Pacífico

‎"El Oceano Pacifico se salía del mapa. No había donde ponerlo. Era tan grande, desordenado y azul que no cabía en ninguna parte. Por eso lo dejaron frente a mi ventana." 


Pablo Neruda 







Casa de Pablo Neruda - Isla Negra, Chile

Comentários(0)

Aconcágua

Aconcágua, 6.962 metros sobre o nível do mar. Cordilheira dos Andes, fronteira entre Argentina e Chile...

...passamos por lá na nossa viagem de fim de ano...


e deixo uma foto desejando a todos um Feliz Natal e um Ano Novo de alcançar sonhos cada vez mais altos!! ;)

Comentários(0)

Os museus mais legais do mundo

Outro dia, conversando com uma amiga, ela me perguntou quais são os museus que eu mais gostei no mundo... Resolvi fazer uma lista... Cada um dos museus dessa lista chamou a minha atenção por um motivo diferente... Fica a lista como dica pra quem quiser conhecer (eles não estão em ordem de importância, nem de ranking):

* Hermitage - São Petersburgo, Russia

É um dos maiores museus do mundo. Tem relíquias egípcias, obras renascentistas, salas com decoração barroca... E dizem que se tu passar 1 minuto olhando pra cada obra, passa 7 anos dentro do museu!! E isso sem contar que o prédio é uma obra a parte...
Quando estive lá, só conseguimos ver correndo algumas das inúmeras alas... mas é uma experiência incrível entrar e caminhar pelo Hermitage!


* Museu de Ciência e Tecnologia da PUC - Porto Alegre, Brasil
É divertido porque dá pra interagir com as "obras" do museu, que são experimentos científicos... e as crianças aprendem ciência brincando! (mas os adultos também se divertem!)

* Museu do Van Gogh - Amsterdam, Holanda
Foi muito legal ver os originais de obras tão famosas como os campos de trigo ou os girassóis. 

* Museu Malba - Buenos Aires, Argentina
Quando eu fui no Malba, tinha uma exposição dadaísta, com as obras de Duchamp (como aquela roda de bicicleta em cima de um banquinho) e uma surrealista, com o quadro dos relógios derretendo do Dali.

* Museu Oscar Niemeyer (Museu do Olho) - Curitiba, Brasil
Todos os museus do Niemeyer são obras de arte! E o olho é uma sala em forma de olho, suspensa em uma coluna. E o acervo permanente tem várias obras legais, de arte moderna.

* Memorial da América Latina - São Paulo, Brasil
O memorial tem o Pavilhão da Criatividade, que tem vestimentas, artesanato, artefatos típicos de vários países da América Latina. O pavilhão é lindo e colorido! E depois de ter viajado por alguns países da América Latina, toda a exposição faz ainda mais sentido!
Ah, ponto alto do pavilhão para o mapa da América Latina em miniaturas, embaixo do piso de vidro... quase todos os países e as principais cidades estão representados lá!

* Museu do Ipiranga - São Paulo, Brasil
A primeira vez que entrei no Museu do Ipiranga o que mais me chamou a atenção foram umas bolas de vidro cheias d'àgua... não tinha entendido que água era aquela, até chegar perto de uma que dizia "Capibaribe" e outra que dizia "Oiapoque"... Além dessas, havia também "Negro", "Amazonas", "São Francisco", "Uruguai", "Paraná, entre outros...
A explicação: para simbolizar a soberania nacional conquistada com a independência do país, trouxeram água de cada um dos rios mais importantes do país... Assim, o país está unificado através de suas águas! Gostei!
E o jardim em frente ao museu também é lindo, com seu chafariz e seu arco-íris em dias de sol...

* Museu da Língua Portuguesa - São Paulo, Brasil
Outro museu muito interessante (e que tem entrada gratuita aos sábados). Adorei brincar com as palavras!

* Museu do Sexo - Amsterdam, Holanda
Onde é possível encontrar diversas coisas relacionadas a sexo, desde um banco com formato de pênis, fotos de pessoas fazendo sexo com animais (!!) até fotos de sexo dos anos 1890 (sim! por isso é MUSEU do sexo)

* Solar do Unhão (MAM) - Salvador, Brasil
As exposições não são tão legais... o mais legal desse museu é a casa em si! É uma casa dos senhores de engenho, na beira do mar da Baía de Todos os Santos. A casa é enorme e é possível caminhar por seus aposentos, conhecer o lugar onde ficavam os escravos... e ainda admirar o sol se pondo na baía. A casa tem paredes super grossas, uma escada de madeira que é a obra de arte mais linda lá dentro do museu, um pátio de esculturas, uma prainha... e minha árvore preferida em Salvador! (toda vez que vejo aquela árvore, tenho vontade de ter uma casinha na árvore!)
E nos sábados, acontece o "Jam no MAM", uma "jam session" ao ar livre, no pátio do museu, na beira do mar... uma delícia!

* Museo de Arte y Diseño Contemporáneo (MADC) - San Jose, Costa Rica
Visitei o MADC duas vezes, quando aconteciam as noites dos museus na Costa Rica. Arte moderna, daquela que provoca e faz pensar... pra gostar ou desgostar, pra indagar, refletir... gostei!

* Museu do Botero - Bogotá, Colômbia
O criador das mulheres gordinhas, gatos gordinhos, crianças gordinhas... me senti tão magra vendo suas obras! ;)

* Museu de Arte Contemporânea de Niterói - Niterói, Brasil
Quando estive lá, a exposição era sobre os deuses gregos (e sua correspondência com os santos católicos e com os orixás do candomblé). Nos vestimos de deusas gregas e sentamos na janela pra apreciar a vista do mar lá fora (aliás, esse museu é outra obra de arte do Niemeyer, com uma visão panorâmica através das janelas de vidro ao redor de todo o museu)

Sei que ainda faltam muuuuitos museus pra eu conhecer e sei que minha lista ficou bem focada nos museus brasileiros... mas acho que no dia que fui responder para a minha amiga sobre os museus mais legais, queria provar que no Brasil também temos muitas coisas legais (e temos mesmo!!)

