Os museus mais legais do mundo

Outro dia, conversando com uma amiga, ela me perguntou quais são os museus que eu mais gostei no mundo... Resolvi fazer uma lista... Cada um dos museus dessa lista chamou a minha atenção por um motivo diferente... Fica a lista como dica pra quem quiser conhecer (eles não estão em ordem de importância, nem de ranking):

* Hermitage - São Petersburgo, Russia

É um dos maiores museus do mundo. Tem relíquias egípcias, obras renascentistas, salas com decoração barroca... E dizem que se tu passar 1 minuto olhando pra cada obra, passa 7 anos dentro do museu!! E isso sem contar que o prédio é uma obra a parte...
Quando estive lá, só conseguimos ver correndo algumas das inúmeras alas... mas é uma experiência incrível entrar e caminhar pelo Hermitage!


* Museu de Ciência e Tecnologia da PUC - Porto Alegre, Brasil
É divertido porque dá pra interagir com as "obras" do museu, que são experimentos científicos... e as crianças aprendem ciência brincando! (mas os adultos também se divertem!)

* Museu do Van Gogh - Amsterdam, Holanda
Foi muito legal ver os originais de obras tão famosas como os campos de trigo ou os girassóis. 

* Museu Malba - Buenos Aires, Argentina
Quando eu fui no Malba, tinha uma exposição dadaísta, com as obras de Duchamp (como aquela roda de bicicleta em cima de um banquinho) e uma surrealista, com o quadro dos relógios derretendo do Dali.

* Museu Oscar Niemeyer (Museu do Olho) - Curitiba, Brasil
Todos os museus do Niemeyer são obras de arte! E o olho é uma sala em forma de olho, suspensa em uma coluna. E o acervo permanente tem várias obras legais, de arte moderna.

* Memorial da América Latina - São Paulo, Brasil
O memorial tem o Pavilhão da Criatividade, que tem vestimentas, artesanato, artefatos típicos de vários países da América Latina. O pavilhão é lindo e colorido! E depois de ter viajado por alguns países da América Latina, toda a exposição faz ainda mais sentido!
Ah, ponto alto do pavilhão para o mapa da América Latina em miniaturas, embaixo do piso de vidro... quase todos os países e as principais cidades estão representados lá!

* Museu do Ipiranga - São Paulo, Brasil
A primeira vez que entrei no Museu do Ipiranga o que mais me chamou a atenção foram umas bolas de vidro cheias d'àgua... não tinha entendido que água era aquela, até chegar perto de uma que dizia "Capibaribe" e outra que dizia "Oiapoque"... Além dessas, havia também "Negro", "Amazonas", "São Francisco", "Uruguai", "Paraná, entre outros...
A explicação: para simbolizar a soberania nacional conquistada com a independência do país, trouxeram água de cada um dos rios mais importantes do país... Assim, o país está unificado através de suas águas! Gostei!
E o jardim em frente ao museu também é lindo, com seu chafariz e seu arco-íris em dias de sol...

* Museu da Língua Portuguesa - São Paulo, Brasil
Outro museu muito interessante (e que tem entrada gratuita aos sábados). Adorei brincar com as palavras!

* Museu do Sexo - Amsterdam, Holanda
Onde é possível encontrar diversas coisas relacionadas a sexo, desde um banco com formato de pênis, fotos de pessoas fazendo sexo com animais (!!) até fotos de sexo dos anos 1890 (sim! por isso é MUSEU do sexo)

* Solar do Unhão (MAM) - Salvador, Brasil
As exposições não são tão legais... o mais legal desse museu é a casa em si! É uma casa dos senhores de engenho, na beira do mar da Baía de Todos os Santos. A casa é enorme e é possível caminhar por seus aposentos, conhecer o lugar onde ficavam os escravos... e ainda admirar o sol se pondo na baía. A casa tem paredes super grossas, uma escada de madeira que é a obra de arte mais linda lá dentro do museu, um pátio de esculturas, uma prainha... e minha árvore preferida em Salvador! (toda vez que vejo aquela árvore, tenho vontade de ter uma casinha na árvore!)
E nos sábados, acontece o "Jam no MAM", uma "jam session" ao ar livre, no pátio do museu, na beira do mar... uma delícia!

* Museo de Arte y Diseño Contemporáneo (MADC) - San Jose, Costa Rica
Visitei o MADC duas vezes, quando aconteciam as noites dos museus na Costa Rica. Arte moderna, daquela que provoca e faz pensar... pra gostar ou desgostar, pra indagar, refletir... gostei!

* Museu do Botero - Bogotá, Colômbia
O criador das mulheres gordinhas, gatos gordinhos, crianças gordinhas... me senti tão magra vendo suas obras! ;)

* Museu de Arte Contemporânea de Niterói - Niterói, Brasil
Quando estive lá, a exposição era sobre os deuses gregos (e sua correspondência com os santos católicos e com os orixás do candomblé). Nos vestimos de deusas gregas e sentamos na janela pra apreciar a vista do mar lá fora (aliás, esse museu é outra obra de arte do Niemeyer, com uma visão panorâmica através das janelas de vidro ao redor de todo o museu)

Sei que ainda faltam muuuuitos museus pra eu conhecer e sei que minha lista ficou bem focada nos museus brasileiros... mas acho que no dia que fui responder para a minha amiga sobre os museus mais legais, queria provar que no Brasil também temos muitas coisas legais (e temos mesmo!!)

Conforme for conhecendo mais museus, vou acrescentando aqui (e se tiverem sugestões de museus que todo mundo deveria conhecer, comentem aí!)

Comentários(4)

Itacaré

Costa do Cacau, Bahia, Brasil. 


