Os museus mais legais do mundo

Outro dia, conversando com uma amiga, ela me perguntou quais são os museus que eu mais gostei no mundo... Resolvi fazer uma lista... Cada um dos museus dessa lista chamou a minha atenção por um motivo diferente... Fica a lista como dica pra quem quiser conhecer (eles não estão em ordem de importância, nem de ranking):

* Hermitage - São Petersburgo, Russia

É um dos maiores museus do mundo. Tem relíquias egípcias, obras renascentistas, salas com decoração barroca... E dizem que se tu passar 1 minuto olhando pra cada obra, passa 7 anos dentro do museu!! E isso sem contar que o prédio é uma obra a parte...
Quando estive lá, só conseguimos ver correndo algumas das inúmeras alas... mas é uma experiência incrível entrar e caminhar pelo Hermitage!


* Museu de Ciência e Tecnologia da PUC - Porto Alegre, Brasil
É divertido porque dá pra interagir com as "obras" do museu, que são experimentos científicos... e as crianças aprendem ciência brincando! (mas os adultos também se divertem!)

* Museu do Van Gogh - Amsterdam, Holanda
Foi muito legal ver os originais de obras tão famosas como os campos de trigo ou os girassóis. 

* Museu Malba - Buenos Aires, Argentina
Quando eu fui no Malba, tinha uma exposição dadaísta, com as obras de Duchamp (como aquela roda de bicicleta em cima de um banquinho) e uma surrealista, com o quadro dos relógios derretendo do Dali.

* Museu Oscar Niemeyer (Museu do Olho) - Curitiba, Brasil
Todos os museus do Niemeyer são obras de arte! E o olho é uma sala em forma de olho, suspensa em uma coluna. E o acervo permanente tem várias obras legais, de arte moderna.

* Memorial da América Latina - São Paulo, Brasil
O memorial tem o Pavilhão da Criatividade, que tem vestimentas, artesanato, artefatos típicos de vários países da América Latina. O pavilhão é lindo e colorido! E depois de ter viajado por alguns países da América Latina, toda a exposição faz ainda mais sentido!
Ah, ponto alto do pavilhão para o mapa da América Latina em miniaturas, embaixo do piso de vidro... quase todos os países e as principais cidades estão representados lá!

* Museu do Ipiranga - São Paulo, Brasil
A primeira vez que entrei no Museu do Ipiranga o que mais me chamou a atenção foram umas bolas de vidro cheias d'àgua... não tinha entendido que água era aquela, até chegar perto de uma que dizia "Capibaribe" e outra que dizia "Oiapoque"... Além dessas, havia também "Negro", "Amazonas", "São Francisco", "Uruguai", "Paraná, entre outros...
A explicação: para simbolizar a soberania nacional conquistada com a independência do país, trouxeram água de cada um dos rios mais importantes do país... Assim, o país está unificado através de suas águas! Gostei!
E o jardim em frente ao museu também é lindo, com seu chafariz e seu arco-íris em dias de sol...

* Museu da Língua Portuguesa - São Paulo, Brasil
Outro museu muito interessante (e que tem entrada gratuita aos sábados). Adorei brincar com as palavras!

* Museu do Sexo - Amsterdam, Holanda
Onde é possível encontrar diversas coisas relacionadas a sexo, desde um banco com formato de pênis, fotos de pessoas fazendo sexo com animais (!!) até fotos de sexo dos anos 1890 (sim! por isso é MUSEU do sexo)

* Solar do Unhão (MAM) - Salvador, Brasil
As exposições não são tão legais... o mais legal desse museu é a casa em si! É uma casa dos senhores de engenho, na beira do mar da Baía de Todos os Santos. A casa é enorme e é possível caminhar por seus aposentos, conhecer o lugar onde ficavam os escravos... e ainda admirar o sol se pondo na baía. A casa tem paredes super grossas, uma escada de madeira que é a obra de arte mais linda lá dentro do museu, um pátio de esculturas, uma prainha... e minha árvore preferida em Salvador! (toda vez que vejo aquela árvore, tenho vontade de ter uma casinha na árvore!)
E nos sábados, acontece o "Jam no MAM", uma "jam session" ao ar livre, no pátio do museu, na beira do mar... uma delícia!

* Museo de Arte y Diseño Contemporáneo (MADC) - San Jose, Costa Rica
Visitei o MADC duas vezes, quando aconteciam as noites dos museus na Costa Rica. Arte moderna, daquela que provoca e faz pensar... pra gostar ou desgostar, pra indagar, refletir... gostei!

* Museu do Botero - Bogotá, Colômbia
O criador das mulheres gordinhas, gatos gordinhos, crianças gordinhas... me senti tão magra vendo suas obras! ;)

* Museu de Arte Contemporânea de Niterói - Niterói, Brasil
Quando estive lá, a exposição era sobre os deuses gregos (e sua correspondência com os santos católicos e com os orixás do candomblé). Nos vestimos de deusas gregas e sentamos na janela pra apreciar a vista do mar lá fora (aliás, esse museu é outra obra de arte do Niemeyer, com uma visão panorâmica através das janelas de vidro ao redor de todo o museu)

Sei que ainda faltam muuuuitos museus pra eu conhecer e sei que minha lista ficou bem focada nos museus brasileiros... mas acho que no dia que fui responder para a minha amiga sobre os museus mais legais, queria provar que no Brasil também temos muitas coisas legais (e temos mesmo!!)

Conforme for conhecendo mais museus, vou acrescentando aqui (e se tiverem sugestões de museus que todo mundo deveria conhecer, comentem aí!)

Comentários(4)

4 Response to "Os museus mais legais do mundo"

  1. Anônimo, on dezembro 18, 2011 said:

    Prado-Madrid ,Espańa
    National Galery-London
    Louvres-Franca
    Pergamon ,Berlin-Alemania
    e muito mais

  2. Viviane Camacho, on fevereiro 15, 2012 said:

    Esqueceu o museu do Aparthaid em Johanesburg - Africa do Sul- Fenomenal.

  3. Bárbara, on março 11, 2012 said:

    Viviane: não é que eu tenha esquecido... é que esse eu ainda não conheço! Mas obrigada pela dica, fiquei curiosa para conhece-lo ;)

    beijos!

  4. Anônimo, on novembro 25, 2021 said:

    Nossa! Nenhuma menção à Ilha dos Museus em Berlim! Que são os citados perto deles?