Conforme for conhecendo mais museus, vou acrescentando aqui (e se tiverem sugestões de museus que todo mundo deveria conhecer, comentem aí!)

Comentários(4)

Itacaré

Costa do Cacau, Bahia, Brasil. 


Itacaré é uma cidadezinha na costa baiana com ondas convidativas ao surf, praias lindas, rio, trilhas e muita mata atlântica... e eu fui passar 5 dias por lá...

Nos 3 primeiros dias choveu. Muito. 

Mas mesmo assim consegui aproveitar: passei uma tarde inteira tomando chimarrão sentada em uma mesinha de troncos em uma pousada linda na praia da Tiririca. Eu, meu chimarrão, meu guarda-chuva, um livro, ipod, as ondas estourando nas pedras e a chuva caindo. E só! Ninguém mais na praia! :)

praia da Tiririca - pousada onde tomei chimarrão

No dia seguinte a chuva deu uma trégua e consegui conhecer todas as praias de Itacaré. 
É que Itacaré tem 6 praias:

* Coroinha: é onde o Rio de Contas encontra o mar. E é no centro da cidade, praia de pescador, barquinhos, areia onde o pessoal joga futebol e um calçadão onde dá pra caminhar, comer pizza, tomar sorvete e tomar cerveja por 3 reais.
Nessa praia, apesar de o mar ser calmo, o banho não é recomendado, já que a água é meio poluída.


Coroinha

* Concha: ainda no encontro do rio com o mar e protegida por pedras, uma praia de mar calmo, areia boa para uma caminhada e várias barracas de praia onde o pessoal vai pra tomar sol ou uma cervejinha.
Na praia da Concha tem várias pousadas, hotéis e imagino que quando não está chovendo, deve ficar bem cheia...

Praia da Concha

Essas duas são as praias mais urbanas e mais próximas do centrinho. 
E seguindo pela Pituba (a rua principal de Itacaré - e onde ficam as lojinhas, restaurantes e vida noturna), chega-se à estradinha que leva às outras 4 praias:

* Resende: a primeira, mais próxima... e dizem que mais frequentada pelos locais

* Tiririca: a praia dos surfistas. Dizem que as ondas dessa praia são as melhores e que vários campeonatos de surf acontecem por lá. Também dizem que quando tem sol ela fica cheia de gente jovem e bonita.
Pra mim essa praia marcou por ter a pousada mais linda de Itacaré. Fica bem no final da praia, no cantinho. É toda rústica, de troncos de madeira e no meio da vegetação. Foi lá que encontrei minha mesinha coberta onde passei uma tarde tomando chimarrão.

* Costa: essa praia é bem pequena e dizem que o mar é perigoso, então não parece ser muito frequentada.
Entre a Tiririca e a Costa, tem umas pedras que dá pra cruzar... e a vista lá de cima é linda!

* Ribeira: nessa praia tem um riozinho que deságua no mar. Também tem várias barracas com mesinhas na areia. É a praia das famílias, das crianças que tomam banho no rio e dos surfistas aprendizes (Itacaré tem muitas escolas de surf... e os alunos aprendem na praia da Ribeira, que tem ondas menores que a Tiririca). Também é a praia dos turistas ecológicos e aventureiros, já que tem uma trilha de arvorismo e uma tirolesa.
E é de onde começa a trilha da Prainha.

A Prainha já fica fora do perímetro urbano de Itacaré, mas é acessível por uma trilha de uns 30-40min pela mata atlântica. 

A trilha é fácil, bem marcada e bem bonita. Mas os guias locais vão te xingar se tu tentar fazer a trilha sozinho, vão te dizer que não pode, que é perigoso, que tu vais te perder...
(aliás, ando de saco cheio desse assédio aos turistas aqui na Bahia... na Chapada também só faltou nos dizerem que tinha dragões, leões e dinossauros nas trilhas!!! Eles nunca querem te deixar ir sozinho, querem sempre que tu pague um guia... Entendo que o trabalho dos guias é legal e importante... mas acho que deviam respeitar um pouco mais os aventureiros, escoteiros e mochileiros que resolvem se aventurar pelas trilhas e que não querem a companhia de um guia chato que fica falando bobagem e te fazendo andar no ritmo dele - e não no teu!)

Bom, fiz a trilha da prainha sozinha (eu e vários outros turistas). E a prainha é linda!! Mais um paraíso no litoral brasileiro! Dizem que está entre as 10 praias mais bonitas do Brasil (e entre as 10 mais bonitas que eu conheço, com certeza!)

Prainha

Areia branca, coqueiros, mar azul e nenhuma estrutura urbana... lindo! :)

No último dia, fui conhecer a praia que fica do outro lado do Rio de Contas: Pontal.
Como diz o nome, é uma ponta, que separa o rio do mar. De um lado, o banho é de água doce. Do outro, nas ondas do mar. Também tem uma faixa bem grande de areia, ótima para uma caminhada (e como não tem nenhuma sombra, ótima pra bronzear - ou torrar, caso tenha esquecido o protetor!)
Pra chegar lá, tem barquinhos que saem do final da praia da Coroinha, cobram 3 reais o trecho e marcam hora pra te buscar.

