos e sabores. Comprei um, quadradinho. Chegando em casa, abri o pacote e tasquei uma mordida no quadradinho... que não era queijo, mas fermento biológico!!

* Massa com surpresa
Esse é o prato típico de qualquer pessoa que não entenda as embalagens do supermercado. É assim: a massa é facil comprar, já que em qualquer lugar do mundo, se parece... e no pacote é facil de ver que isso é massa.
E pra escolher o que vai em cima da massa... aí é que vem o problema! São muitos potes, vidros, pacotinhos... muitos molhos, muitos cremes... E, claro, a gente não faz idéia se é à base de leite, se é apimentado, se é com queijo, se tem tomate e tantos outros "ses" que a gente nem desconfia (e, óbvio, se a gente vai gostar do sabor!)
Aí é só escolher um pote/pacotinho qualquer (ou dois, pra melhorar as probabilidades) e tentar a sorte! (e rezar pra não ser marmelada ou chocolate)
Já fiz isso várias vezes... em geral funciona... e quando era alguma coisa muito esquisita, anotava o nome e não comprava de novo :P

* Provando ingredientes novos
Eu gosto de cozinhar. E gosto de improvisar na cozinha. Então sempre tento comprar algo diferente pra ver como fica na comida (às vezes o difícil é descobrir como se cozinha as coisas, mas enfim).
Foi assim que descobri o "chayote" aqui na Costa Rica (é uma verdura verde, que dá pra ferver em água, fazer refogado ou cozinhar um pouco e colocar no forno pra gratinar... aliás, o chayote gratinado aqui tem até nome - "chancleta" -, mas eu descobri sozinha que dava pra comer ele assim!)
Na Hungria comprava uma verdura com formato de cenoura, mas maior... e branco por dentro e amarelo-esbranquiçado por fora. Era bom pra por na farofa...
Aqui também descobri que dá pra fazer uma coisa parecida com pão de queijo usando a "harina de yuca" (que deveria ser farinha de mandioca e eu comprei com a esperança de fazer farofa, mas que como não funcionou pra farofa, tive que descobrir outras utilidades) e queijo branco... fica bom! E foi o mais parecido à pão de queijo que consegui fora do Brasil!

Ah, às vezes uso os ingredientes novos de formas não muito convencionais... outro dia comprei um pacote de uma sementinha que se chamava "chan". No supermercado estava junto na prateleira da linhaça e coisas do estilo. Assim, coloquei um pouco num refogado de verduras... Só que quando uma tica foi comer, perguntou o que era... quando eu disse "chan", ela disse "Bárbara, isso é pra fazer suco!!" hahahaha
(e depois descobri que aqui também é comum fazer suco de linhaça... vai ver é por isso que tavam juntos na prateleira)

* Receitas brasileiras com ingredientes estranhos
Às vezes, na tentativa de fazer algum prato brasileiro, mas na falta dos ingredientes, criamos invenções no mínimo interessantes...
Como a farofa que fiz com farinha de pão (é, pão seco, moído). A aparência e a consistência ficaram parecidas (pra foto funciona)... mas o gosto, nada a ver!
Ou a tradicional caipi-qualquer coisa... é que nunca se encontra cachaça... então a caipirinha vira caipiroska, caipirum, caipicique (a aguardente tica se chama Cacique)... e isso quando não é feita de limões amarelos!

* Invenções "bárbaras" na cozinha
Sabe aquela "harina de yuca" que mencionei antes? Pois é, a consistência dela é a mesma da farinha de trigo... então resolvi usá-la pra fazer panquecas! Ficou bom! :)
Outro dia não tinha muitas coisas em casa e resolvi fazer polenta... pra não comer só polenta, pura, quis dar um gostinho diferente... coloquei coco (sim, coco natural, ralado)... também funcionou!

* E, finalmente, aprendendo a fazer a comida do país
Claro, essa é a melhor forma de se dar bem com os produtos do outro país - aprender a cozinhar como eles!
Foi assim que aprendi a fazer "patacones" (aliás, dizem meus amigos ticos que meus patacones são melhores que muitos aqui na Costa Rica... uma amiga até disse que são melhores que os da mãe dela!!), aprendi a cozinhar com azeite de coco (tradicional do caribe)... o peixe frito no coco fica uma delícia!

E assim vamos sobrevivendo, nos aventurando e provando as delícias e maravilhas da culinária internacional ;) hehe
(acho que eu devia escrever um livro de culinária... haha)

Comentários(2)

2 Response to "Aventuras culinárias"

  1. roger, on agosto 19, 2010 said:

    Hahaha!! Excelente, deu água na boca! Me lembro com saudade do carreteiro apimentado de linguiça húngara que comemos numa noite gaúcha em Budapest.

    Mas polenta com coco já é demais!!

  2. Bárbara, on agosto 19, 2010 said:

    Bah, verdade! Esqueci de falar do carreteiro cor de laranja com linguiça húngara!!! hahaha

    mais uma das aventuras ;)

    beijão, guri!