Adoro Budapeste!

Algumas pessoas me perguntam se eu gosto mais de Praga ou de Budapeste...

...Praga é mais bonita, mais romântica... mas Budapeste definitivamente tem mais VIDA!!


E a gente tem aproveitado muito a vida por aqui...

Desde que cheguei da minha visita à Croácia, não parei! Pra ter uma idéia:

- 2a feira, 13: sair com os trainees no Morrison's, um bar que tem 3 cervejas por 5 reais e muitos estrangeiros nas 2as feiras... todo mundo fala inglês e tem karaokê e pista pra dançar... bom pra cantar, dançar, se divertir e paquerar ;) - tem muito homem bonito por lá!

- 3a feira, 14: lavar minhas roupas... ok, isso não é divertido, mas era necessário, já que depois da viagem eu não tinha mais roupas limpas :P

- 4a feira, 15: ir no Szimpla com os trainees - esse é um bar com uma decoração toda alternativa (de cabeças de boneca servindo de lustre até um carro sem a capota que serve de mesa)... com um pátio interno ao ar livre... bom lugar pra sentar e conversar com os amigos... longas conversas com trainees de tudo que é canto... (e eles tem cerveja negra!)

- 5a feira, 16: fomos num evento de uma comunidade de expatriados (estrangeiros que moram aqui) - InterNations... era uma janta mexicana, com degustação de tequila... detalhe para o lugar: um restaurtante em um barco ancorado no Danubio! Com vista para a ponte e o castelo! Lindo!!
E na volta pra casa, caminhando, passei por um bar/danceteria onde as pessoas dançavam um monte e faziam várias voltas... entrei pra ver: eram danças folcloricas húngaras!! Assisti um pouco, fiz uns videos (ver abaixo)... e fiz amizade com um argentino e um mexicano que também tavam assistindo os húngaros dançarem :)

(no barco-restaurante, com a Anula - reparem a ponte ao fundo!)


(dança húngara)

- 6a feira, 17: sair pra dançar com a Anula. A musica era boa, mas os homens feios... nos divertimos mesmo assim! ;)

- sabado, 18: encontrei uma biblioteca onde posso retirar livros em inglês! e posso pegar até 8 livros por 1 mês! Adorei! Além de que a biblioteca é em um prédio super antigo e enorme :)
Depois fomos com um belga e um colombiano para um passeio de barco pelo Danúbio (a Anula tinha uns ingressos grátis)... lindo! O barco passou pelo parlamento, castelo, ponte das correntes, chegando até a ilha Margit... e era no fim da tarde, então quando escureceu vimos todas as luzes da cidade - do rio!
Aí fomos pra casa, tomamos vinho (que a garrafa custa 3,50 e é vinho bom - Tokaj!!) e fomos pro aniversário de uma trainee de UK... musica boa, gente legal, homens bonitos... e festa boa ;)

(no passeio de barco: Gustavo, eu, Anula e Tom)

- domingo, 19: acordar tarde, de ressaca... e ir passear pelos morros de Buda... o outono lá é lindo!!! folhas pelo chão, árvores amarelas, laranjas, vermelhas, marrons... tomar mate, caminhar pelo bosque... e subir na torre que é o ponto mais alto da cidade pra ver a vista lá de cima... linda!
Longas conversas com a Anula sobre a diferença de percepção dos latinos e os europeus... o que é cavalheirismo para uns pode parecer dependência para outros... o que para uns é só uma gentileza, para outros pode parecer uma obrigação e causar sentimento de inferioridade... o que para uns significa um gesto de carinho, para outros pode parecer uma tentativa de envolvimento... muito interessante! deveríamos escrever um livro sobre o tema ;)
À noite, cozinhar polenta e me sentir em casa jantando com a Anula e uma mexicana :)

(brincando feito crianças no outono)
"Vamos passear no outono, enquanto o inverno não vem" (ao ritmo de "vamos passear na floresta, enquanto o seu lobo não vem")

- segunda, 20: uma russa esteve nos visitando... sai do escritório e levei ela pra dar uma volta pela cidade, pra ver a ponte e o castelo iluminados...
e depois: Morrison's de novo... esse é o destino certo das segundas-feiras... e a festa é boa sempre!!!

- terça, 21: dançar salsa em um lugar cheio de latinos... encontrei colombianos, mexicanos, peruanos... e dancei a noite toda!!

- quarta, 22: assistir a pré-estreia de um filme húngaro (com legendas em inglês, claro) em um cinema alternativo... e depois ainda encontrar o ator principal na saída :)
E... assim como 2a é dia de Morrison's, 4a é dia de Szimpla (o mesmo da 4a passada)... e como era a ultima noite da Anula aqui, fomos caminhar pela cidade, na beira do rio, pra ela se despedir de Budapeste...

- quinta, 23: era feriado na Hungria. Dia da revolução contra a Russia e o comunismo... como choveu, nos encontramos em casa, comemos lentilha, tomamos suco de goiaba e assistimos Diarios de Motocicleta (com uma mexicana e um colombiano)
** pode parecer idiota eu ressaltar que comi polenta ou lentilha... mas essas coisas não se come aqui... por isso fico tão feliz quando como! **


No fim da tarde, ir ao Szimpla, encontrar os trainees... ter conversas interessantes sobre governo, liberdade de expressão, revolução, perseguição, história da guerrilha na Colômbia e otras cositas más... e depois sair pra dançar...

No caminho para o lugar de dançar, não havia transporte... perguntamos a um guarda como chegar lá. E ele:

- São 10 min caminhando

- Tá, mas por que não tem transporte?