Pontal

Dizem que no Rio de Contas também é bonito passear de barquinho (ou de caiaque) no final do dia, ao por-do-sol. Não fiz esse passeio, mas assisti o sol se por na Ponta do Xaréu, mirante natural, na praia da Concha, no encontro do rio com o mar... lindo o por-do-sol lá!

por-do-sol na Ponta do Xaréu

Pra quem quiser ir pra Itacaré, saindo de Salvador, basta cruzar de ferry até Bom Despacho e pegar um ônibus lá. São 5hs de ônibus.

E quem for pra lá não pode deixar de provar o chocolate de lá! Afinal, Itacaré está na Costa do Cacau! E eles vendem barrinhas de um chocolate caseiro que é praticamente cacau puro... uma delícia! :)

Comentários(2)

Tarde de Museus em Salvador

Sábado resolvi fazer uma tarde de museus em Salvador: saí de casa caminhando, passando pela Graça, Vitória, Campo Grande, até o Solar do Unhão (na avenida do Contorno)


Comecei pelo Museu Rodin [A], no Palacete de Artes, na Graça
O acervo é composto de esculturas do Rodin em gesso, expostas em um casarão lindo e antigo, com um jardim muito gostoso e um café todo chique.
Descobri que Rodin quebrou o conceito de obra pronta e incompleta... o importante é que a obra consiga passar o sentimento que quer passar. Por isso a maioria das esculturas dele não tem alguma parte do corpo (cabeça, braços, etc.)
Além disso, ele fez várias versões da mesma escultura (o Pensador, por exemplo, tem várias réplicas feitas por ele mesmo)... ele fazia maquetes, versão reduzida, versão ampliada, etc... então não se espante ao ver vários Pensadores originais pelo mundo ;)

Segui pela rua da Graça até o Corredor da Vitória (uma rua muito linda, um túnel de árvores muito verdes), onde há vários museus.

Entrei no Museu de Arte da Bahia [B].
Ali estão expostos vários móveis antigos, pinturas de Salvador da época da chegada dos portugueses, alguns mapas da Baia de Todos os Santos, além de algumas exposições temporárias.
Adorei os quadros de como era o Porto da Barra (aquela praia que fica aqui pertinho de casa) há 500 anos!

Passei ainda na frente do Museu Geológico da Bahia, o Museu Carlos Costa Pinto, o Instituto Goethe e o Cinema do Museu. Não entrei em nenhum deles, mas foi legal descobrir que tem tanta coisa no Corredor da Vitória!

Depois cruzei o Campo Grande e dei uma passada no TCA (Teatro Castro Alves) [C], pra ver a programação do Festival Internacional de Artes Cênicas (FIAC), que está acontecendo essa semana em Salvador... e comprei ingresso pra uma peça.

De lá desci até a Avenida do Contorno e fui no Solar do Unhão [D], um antigo casarão dos senhores de engenho que hoje abriga o Museu de Arte Moderna.
É um casarão lindo, com um pátio que é uma delícia, uma igrejinha, um pátio de esculturas, uma prainha e uma árvore linda (que dá vontade de construir uma casinha na árvore e colocar um balanço).
Nos subsolos da casa, onde antes viviam os escravos, hoje tem um café todo bonitinho, com uma vista linda da baía.
Dei uma volta pelo museu, assisti o por-do-sol (sim, do Solar dá pra ver um lindo por do sol na Baía de Todos os Santos, atrás da Ilha de Itaparica) e depois fiquei por lá pra curtir o Jam no MAM, que acontece todo sábado: musica ao ar livre, no pátio que fica na beira do mar... tem uma banda residente e o palco é aberto a músicos profissionais e amadores... 
Sonzinho massa, cervejinha, gente legal e um clima muito agradável! Ótima forma de encerrar minha tarde de museus!

Comentários(4)

Para o dia de hoje ;)

Comentários(2)

Morro de São Paulo

Passei 5 dias nesse lugar maravilhoso... e posso dizer que é uma das praias mais lindas que já conheci! (tanto que eu fui no sábado pra voltar na 2a... e acabei voltando só na 4a... e ficaria mais tempo, se pudesse!)


Sobre Morro de São Paulo:
Fica em um arquipélago que pertence ao município de Cairu, na Bahia, ao sul de Salvador. É a ponta nordeste da ilha onde se encontra e consiste basicamente nos seguintes lugares:
- Gamboa - a primeira praia pela qual se passa quando se vai de barco, voltada para oeste
- Porto - o lugar onde atracam os barcos que chegam lá
- Vila - o "centrinho" - a praça principal, a igrejinha, a Fonte Grande e as ruazinhas onde moram os nativos
- Morro do Farol e Forte - também no centrinho
- As 4 praias: primeira, segunda, terceira e quarta (sim, os nomes são esses!) - sendo as 3 primeiras voltadas a norte e a última já olha para leste

Como chegar lá:
Tem basicamente 2 opções: a dos turistas e a dos locais
* os turistas vão de catamarã, saindo do Mercado Modelo de Salvador (e pagam R$ 75,00) - 2h30 a 3hs
* os locais fazem o seguinte:
- ferry de Salvador (São Joaquim) até Bom Despacho (em Itaparica) - R$ 3,90
- ônibus de Bom Despacho a Valença - R$ 15,00
- barco de Valença a Morro - R$ 6,70 (o convencional) e R$ 15 (a lancha rápida)

Lá em Morro não entram carros e as ruas são todas de areia ou pedras. Os únicos veículos que circulam por lá são os carrinhos de mão que o pessoal de lá usa como "taxi" pra carregar as mochilas dos turistas até sua pousada.
Como é um local bem turístico, tem inúmeras opções de pousadas, restaurantes, lojinhas de souvenir... e muitos, muitos hippies vendendo artesanato pelas ruas (em geral são pessoas que estavam viajando e quando chegaram em Morro se apaixonaram pelo lugar e não quiseram mais ir embora! conheci muita gente com histórias assim por lá...)