Itacaré é uma cidadezinha na costa baiana com ondas convidativas ao surf, praias lindas, rio, trilhas e muita mata atlântica... e eu fui passar 5 dias por lá...

Nos 3 primeiros dias choveu. Muito. 

Mas mesmo assim consegui aproveitar: passei uma tarde inteira tomando chimarrão sentada em uma mesinha de troncos em uma pousada linda na praia da Tiririca. Eu, meu chimarrão, meu guarda-chuva, um livro, ipod, as ondas estourando nas pedras e a chuva caindo. E só! Ninguém mais na praia! :)

praia da Tiririca - pousada onde tomei chimarrão

No dia seguinte a chuva deu uma trégua e consegui conhecer todas as praias de Itacaré. 
É que Itacaré tem 6 praias:

* Coroinha: é onde o Rio de Contas encontra o mar. E é no centro da cidade, praia de pescador, barquinhos, areia onde o pessoal joga futebol e um calçadão onde dá pra caminhar, comer pizza, tomar sorvete e tomar cerveja por 3 reais.
Nessa praia, apesar de o mar ser calmo, o banho não é recomendado, já que a água é meio poluída.


Coroinha

* Concha: ainda no encontro do rio com o mar e protegida por pedras, uma praia de mar calmo, areia boa para uma caminhada e várias barracas de praia onde o pessoal vai pra tomar sol ou uma cervejinha.
Na praia da Concha tem várias pousadas, hotéis e imagino que quando não está chovendo, deve ficar bem cheia...

Praia da Concha

Essas duas são as praias mais urbanas e mais próximas do centrinho. 
E seguindo pela Pituba (a rua principal de Itacaré - e onde ficam as lojinhas, restaurantes e vida noturna), chega-se à estradinha que leva às outras 4 praias:

* Resende: a primeira, mais próxima... e dizem que mais frequentada pelos locais

* Tiririca: a praia dos surfistas. Dizem que as ondas dessa praia são as melhores e que vários campeonatos de surf acontecem por lá. Também dizem que quando tem sol ela fica cheia de gente jovem e bonita.
Pra mim essa praia marcou por ter a pousada mais linda de Itacaré. Fica bem no final da praia, no cantinho. É toda rústica, de troncos de madeira e no meio da vegetação. Foi lá que encontrei minha mesinha coberta onde passei uma tarde tomando chimarrão.

* Costa: essa praia é bem pequena e dizem que o mar é perigoso, então não parece ser muito frequentada.
Entre a Tiririca e a Costa, tem umas pedras que dá pra cruzar... e a vista lá de cima é linda!

* Ribeira: nessa praia tem um riozinho que deságua no mar. Também tem várias barracas com mesinhas na areia. É a praia das famílias, das crianças que tomam banho no rio e dos surfistas aprendizes (Itacaré tem muitas escolas de surf... e os alunos aprendem na praia da Ribeira, que tem ondas menores que a Tiririca). Também é a praia dos turistas ecológicos e aventureiros, já que tem uma trilha de arvorismo e uma tirolesa.
E é de onde começa a trilha da Prainha.

A Prainha já fica fora do perímetro urbano de Itacaré, mas é acessível por uma trilha de uns 30-40min pela mata atlântica. 

A trilha é fácil, bem marcada e bem bonita. Mas os guias locais vão te xingar se tu tentar fazer a trilha sozinho, vão te dizer que não pode, que é perigoso, que tu vais te perder...
(aliás, ando de saco cheio desse assédio aos turistas aqui na Bahia... na Chapada também só faltou nos dizerem que tinha dragões, leões e dinossauros nas trilhas!!! Eles nunca querem te deixar ir sozinho, querem sempre que tu pague um guia... Entendo que o trabalho dos guias é legal e importante... mas acho que deviam respeitar um pouco mais os aventureiros, escoteiros e mochileiros que resolvem se aventurar pelas trilhas e que não querem a companhia de um guia chato que fica falando bobagem e te fazendo andar no ritmo dele - e não no teu!)

Bom, fiz a trilha da prainha sozinha (eu e vários outros turistas). E a prainha é linda!! Mais um paraíso no litoral brasileiro! Dizem que está entre as 10 praias mais bonitas do Brasil (e entre as 10 mais bonitas que eu conheço, com certeza!)

Prainha

Areia branca, coqueiros, mar azul e nenhuma estrutura urbana... lindo! :)

No último dia, fui conhecer a praia que fica do outro lado do Rio de Contas: Pontal.
Como diz o nome, é uma ponta, que separa o rio do mar. De um lado, o banho é de água doce. Do outro, nas ondas do mar. Também tem uma faixa bem grande de areia, ótima para uma caminhada (e como não tem nenhuma sombra, ótima pra bronzear - ou torrar, caso tenha esquecido o protetor!)
Pra chegar lá, tem barquinhos que saem do final da praia da Coroinha, cobram 3 reais o trecho e marcam hora pra te buscar.

Pontal

Dizem que no Rio de Contas também é bonito passear de barquinho (ou de caiaque) no final do dia, ao por-do-sol. Não fiz esse passeio, mas assisti o sol se por na Ponta do Xaréu, mirante natural, na praia da Concha, no encontro do rio com o mar... lindo o por-do-sol lá!

por-do-sol na Ponta do Xaréu

Pra quem quiser ir pra Itacaré, saindo de Salvador, basta cruzar de ferry até Bom Despacho e pegar um ônibus lá. São 5hs de ônibus.

E quem for pra lá não pode deixar de provar o chocolate de lá! Afinal, Itacaré está na Costa do Cacau! E eles vendem barrinhas de um chocolate caseiro que é praticamente cacau puro... uma delícia! :)

Comentários(2)