- Ah, porque tem uma bomba em Nyugati (um lugar que era no caminho de onde íamos)

- Mas... e se tem uma bomba, é seguro caminhar pra lá?

(e o guarda, na maior calma:)
- Ah, é sim...
:P

Bom... fomos mesmo assim... mas que esses húngaros são engraçados... isso são :P

(não se preocupem, não aconteceu nada... os policiais desativaram a bomba e ninguem se feriu)

- sexta, 24: como comemoração à revolução, havia um museu ao ar livre reproduzindo casas, bares, museus, etc. dos anos 50 (a revolução foi em 56)... fomos com 1 hungaro e um bando de trainees... teve também um desfile de roupas típicas da época... um sarro!
A noite, jantar com o colombiano e a mexicana, beber na casa do indiano e depois sair pra dançar... o lugar se chama Moulin Rouge... era pra ser uma festa latina, mas sim, como o nome dá a entender, tinha mais cara de cabaret!!! Decidi ir pra outro lugar... fui naquele bar que tinha dança húngara na semana passada (que é um lugar mais alternativo... uma espécie de espaço de arte, onde tem várias coisas húngaras)... tinha uma banda húngara tocando rock... era legal!
E por muita sorte, encontrei uns trainees lá... sem combinar nada! :)

(a comemoração - a bandeira tem um furo no meio porque aí estava o símbolo do comunismo... então na revolução, rasgaram a bandeira pra tirar o símbolo - hoje a listra é branca, sem símbolo nenhum)

- sabado, 25: acordar super tarde, dar um jeito na casa, trabalhar um pouco (já que 5a e 6a não fiz muita coisa), usar internet de graça no McDonalds da esquina...
E me encontrar com a mexicana, o colombiano (de agora em diante eles se chamam Olga e Gustavo) e umas amigas mexicanas e eslovacas que estavam por aqui... passear pelo distrito do castelo, ver a cidade de cima à noite, tomar mate sentados no topo do túnel... e ir pra casa comer feijão com farofa! :)

Depois, sair pra dançar com os trainees... mas esse fim de semana a gente não acertou uma!! o lugar onde fomos tinha uma mulher semi-nua com asas de borboleta rebolando em cima de uma mesa e uma outra fez strip-tease completo (sim!! ela ficou completamente pelada no palco!!)... e quando começou a dar a entender que ela ia se masturbar no palco, decidi que era mais do que hora de ir embora!!

Fui pra outro bar (com a Simone, de UK)... um lugar bem mais tranquilo, com musica legal e uns discos de vinil pendurados pelo bar como decoração... dançamos, tomamos cerveja, conheci um persa e conversamos sobre o oriente médio e como a situação de lá fez ele migrar pra Budapeste e estudar música aqui...


(a vista da cidade de cima - à noite)

- domingo, 26: acordar mais tarde ainda (2h da tarde! :P), almoçar com o Gustavo, ir na casa da Olga encontrar com os trainees... assistir filme com as gurias, ir às compras pro jantar, cozinhar (sopa lituana e massa), jantar com eles... e terminar a noite assistindo "Meu tio matou um cara" com um português (e ele nem precisava de legenda! haha)

- segunda, 27: o Juanca finalmente chegou! Fui pra casa esperar ele, já que ele tava sem chave... fiz almoço pra gente... e, como toda boa segunda-feira... à noite fomos no Morrison's... adoro esse lugar! :)

- terça, 28: 3as passaram a ser noite oficial de salsa... dessa vez o Juanca foi também!

- quarta, 29: noite colombiana pra comemorar o café que o Juanca trouxe... o Gustavo fez ajiaco (uma sopa tipica da Colombia), tomamos café Juan Valdez e ouvimos Carlos Vives, Bacilos e Juanes...

(Gustavo, Barbara, John, Juanca e Olga)

- quinta, 30: isso é hoje! e a programação é ir ao Szimpla, já que falhamos ontem ;)

Amanhã tem um festival indiano Duwali... e depois festa de Hallowen... e o fim de semana também promete!

Dá pra entender por que eu adoro essa cidade?? Ficou com vontade?? Vem me visitar!!!

Comentários(3)

3 Response to "Adoro Budapeste!"

  1. Débora, on outubro 30, 2008 said:

    a cidade?1? as pessoas tu quer dizer, né?
    me deu foi saudades de Bonn... =(

  2. Anônimo, on novembro 02, 2008 said:

    oi tudo bem? meu nome é Kaue..e eu estou querendo ir para Praga o ano que vem, só que quero ficar 1 ano para estudar o idioma! :)
    vc por um acaso sabe se existe alguma escola onde ensina tcheco???
    alguma agencia tipo intercambio??
    me manda um email!

    kaue_mettittier@hotmail.com

  3. Lorena, on novembro 05, 2008 said:

    oi barbara, tudo bem? muito legal o seu blog!!! estou na fase da induction da Aiesec Rio e espero ter uma oportunidade como a sua de vivenciar esse internacionalismo logo :)
    Estive em Budapeste no ano passado e adorei a cidade, pena que nao conhecia ninguem...
    Gostaria de te pedir um favor, se possivel, claro. Temos que preparar um evento com alumni que viajaram para incentivar os membros a fazerem o mesmo e estamos tendo problemas em contactar alumni que estejam no rio, por isso resolvemos pedir videos às pessoas que estão viajando agora... Tem como você nos ajudar? Seria um video de 3-5 min contando um pouquinho da sua experiência. Obrigada pela atenção. Bjos, Lorena. (meu e-mail é lorena.banhos@gmail.com) PS.: tá super em cima da hora, o vídeo deve ser apresentado sábado, entao precisamos dele para sexta no mais tardar. Qualquer ajuda é bem-vinda