Pra mim o mais legal de Morro é que tem opção para todos os gostos: quer uma praia super tranquila pra ficar sozinho deitado na areia, curtindo o mar? Tem! Quer badalação, ver gente bonita, muita festa e barzinhos? Também tem! Quer ver peixinhos nas piscinas naturais, ou fazer mergulho? Pode! Quer ir pra praia de manhã bem cedinho e pegar o sol nascente? Vá! Gosta de praia no final da tarde, com um por-do-sol maravilhoso? Tem ótimas opções! Quer fazer amizades, conversar com pessoas? Vai encontrar muitas pessoas animadas e dispostas a fazer novos amigos! Quer paz, tranquilidade, ficar sozinho e que ninguém te incomode? Também vai encontrar teu canto por lá!
Entenderam por que é um lugar incrível? :) E isso sem contar a beleza natural, as vistas lindas!!

Algumas das coisas mais legais pra se fazer por lá (testadas e aprovadas):
* Caminhar pelo centrinho da Vila, ver as casinhas coloridinhas, a igrejinha, a praça... andar pela rua da Fonte Grande até a fonte ou ir pela rua que vai até as praias, olhando as lojinhas (e sim, tem coisas baratas... nem tudo por lá é caro)
 
(Igrejinha da Vila e caminho entre as praias)

* Ir até o Forte, caminhar por cima das paredes do forte, sentar lá pra ouvir o barulho do mar e, com sorte, ver golfinhos (nós vimos!)

(na parede do forte, com meus companheiros de viagem!)

* Subir o morro do Farol pra ver a vista e tirar fotos lindas lá de cima (de lá se vê até a terceira praia). Dá pra ir tanto no mirante da Tirolesa como no outro lado (com vista para o porto).

(vista lá de cima do morro do Farol)

Vá também no horário do por-do-sol: o mirante oeste tem uma vista linda para um sol que mergulha atras das ilhazinhas e das palmeiras. No dia que fomos ainda fomos presenteadas com um lindo arco-íris!
 
(Por do Sol visto do Morro do Farol)

(Ah, eu não fiz, mas tem uma tirolesa que desce lá de cima do morro até a primeira praia - e cai dentro d'água. Não parece perigoso e parece divertido... só achei caro - R$ 30)

* Fazer a trilha até a praia da Gamboa. Saindo da Fonte Grande tem uma trilha que vai um pouco pelo meio do mato e logo depois desce pra praia - e vai pela beira da praia, contornando pedras, com um mar azul calminho até chegar na Gamboa. Lá não deixe de tomar banho de argila!! Na frente de uns paredões de argila escorre uma argila sempre molhada, onde dá pra entrar, se lambuzar, deitar... dizem que é medicinal e que faz bem pra pele... isso eu não sei, mas que é uma delícia ficar lá deitada que nem porcos, isso é!

* Curtir a segunda praia. É a praia com maior extensão de areia (entre o mar e as construções). Uma areia fina e branquinha... ótima pra deitar. O mar é calminho, uma piscina... 

(Segunda Praia)
A segunda é a praia mais movimentada e badalada... tem um monte de barzinhos na beira da praia com mesinhas na areia e música ao vivo - voz e violão... também tem vendedores de açai, pastel, cerveja, etc. que te atendem onde tu tiver (pode passar o dia todo deitada, eles vem te servir!)... tem sempre bastante gente, mas não fica lotada e insuportável como algumas praias aqui de Salvador. Além disso, tem ótimos restaurantes na beira da praia pra provar comida baiana.
Eu adorei sentar na areia e ouvir a música ao vivo dos barzinhos e o barulho do mar! :)

Ah, entre a segunda e a terceira praia tem uma ilhazinha (Ilha da Saudade), que dá pra ir caminhando, porque  tem uma faixa de areia ligando a praia à ilha. À noite essa ilha tem uma iluminação verde linda nos coqueiros!

(tomando chimarrão na Ilha da Saudade)

Nos dias que eu fui pra Morro, tava acontecendo o Festival de Primavera, com vários shows na beira da praia. E o palco tava montado na segunda praia, então à noite a praia era espaço de show - muita gente, shows animados, várias barraquinhas de "roska" (as caipirinhas de tudo que é fruta - eu tomei uma de cacau com leite condensado que vinha dentro do próprio cacau! linda!) e muita festa!

* Caminhar pela terceira praia, chegar até a quarta e ver os peixinhos nas piscinas naturais

(da 4a praia, olhando pro morro do Farol, na 1a)

Lá na quarta praia tem muitos corais - e quando a maré baixa formam piscinas naturais que ficam cheias de peixinhos. Dá pra vê-los a olho nu... é só chegar perto e dar comida que eles vem ao teu redor... e dá pra entrar nas piscinas com peixes por todos os lados. Também dá pra alugar um snorkel com Deca, um morador da ilha que tá todo dia lá cuidando dos peixes, alugando máscara de snorkel e instruindo os turistas como preservar os corais.

 
(os peixinhos)

* Ver o por do sol na prainha que tá no caminho da Gamboa. Lá o sol se põe bem na tua frente... e tem um bar (o One Love) que tem uma sacada grandona na beira da praia, com redes, cadeiras dessas que ficam penduradas no teto e mesinhas com vista pro mar - e pro por-do-sol. Eles tem música ao vivo e não cobram entrada... e o por-do-sol de lá é lindo demais!

(o bar - One Love - e sua filosofia)

 
(olha que vida ruim... to no paraíso!)

* Ir na Toca do Morcego, também no por-do-sol. A Toca fica na subida do morro do Farol, então a vista do por-do-sol é mais de cima. E o ambiente é super "chilled out": esteiras no chão com almofadas e pufes, pra se esparramar no chão mesmo, enquanto se assiste ao espetáculo natural. Depois que o sol vai embora, as 18hs, tem música ao vivo com um pessoal que toca músicas bem gostosinhas, pra ficar de boa, curtindo, relaxando...

Essas foram as coisas que mais gostei de Morro... adorei o lugar, a energia, o ambiente, as paisagens... recomendo a todo mundo que vier à Bahia!! Só por favor, cuidem bem desse lugar encantado que ainda não foi invadido pela sujeira e pelo lixo... mantenham ele assim, pra podermos ir mais vezes pra lá!! ;)

(Morro... de Saudades...)

Comentários(9)

Eu ouvi dos guias locais...

Em meus meses na Bahia ouvi algumas histórias curiosas sobre algumas coisas daqui... Não sei se são verdades verdadeiras, mas são aquelas verdades que todo mundo conta por aí... e que mesmo que eram mentira, se tornaram verdade ao cair na sabedoria popular ;)

As gordinhas de Ondina


No bairro de Ondina tem 3 estátuas de 3 gordinhas (que não, não são do Botero).
Dizem que cada uma delas representa uma das raças que formou o Brasil: brancos, negros e índios, ou, mais precisamente, representam os 3 continentes: Europa, África e América. E dizem que cada uma delas está olhando para o continente que representa.

A fuga de Bento Gonçalves


Essa história me intriga, principalmente por envolver um gaúcho ;)
Pois dizem que quando, por causa da Revolução Farroupilha, Bento Gonçalves esteve preso no Forte São Marcelo (um forte na Baia de Todos os Santos, no meio do mar, próximo a costa de Salvador), ele fugiu de lá nadando até a Ilha de Itaparica (trajeto de pelo menos 20km).

As torres das igrejas


Muitas igrejas da Bahia (e do Brasil, na verdade... mas essa história só aprendi aqui) tem 1 torre só.
Dizem que é porque o governo português cobrava impostos sobre "obras prontas". Então as igrejas tinham, no projeto, 2 torres... mas para não ter que pagar imposto, deixavam a obra incompleta - com uma torre só!

Alguém conhece mais alguma "lenda da Bahia"? Comente aí!! :)

Comentários(7)


"Trago dentro do meu coração,
Como num cofre que se não pode fechar de cheio,
Todos os lugares onde estive,
Todos os portos a que cheguei,
Todas as paisagens que vi através de janelas ou vigias,
Ou de tombadilhos, sonhando,
E tudo isso, que é tanto, é pouco para o que eu quero."
Álvaro de Campos (Fernando Pessoa)

Comentários(0)

Frases de Muro

Em tempos de facebook todo mundo anda pichando muros por aí... e algumas das frases que vi nos muros recentemente me fizeram rir... compartilho algumas (quem tiver mais, fique à vontade para comentar):

"Todo relacionamento se baseia em duas coisas: beleza e paciência.
Se der certo, beleza
Se não, paciência"
**
"Sim, eu moro na Bahia.
Sim, é aquele lugar que você passa o ano todo economizando pra poder visitar"
**
"Ninguém é tão feio quanto a foto da identidade
nem tão bonito quanto a foto do facebook"
**
"Os brasileiros amam odiar os argentinos
e os argentinos odeiam amar os brasileiros"
**
"Entendi essa história de 'amor ao próximo': você não me ama? Próximo!"
**
"Quando criava os maridos, Deus prometeu às mulheres que os maridos bons e ideais seriam encontrados em todos os cantos da Terra.
E depois, Ele fez a Terra redonda!"
**
"Women know within the first few seconds of meeting a guy whether they want to marry him, fuck him or kill him"
**
"Se teu ex te diz 'você nunca vai encontrar alguém como eu' tu diz: 'sim, essa é a ideia!'"
**
"A mi también me dijeron 'hace lo que quieras' y después se enojaron porque hice lo que queria"

Comentários(0)

Os vários parabéns baianos

No projeto que estou trabalhando tenho uma turma que dou treinamentos toda terça de manhã... E na terça passada foi meu aniversário, então elas comemoraram comigo: teve pastelzinho, negrinho (brigadeiro), pãozinho delícia e um bolo lindo!

E, claro, não podia faltar os vários parabéns (é que aqui na Bahia se canta "parabéns a você" de várias formas)...

Além do parabéns básico, tem:

"Chegou a hora de apagar a velinha
Vamos cantar aquela musiquinha
Parabéns a você, parabéns a você
Pelo seu aniversário"

"Que Deus lhe dê
Muita saúde e paz
E os anjos digam amém
Parabéns a você
Pelo seu aniversário"
(esse dizem que tem que cantar tantas vezes quantos anos a pessoa está fazendo... já pensou um aniversário de vô como seria?? :P)

"Derrama, Senhor, derrama, Senhor
Derrama sobre ela o seu amor"

E tem as rimas básicas, que eles adoram...

"É vatapá, é caruru
O Fulano, eu vou comer... seu bolo"

"A chuva cai, a rua inunda
O Fulano, eu vou comer... seu bolo"
(obviamente no lugar de "Fulano" vai o nome do aniversariante)

Confiram aí no vídeo como foi a cantoria:




Comentários(21)

Aniversários

No ano passado, estava na Nicarágua, viajando com amigos... Comemorei com um passeio de barco pelo lago da Nicarágua, uma caminhada noturna no centro de Granada, tomando caipirinha por U$ 0,50 e ganhei bolo (que era pra ser surpresa) e parabéns dos meus amigos a meia noite.

Em 2009 foi na Ilha da Madeira... e comemorei com um passeio por todo o norte da ilha... paisagens de mar emoldurado por pedras... cada vista linda! À noite fomos a um arraial com amigos e ouvi muita música brasileira (que os portugueses conheciam melhor do que eu)

Em 2008 passei o dia no lago Balaton, na Hungria, com minha irmã polonesa... e à noite fui, também com ela, tomar uma cerveja às margens do Danúbio

Em 2007 fui com uma família tcheca que me "adotou" passar o fim de semana em uma cabaninha nas montanhas... colhi blueberrys, fiz caminhadas pelas montanhas, comi dumplings feitos por minha avó tcheca e ganhei parabéns a você em tcheco com bolo feito pelas minhas "irmãs"

Em 2006 comemorei em São Paulo, com meu time da AIESEC Brasil. Ganhei negrinho feito pela Lari, um drink todo decorado de um barzinho lá perto de casa, e um tchu-tchu do pessoal...

Em 2005 passei o dia do meu aniversário em um ônibus Porto Alegre - Cordoba... foram 20hs de viagem, mas que foram super bem recompensadas pela recepção que tive lá: minha família cordobesa esperando por mim pra comer lomito con papas fritas, tomar fernet e comer helados caseratto (todas as minhas tentações cordobesas)

Em 2004 eu tinha recém me mudado pra Cordoba... ganhei festa de aniversário da família do Marce, que tava me hospedando...e saí pra dançar cuarteto com o pessoal da AIESEC de lá

Desde que entrei nos 20, cada ano em um lugar diferente, situação diferente, pessoas diferentes... cada aniversário foi especial ao lado de pessoas queridas!

E para não fugir à regra, esse ano um novo lugar: Salvador, com meus novos amigos que fiz por aqui... bora comemorar! :)

Comentários (1)comentários

Brasil com Z

Pra quem ainda não sabe, sou colaboradora de um outro blog, o Brasil com Z, um blog de brasileiros que moram/moraram fora do Brasil e contam suas percepções, suas histórias, dão dicas e sugestões sobre os países onde estão/estiveram.

Então pra quem quiser conferir o que escrevemos por lá, acabei de colocar um post!

Comentários(0)

A melhor descrição da Bahia...

"na Bahia é tudo ruim mas é muito bom!"

Comentários(0)

Cidadezinha

Lá em Cachoeira (cidade do recôncavo baiano), lembrei de Mário Quintana...




Cidadezinha cheia de graça...
Tão pequenina que até causa dó!

Com seus burricos a pastar na praça...
Sua igrejinha de uma torre só...

Nuvens que venham, nuvens e asas,
Não param nunca nem um segundo...
E fica a torre sobre as velhas casas,
Fica cismando como é vasto o mundo!...

Eu que de longe venho perdido
Sem pouso fixo (a triste sina!)
Ah, quem me dera ter lá nascido!

Lá toda a vida pode morar!
Cidadezinha...tão pequenina
Que toda cabe num só olhar...

Comentários(0)

Ventanas...

Ventana sobre la favela

"Dentro de cada uma daquelas janelinhas tem um par de olhinhos curiosos que se pergunta o que será que tem dentro de cada outra janelinha"

***

Ventana sobre las palabras

"Brincando com as palavras descobri que "madragoa" é uma espécie que mistura alga e água-viva e que flutua nas águas límpidas do oceano Índico... E "mandrágora" é um dragão alado que lutou contra Harry Potter (ou será que foi São Jorge? É que as proparoxítonas, sempre palavras tão fortes, acabam me confundindo...)"

***

Ventana sobre un día de trabajo

"Queria chegar em casa depois de um dia infernal e ter esperando por mim não a casa suja, a pia cheia e a geladeira vazia, mas um abraço, um colo e um cafuné..."

***

Ventana sobre los sentimientos

"Todo sentimento muito grande que não cabe no peito transborda pelos olhos"

(E não seriam os olhos como aquele caninho por onde vaza a água pra pia não transbordar... que deixa vazar nossos sentimentos para que eles não transbordem o coração?)

Comentários(0)

2 de julho

Na Bahia no dia 2 de julho celebra-se a "Independência da Bahia". Segundo li em um site:

A comemoração do dia 2 de Julho é uma celebração às tropas do Exército e da Marinha Brasileira que, através de muitas lutas, conseguiram a separação definitiva do Brasil do domínio de Portugal, em 1823. Neste dia as tropas brasileiras entraram na cidade de Salvador, que era ocupada pelo exército português, tomando a cidade de volta e consolidando a vitória.
Esta é uma data máxima para a Bahia e uma das mais importantes para a nação, já que, mesmo com a declaração de independente, em 1822, o Brasil ainda precisava se livrar das tropas portuguesas que persistiam em continuar em algumas províncias. Então, pela sua importância, principalmente para os baianos, todos os anos a Bahia celebra o 2 de Julho.

Então ontem a Bahia estava em festa... vários desfiles, passeatas, manifestações... de desfiles militares até trios elétricos (sim, é a Bahia, né? hehe)...

E assim como o nosso hino canta o 20 de setembro, o hino da Bahia canta o 2 de julho...



Nasce o sol a dois de julho
Brilha mais que no primeiro
É sinal que neste dia
Até o sol é brasileiro.

Nunca mais o despotismo
Regerá nossas ações
Com tiranos não combinam
Brasileiros corações.

Cresce, oh ! Filho de minh'alma
Para a pátria defender
O Brasil já tem jurado
Independência ou morrer.

Nunca mais o despotismo
Regerá nossas ações
Com tiranos não combinam
Brasileiros corações.

Salve, oh ! Rei das Campinas
De Cabrito à Pirajá
Nossa pátria hoje livre
Dos tiranos não será.

Nunca mais o despotismo
Regerá nossas ações
Com tiranos não combinam
Brasileiros corações.

Comentários(0)

No clima de São João...

Comentários(0)

Cara de gringa...

Sempre passei por "local" nos lugares onde morei...

Na Argentina ou no Uruguai poderia facilmente ser de lá...

Na República Tcheca, de boca fechada, poderia ser tcheca (e quando falava achavam que eu era húngara)...

Na Hungria de boca fechada era húngara (e quando falava, devia ser tcheca... haha)

Na Costa Rica poderia ser tica...

... mas em Salvador, não tem jeito! Aqui sou sempre gringa!! Aqui as pessoas vem falar comigo em inglês ou espanhol (ou falam em português b-e-m d-e-v-a-g-a-r-i-n-h-o pra eu entender!!)

Curioso, não? Sou mais gringa no meu país do que lá fora...

Comentários(0)

Coisas que só acontecem na Bahia

Um dia desses cheguei na Estação Pirajá (uma das estação mais movimentadas, de onde saem ônibus pra toda a cidade) às 8h da manhã e todos os ônibus estavam parados porque um grupo de pessoas se revoltou porque o ônibus que eles queriam pegar não vinha... daí ficaram parados na frente da estação, ameaçando furar os pneus do ônibus, trancando todo o trânsito - e fazendo o engarrafamento chegar até a BR ali perto

***

Outro dia o cara que ia fazer as camisetas do nosso projeto entregou umas camisetas horrorosas, porque mandamos a arte pra ele zipada e ele não sabia abrir arquivo zip!! Daí ele usou para imprimir na camiseta o arquivo jpg que tínhamos enviado como exemplo de como deveria ficar o layout!!

***

E ontem a gráfica que imprime offset disse que essa semana não vai poder fazer a prova de cor de umas cartilhas que vamos imprimir porque a impressora deles está sem cartucho!!

***

É mole?? Como querem que eu faça um bom trabalho nessa cidade??? :S

Comentários(2)

As estrelas

"Y la noche pierde sus estrellas. Ya hay carteles de protesta clavados en las grandes ciudades del mundo:
No nos dejan ver las estrellas. 
Firmado: la gente. 
Y en el firmamento han aparecido ya muchos carteles que claman: 
No nos dejan ver a la gente. 
Firmado: Las estrellas."
(Eduardo Galeano)



"E a noite perde suas estrelas. Já existem placas de protesto cravadas nas grandes cidades do mundo:
Não nos deixam ver as estrelas
Assinado: as pessoas
E no firmamento aparecem muitas placas que clamam:
Não nos deixam ver as pessoas
Assinado: as estrelas."

Comentários(0)

Pílulas de cotidiano...

Domingo fui a uma festinha com uns amigos daqui. Chegando lá, tinha roda de violão... qual não foi a minha surpresa ao ouvir o que tavam tocando quando cheguei: Nenhum de Nós! E quando sentei na roda, com a cervejinha na mão, tocaram Engenheiros! E todos cantavam!! Nem acreditei que tava na Bahia... devia ter filmado, já que nem eu acreditava que tantos baianos conheceriam rock gaúcho! :)
[Sem falar que o violeiro tocava todas dos Engenheiros! Cantamos até "O sonho é popular"!]

***

Ontem, atualizando meu curriculo lattes, tinha a parte "organização de eventos". Cadastrei lá: um congresso em Tbilisi, na Geórgia e um em Sarajevo, Bósnia... quem acreditaria?? Será que alguém de 27 anos pode mesmo ter essas coisas no CV? ;)

***

Morgana trabalhou comigo na AIESEC por 2 anos, conheço ela há uns 7 anos. Ela foi na minha formatura, eu já fui pra casa dela em Floripa 2 vezes... Ela já morou em Floripa, na África do Sul, Alemanha e Canadá... e agora ela tá aqui em Salvador trabalhando e morando comigo.
E conversando sobre viagens, vida nômade... e a dificuldade de criar e manter laços... Tão bom ter alguém que conheço de verdade aqui perto de mim! :)

***

A mulher da padaria aqui do bairro já me chama de "minha linda" e sabe que toda vez que volto da praia passo lá pra comprar pão. A moça da papelaria me reconhece quando vou lá e sabe me informar como tá o andamento do meu cadastro. O garçom do barzinho me cumprimenta, me chama pelo nome e sabe das minhas preferencias pra caipirinha... Essas pequenas coisas fazem eu sentir que realmente moro aqui!

***

Terça passada, saindo do trabalho, vi 3 caras tomando chimarrão na calçada. Disse: 
- Bah, eu quero um chimarrão!
E eles:
- Mas tu toma chimarrão?
- Claro, eu sou gaúcha
- Ah, então vem cá. - e me deram um chimas. Contei que era de São Leopoldo, mas morava aqui. Eles trabalham pra uma transportadora ali do lado... e viajam com frequência pra cá. Um deles perguntou:
- Mas tu tem cuia e bomba em casa?
- Sim, claro
- Ah, porque eu tenho um pacote de erva aí, se tu quiser...
E o outro:
- Ah, agora que tu ofereceu, vai lá buscar pra ela.
E eu ganhei um pacote de erva mate! :)

***

E hoje no fim da tarde fui com a Morgana e o Minami (o cearense japa que mora comigo) no cristo da Barra, ali na praia... a ideia era ver o sol se por e logo depois ver o eclipse da lua, tomando chimarrão. Tava nublado, então não deu pra ver nem por-do-sol e muito menos eclipse de lua... Mas foi o não-eclipse mais divertido que já vi... O mar tava bem violento e soprava um vento sul que até lembrava o minuano em Arroio Teixeira... mas nós tiramos fotos, tomamos chimarrão, falamos bobagem, cantamos músicas com a palavra "lua", tentamos lembrar todas as músicas daquele CD dos Paralamas das "9 luas", e brincamos de "adivinhar música" dizendo palavras para os outros cantarem músicas com aquelas palavras... Momento "família" muito legal! :)

Comentários (1)comentários

Inverno

É inverno em Salvador. 

E isso significa que continua fazendo calor (ainda não usei calça jeans), mas que agora chove (e chove quase todos os dias!! e muito!! e alaga tudo porque a infraestrutura da cidade é ruim! e pra eu chegar no trabalho passo por uma rua onde sempre tenho água até as canelas!!)...


E também significa que dá pra continuar indo pra praia, mas que o mar é um pouco mais frio (tipo o do RS no verão) e mais violento (praias que não tinham onda agora têm e praias que eram meio violentas agora não dá pra entrar na água)... e significa que no fim da tarde tem um ventinho na praia que até pede um casaquinho...

Mas o mais engraçado é a percepção de frio dos baianos...

- Mas Bárbara, aqui também faz frio...
- Ah sim, frio quanto? - e com ar de desdém - 15 graus?
- Tá louca? Com 15 graus a gente congela!! Frio aqui é 18!!

(tô escutando as risadas dos gaúchos e curitibanos!)

Comentários(2)

Encontro de Compositores

Toda última 5a feira do mês, aqui em Salvador um grupo de compositores locais e pouco conhecidos se encontra no Teatro Vila Velha pra fazer música boa! São uns 10-12 compositores cada vez, cada um toca algumas de suas músicas e todos interferem/improvisam nas músicas uns dos outros. Tudo isso com um clima descontraído, muita interação com o público e muita animação! Adoro! :)

Comentários(0)

Viajar

Viajar! Perder países!
Ser outro constantemente,
Por a alma não ter raízes
De viver de ver somente!
Não pertencer nem a mim!
Ir em frente, ir a seguir
A ausência de ter um fim,
E a ânsia de o conseguir!
Viajar assim é viagem.
Mas faço-o sem ter de meu
Mais que o sonho da passagem.
O resto é só terra e céu.

Fernando Pessoa

Comentários(0)

Músicas da semana...

Recentemente descobri duas bandas pouco conhecidas mas com músicas muito legais... uma de cada uma das minhas últimas cidades... os curitibanos dA Banda mais Bonita da Cidade e os soteropolitanos do Pirigulino Babilake...

Ouçam e se encantem...

Oração - A banda mais bonita da cidade


"Meu amor essa é a última canção pra salvar seu coração
Coração não é tão simples quanto pensa
Nele cabe o que não cabe na despensa
Cabe o meu amor
Cabe três vidas inteiras
Cabe uma penteadeira
Cabe nós dois..."


No Osso - Pirigulino Babilake


Havia duas metades
E ainda não sei quem és
meia porção de saudade
Meias esquentando os pés

E ela me disse: vou ali
Volto se a chuva passar
E tem tanta agua pra cair
Na madrugada...

Havia um moço e uma janela
gelando o quarto vazio
ali um vento vinha entoando
esse choroso assobio

E vai dor no osso esse frio
Vai doer no osso


Comentários(0)

Mãe só tem uma...


Para todas as minhas mães:

FELIZ DIA!!!!

Comentários (1)comentários

A orla de Salvador

Esses dias peguei um ônibus que vai pela orla e fui tirando fotos no caminho... compartilho aqui:

Cristo da Barra - pertinho da minha casa... lá do cristo dá pra ver o sol nascer no mar de um lado e se por atrás do farol do outro lado...

 
Ondina - final do circuito do carnaval... aqui perto fica um campus da UFBA e é nessa praia que tem as famosas "Gordinhas da Ondina" - que recentemente descobri que, ao contrário do que parece, não são de Botero (mas parece, viu?)


Ainda na Ondina, com vista do Morro da Paciência

Praia da Paciência - já no Rio Vermelho... uma praia onde é possível nadar... e lá no canto, na frente do morro, formam-se piscinas de águas transparentes no meio dos corais

Rio Vermelho - palco da festa de Yemanjá... o bairro boêmio de Salvador e lugar onde ficam as barraquinhas de acarajé mais famosas da cidade

Rio Vermelho - lá no fundo tem uma igreja e, ao lado, a Casa de Yemanjá... aqui as religiões convivem pacificamente! ;)

Mercado do Peixe (ainda no Rio Vermelho) - lugar para provar comidas típicas baianas!

Amaralina - aquela mesma, da música de Caetano: "no pátio interno há uma píscina, com água azul de Amaralina... coqueiro, brisa e fala nordestina e faróis"

Ainda Amaralina - nesse bairro fica o Quartel de Amaralina e também fica o "Nordeste de Amaralina", um dos bairros mais perigosos da cidade... onde estão instalando uma das primeiras UPPs aqui de Salvador!

Pituba - bairro onde moram muitos estudantes, onde a praia é poluída e onde começam as obras de revitalização da orla... na foto dá pra ver que fizeram pista de caminhada/corrida e ciclovia... 

Jardim dos Namorados (ainda na Pituba) - aí tem várias quadras de esporte

Jardim de Alah, no bairro Costa Azul

...e por aqui termina nosso tour de hoje! Ainda tem bastante coisa depois disso (Boca do Rio, Pituaçu, Patamares, Jaguaribe, Piatã, Itapuã)... mas fica pra próxima viagem!

Comentários(8)